Guarapuava

Neste sábado (25) Secretaria de Saúde de Guarapuava promove Projeto Comunitário na UBS Xarquinho II

Durante todo o dia, haverá espaço para consultas e orientações sobre detecção e prevenção de doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial, câncer de próstata, câncer de colo de útero e mamas

Foto: Divulgação/Secom Prefeitura de Guarapuava

23/03/2023 – 08:13:24

Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação

Neste sábado (25) a Secretaria de Saúde de Guarapuava realizará uma ação preventiva no Bairro Industrial, UBS (Unidade Básica de Saúde) Xarquinho II. Os trabalhos fazem parte do Programa do Governo Federal Previne Brasil e é organizado pela equipe da Vigilância em Saúde do município.

O objetivo do mutirão é proporcionar maior segurança às pessoas, sobretudo, na promoção da saúde. Durante todo o dia, haverá espaço para consultas e orientações sobre detecção e prevenção de doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial, câncer de próstata, câncer de colo de útero e mamas.

A ideia de organizar a ação intensificada naquele bairro, surgiu a partir das experiências vivenciadas no projeto de extensão e integração de pesquisa no campo de saúde do adulto e idoso, dos acadêmicos de Enfermagem da Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste). Sob orientação e supervisão da professora de enfermagem Maria Cristina Umpierrez Vieira, notou-se a necessidade da implantação do projeto na comunidade que pertence à UBS Xarquinho II, uma vez que há muitas pessoas naquela região que fazem parte da população-alvo, que são os diabéticos e hipertensos e que estão inativos no sistema de saúde há mais de seis meses.

Durante todo o sábado, das 8h às 17h, haverá orientações sobre o funcionamento do projeto e espaço para realização de exames, aferição de pressão arterial, controle de glicemia capilar, dentre outras atividades, como o preenchimento de uma carteirinha com um conjunto das principais informações de saúde do usuário.

Profissionais das áreas de nutrição, farmácia, enfermagem e educação física, farão parte do grupo que desenvolverá diversas atividades com os moradores, com foco na saúde preventiva. 

“Os profissionais da nutrição falarão sobre alimentação adequada e sobre sua influência no controle das patologias da hipertensão e diabetes mellitus. Serão apresentadas receitas saudáveis de alimentação. Já os profissionais de educação física darão aulas de automassagem e alongamento pela manhã. À tarde, haverá aula de dança. Integrantes da área de farmácia farão investigação de interações medicamentosas e efeitos colaterais dos medicamentos prescritos e encaminhamento para o médico ajustar ou rever a medicação caso necessário. Enquanto isso, o grupo responsável pela enfermagem oferecerá orientações sobre a prevenção de doenças como diabetes, câncer de mama, câncer de próstata e ginecologia. Em alguns casos em que haja alterações na saúde, o paciente poderá ser encaminhado a um médico para tratamento”, contou Maria Cristina.  

Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros programas.

Além das informações contidas na página do programa, é possível tirar dúvidas pelo e-mail: aps@saude.gov.br.

Serviço

Projeto: Comunitário Xarquinho II

Data: 25 de março de 2023

Horário: Das 8h às 17h

Endereço: Rua Ana Luiza Pielak, 77, Bairro Industrial



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Programa Potencial Feminino está com vagas abertas para cursos gratuitos de capacitação profissional

Guarapuava

Programa Potencial Feminino está com vagas abertas para cursos gratuitos de capacitação profissional

08/06/2023 – 07:41:02 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação Estão abertas...

TSE desaprova contas do PTB de 2018 e determina devolução de R$ 4,3 milhões

Brasil

TSE desaprova contas do PTB de 2018 e determina devolução de R$ 4,3 milhões

07/06/2023 – 19:14:26 Com informações de TSE e revisão de redação Na sessão desta terça-feira (06), o TSE...

Câmara aprova MP que recria Minha Casa Minha Vida

Brasil

Câmara aprova MP que recria Minha Casa Minha Vida

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação  07/06/2023 – 17:13:29   A medida provisória...

Farmácia Popular: saiba quem terá acesso gratuito a medicamentos

Brasil

Farmácia Popular: saiba quem terá acesso gratuito a medicamentos

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 07/06/2023 – 15:16:42   O governo federal...

Inflação oficial cai para 0,23% em maio e acumula 2,95% este ano

Brasil

Inflação oficial cai para 0,23% em maio e acumula 2,95% este ano

07/06/2023 – 10:49:06 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O IPCA (Índice Nacional de...

STF retoma julgamento sobre marco temporal de terras indígenas

Brasil

STF retoma julgamento sobre marco temporal de terras indígenas

07/06/2023 – 08:31:55 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O STF (Supremo Tribunal...