Guarapuava

“O MDB não vai colocar o carro na frente dos bois e escolheremos em conjunto”, diz presidente do Diretório Local do partido sobre pré-candidatura

Seguindo a estruturação nacional, a sigla aposta na renovação de seus quadros para concorrer ao pleito de outubro

Foto: Divulgação/MDB Guarapuava

09/04/2020 – 16:01:35

Redação

Com o fim da janela eleitoral, neste último fim de semana, os partidos políticos usufruíram da possibilidade de agregar novos membros a seus quadros, visando a estruturação das chapas que irão disputar as eleições – majoritária e proporcional – no próximo dia 4 de outubro.

Enquanto alguns partidos já lançaram seus pré-candidatos à corrida pelo Executivo Municipal, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) de Guarapuava pretende deixar as escolhas de seus candidatos para as convenções partidárias.

O iPolítica conversou com o presidente do Diretório Local do MDB, João Nieckars, sobre a estruturação da sigla para as Eleições Municipais. Confira na íntegra a entrevista:

iP: A janela partidária terminou no último fim de semana. Nós observamos uma movimentação muito grande na reorganização dos partidos. Como sai o MDB desse período de estruturação da sigla para as Eleições Municipais?

JN: Como o maior partido de Guarapuava!

Aliás, mantivemos essa posição com um número recorde de filiados. Agora somos quase 2600 mdbistas em Guarapuava e esse número vem aumentando a cada dia. Em segundo lugar fica o Partido dos Trabalhadores, com pouco mais de mil filiados, ou seja, o MDB é, de longe, o maior partido da cidade e isso nos deixa muito animados para o pleito de outubro.

Não apenas os números importam, mas principalmente que nossa casa hoje está limpa e repleta de pessoas da comunidade local, ficha-limpas, bem-intencionadas e que estão em dedicação total a nossa maior meta: renovação!

iP: Muitos partidos já anunciaram pré-candidatos para a corrida ao executivo, você, inclusive, disse que está à disposição do MDB para uma eventual candidatura. Entretanto, a sigla ainda não tem nenhum nome consolidado até o momento. Quando e como serão decididos os nomes que irão compor a chapa majoritária?

JN: Sim, meu nome está totalmente a disposição do partido para disputa pela prefeitura, mas eu não estou só! Uma grande figura, guarapuavano de respeito e inteligência, que também se colocou à disposição para concorrer pelo MDB a prefeito é o Dr. Antonio França de Araújo, um grande amigo com o qual tenho a alegria de dividir ideias e sonhos de uma Guarapuava ainda melhor.

Além disso, estamos conversando de perto com outros partidos de oposição para formação de uma aliança séria e independente. O fato é que o MDB não vai colocar o carro na frente dos bois e escolheremos em conjunto, com todos os nossos filiados e com os partidos amigos, o nome que irá encabeçar a chapa nestas eleições.

Uma coisa é certa, não temos do MDB nenhum coronel e não há dúvidas que a construção será de oposição a essa desgastada “política hereditária” que vemos há 50 anos em Guarapuava. Nossa é postura é antifisiológica e de ruptura com o modelo familiar e profissional. Em breve te darei grandes novidades!

iP: Já estão definidos os pré-candidatos a vereadores? O MDB irá registrar o número máximo de candidaturas?

JN: Só neste ano adicionamos 37 novos nomes ao partido que já anunciaram intenção de candidatura, além, claro, de membros antigos que desejam concorrer. Agora, devido ao número de intenções de candidatura dentro do MDB ser maior que o teto da chapa (32 para Guarapuava), levaremos todos os nomes para convenção para deliberação – situação que, claro, nos deixa muito motivados!

Sem dúvida que vamos de chapa completa e, por sinal, com pré-candidatos de qualidade indiscutível, gente boa e gente nova que vão trazer para o eleitor guarapuavano uma sensação que há temos não vemos por aqui – a confiança no voto!

iP: Quais serão as principais bandeiras do partido durante a campanha?

JN: Destaco o ponto alto do nosso ideário: Guarapuava será uma cidade economicamente próspera e socialmente justa.

Repito a cada oportunidade que tenho que Guarapuava, Cascavel e Ponta Grossa, há 25 ou 30 anos atrás, eram cidades absolutamente parecidas em população e renda. Hoje não existe como comparar a nossa cidade com aquelas outras duas, que evoluíram muito mais, tanto em população como na renda de seus moradores.

Cascavel saltou de um PIB por habitante de 6 mil por ano para 42 mil reais por ano (2019). Ponta Grossa fez ainda melhor, de 6 mil/ano para quase 45 mil reais per capita no ano, enquanto Guarapuava saiu dos mesmos 7 mil reais por habitante no ano para apenas 30 mil reais agora em 2019. De onde veio o milagre? Da indústria!

A baixa renda que observamos em Guarapuava é fruto de uma economia baseado na prestação de serviços de baixa complexidade e na falta de indústrias, que, por sua vez, pagam muito melhor. Gerando empregos com melhores salários, aumentamos a renda do trabalhador e a arrecadação do município e, com essas duas conquistas, teremos mais justiça social e desenvolvimento econômico para nosso município.

Temos uma meta clara: indústria guarapuavana.

iP: Agora que o período da janela eleitoral terminou, e os demais partidos agregaram outros membros, como serão as conversações do MDB com as demais siglas?

JN: As convenções obrigatoriamente devem acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto, portanto, daqui pelo menos três meses e meio. Até lá iremos conversar com muita seriedade e calma com outras siglas que, como nós, tenham uma postura independente e desenvolvimentista.

Semanalmente estamos com reuniões com diversos partidos amigos e o afinamento está cada vez melhor de modo que já temos um horizonte de coligação de pelo menos oito partidos para fazer frente a essa mudança que Guarapuava tanto quer para esse ano.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Diretórios estaduais devem informar gastos com candidaturas femininas e de pessoas negras

Brasil

Diretórios estaduais devem informar gastos com candidaturas femininas e de pessoas negras

18/08/2022 – 14:41:54 Com informações de TSE e revisão de redação Os diretórios estaduais dos partidos...

Veneri questiona “apagão” de informações na Assembleia Legislativa

Paraná

Veneri questiona “apagão” de informações na Assembleia Legislativa

18/08/2022 – 14:40:33 Com informações de assessoria parlamentar e revisão de redação O deputado estadual...

MPPR oferece denúncia por crimes praticados em contrato do DER envolvendo a Dalba Engenharia

Guarapuava

MPPR oferece denúncia por crimes praticados em contrato do DER envolvendo a Dalba Engenharia

18/08/2022 – 12:50:25 Com informações de MPPR e revisão de redação O MPPR (Ministério Público do Paraná)...

Câmara Municipal aprova repasse de R$ 200 mil para entidades sociais do município

Guarapuava

Câmara Municipal aprova repasse de R$ 200 mil para entidades sociais do município

18/08/2022 – 07:00:53 Redação Na sessão desta segunda-feira (15), as vereadoras e vereadores de Guarapuava...

Saiba quem são os candidatos a governador do Paraná

Paraná

Saiba quem são os candidatos a governador do Paraná

18/08/2022 – 06:56:07 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação A Justiça Eleitoral recebeu...

Termina nesta quinta (18) prazo para solicitar voto em trânsito ou em seção distinta da origem

Brasil

Termina nesta quinta (18) prazo para solicitar voto em trânsito ou em seção distinta da origem

17/08/2022 – 18:28:53 Com informações de TSE e revisão de redação Esta quinta-feira (18) é o último dia...