Guarapuava

Lançada na Guairacá a campanha Novembro Vermelho, de conscientização contra o câncer bucal

O lançamento foi feito durante o curso de capacitação 'Promoção de saúde bucal em pacientes oncológicos' na instituição

Ascom Faculdade Guairacá 

Nesta quinta-feira, 31, a Faculdade Guairacá fez o lançamento oficial da campanha Novembro Vermelho, de conscientização e prevenção contra o câncer bucal no Paraná. Uma rica programação abordará a temática ao longo do mês.

O lançamento foi feito durante o curso de capacitação ‘Promoção de saúde bucal em pacientes oncológicos’ na instituição. O evento, que segue nesta sexta-feira, 1º de novembro, capacita acadêmicos, cirurgiões-dentistas e profissionais da saúde para realizar diagnósticos de câncer em estágios iniciais, e também, para manejar os efeitos colaterais imediatos e tardios da terapia antineoplásica.

O projeto de lei da campanha Novembro Vermelho foi uma iniciativa da professora do curso de Odontologia da Guairacá, Ana Paula Prestes Virmond Traiano. “Tenho um motivo especial para esperar com ansiedade a chegada do mês de novembro. O motivo é muito pessoal. Há 2 anos descobri que era portadora de um câncer. Como sempre fazia exames preventivos, consegui descobrir o tumor em seu início, tratei a tempo e estou completamente curada”. A docente conseguiu transformar a experiência traumática em uma militância aguerrida em favor da prevenção. Como é dentista, com pós-graduação em estomatologia e radiologia, decidiu que poderia dar um passo além. Foi com convicção que levou ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Estadual Ademar Traiano, a proposta de um projeto de lei especial para a prevenção do câncer bucal, sugerindo um mês dedicado a chamar a atenção dos paranaenses para os riscos desse tipo de câncer, que é de responsabilidade do cirurgião-dentista diagnosticar.

Ademar viveu na pele uma experiência dolorosa com o câncer. Perdeu a mulher, Edil, para o câncer quando ela era ainda muito jovem. Decidiu, então, não só apadrinhar a ideia de Ana Paula, como também, a transformou em um projeto de lei de número 218/2019, do qual se tornou autor. A proposta está em sintonia com a Organização Mundial da Saúde (OMS) que estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em cerca de 25% até 2025.

O câncer é, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a 2ª maior causa de mortes no Brasil. Dentre as neoplasias malignas com maior incidência está o câncer de boca, que afeta os lábios, a língua e as mucosas da cavidade oral, podendo atingir ossos, músculos e outros tecidos da região. Estatísticas publicadas revelam que 5.898 pessoas morreram no Brasil em 2015 em consequência dessa doença, sendo 4.672 homens e 1.226 mulheres. O estudo é do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) criado pelo Datasus (Departamento de Informática do SUS) para obtenção regular de dados sobre mortalidade no país. Esse tipo de câncer é, ainda, o 5º tumor mais frequente entre homens e o 7º em mulheres. O INCA estima que na região sul do Brasil, aproximadamente 15 novos casos de câncer de boca são diagnosticados para cada grupo de 100 mil habitantes. “Neste sentido, ações que visam conscientizar a população sobre a importância de um diagnóstico precoce e de um tratamento adequado têm importância crucial. Podem ser a diferença entre a vida e a morte”, completa a docente da Guairacá.

Ana Paula Prestes Virmond Traiano destaca que a campanha vai ter um forte caráter preventivo. “É preciso insistir na importância de hábitos saudáveis”, enfatiza. Ela recorda que, de acordo com o Ministério da Saúde, hábitos simples e saudáveis como boa higiene bucal, não consumir ou reduzir bebidas alcoólicas e não fumar podem ajudar a reduzir incidência da doença. Aliás, a ligação letal entre o tabagismo e o câncer de boca é notório.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Governo Estadual propõe privatização de três hospitais públicos

Paraná

Governo Estadual propõe privatização de três hospitais públicos

28/11/2022 – 13:04:01 Com informações de assessoria e revisão de redação Os hospitais públicos do Paraná...

Tragédia em Aracruz: Senadores prestam solidariedade, exigem apuração e alertam para liberação de armas

Brasil

Tragédia em Aracruz: Senadores prestam solidariedade, exigem apuração e alertam para liberação de armas

28/11/2022 – 08:44:44 Com informações de Agência PT e revisão de redação Atentados nesta sexta-feira (25)...

Marcelo Castro quer votação da PEC da Transição até 10 de dezembro

Brasil

Marcelo Castro quer votação da PEC da Transição até 10 de dezembro

28/11/2022 – 08:18:30 Com informações de Agência Senado e revisão de redação Relator do Orçamento de 2023,...

Haddad diz que reforma tributária é prioridade do próximo governo

Brasil

Haddad diz que reforma tributária é prioridade do próximo governo

25/11/2022 – 18:35:46 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O ex-prefeito de São Paulo,...

Mesários têm até terça-feira (29) para justificar ausência no 2° turno

Paraná

Mesários têm até terça-feira (29) para justificar ausência no 2° turno

25/11/2022 – 16:14:28 Com informações de TRE-PR e revisão de redação Mesárias e mesários que não...

Diretor-geral da PRF vira réu por improbidade administrativa

Brasil

Diretor-geral da PRF vira réu por improbidade administrativa

25/11/2022 – 14:20:15 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O diretor-geral da PRF...