Search
Close this search box.

João Nieckars pode integrar os quadros do PDT Guarapuava

Ex-emedebista tem até abril para decidir em qual partido irá se filiar para disputar as Eleições 2022

Foto: Eduardo Matysiak

16/02/2022 – 11:45:54

Redação

Quem deseja participar, como candidato, das Eleições Gerais 2022, tem até o próximo dia 1º de abril para realizar a filiação partidária e estar apto a disputar a corrida eleitoral de outubro. No Paraná, a filiação do grupo Requião, que abandonou o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) no ano passado, vem causando ansiedade em partidos progressistas que se uniram em prol de uma candidatura do ex-governador.

“Todos os dissidentes do MDB Guarapuava, do velho MDB de guerra, que deixaram o partido com a saída do Requião, foram convidados a integrar o PDT Guarapuava. Serão sempre muito bem-vindos, o PDT está com as portas abertas para recebê-los”, afirmou o presidente da sigla no município, o ex-vereador Prof. Serjão.

No cenário estadual, a sigla progressista vem sendo cotada para receber Requião Filho, que ainda está atrelado ao MDB por exercer um mandato como deputado estadual. Já em Guarapuava, o partido está mirando na filiação do advogado e economista, João Nieckars, para compor seus quadros.

“Nos últimos dias cresceu essa expectativa do João Nieckars integrar o quadro e trazer consigo todo o time dele. Inclusive, o PDT está de portas abertas para fazer uma recomposição da Executiva Municipal acolhendo os nomes dos dissidentes do MDB dentro do partido, então, foram convidados e serão muito bem-vindos. A gente aguarda com uma certa ansiedade, inclusive, que esse momento aconteça em breve”, disse Prof. Serjão.

Segundo Nieckars, que deve concorrer a uma vaga de deputado neste ano, o grupo Requião está analisando uma possível filiação à três siglas: PT, PDT ou PSB. No entanto, nenhuma decisão foi tomada até o momento.

“O PDT sempre foi um partido com o qual eu conversei muito de perto. Desde quando me desfile do MDB, o professor Sérgio Niemes, que é o presidente do diretório municipal do PDT, me convidou e convidou aos demais que saíram do MDB junto comigo, para que nos filiasse ao PDT e, de lá para cá, as conversas só melhoraram. Seria uma alegria e uma honra participar dos quadros deste partido histórico e que tem como sua bandeira as causas sociais e o progressismo”, disse Nieckars, sem indicar se irá mesmo aceitar a oferta.

Tendo passado por outros dois partidos, Nieckars afirma que a política é feita de movimentações e que, tanto políticos quanto eleitores, devem estar atentos às ações do partido, que ele encara como “instrumentos para a realização da política”.

“Partidos são instrumentos para a realização da política. A partir do momento que esses instrumentos estão defasados, ou não se prestam mais ao fim a que se destinavam, não há por que continuar usando os mesmos instrumentos. Buscar novos instrumentos, melhores para esse fim, foi a razão pela qual eu saí da Rede em 2018, onde o partido ficou abaixo da linha de corte e sofreu um triste desmonte em nível nacional. E, posteriormente, ingressei no MDB, onde eu fui obrigado a sair, e não esperava jamais que isso acontecesse, mas assim foi por conta de que o atual presidente do partido vendeu a sigla para o governador Ratinho Junior e sua gangue de apoiadores aos bolsonaristas”, explicou Nieckars.

De acordo com o advogado, todas as siglas progressistas que apoiam Requião ainda estão no páreo da filiação, que deve ser anunciada em breve. “A legislação manda que todos aqueles que queiram participar das eleições de 2022 estejam filiados a algum partido até dia 1º de abril, então muito em breve estaremos anunciando qual será o partido que será a nossa nova casa aqui em Guarapuava”, finalizou Nieckars.

Leia Também