Guarapuava

O que esperar da nova presidência da Câmara Municipal

Eleito presidente para o próximo biênio, Pedro Moraes terá a responsabilidade de trazer novos ares para a gestão do Poder Legislativo

Foto: Divulgação/Ascom Câmara Municipal

29/11/2022 – 10:59:51

Redação

Após oito anos consecutivos da presidência de João Napoleão (PODE) na Câmara Municipal, o Poder Legislativo de Guarapuava terá um novo comando a partir do ano que vem. Eleito com 12 votos, a maioria absoluta necessária, o vereador Pedro Moraes foi escolhido pelos seus pares para ser o presidente da Casa de Leis para o próximo biênio 2023/2024.

Cumprindo seu segundo mandato seguido na Câmara Municipal (2017/2020 e 2021/2024), Pedro Moraes foi o terceiro vereador mais votado das Eleições Municipais 2020, sendo o mais votado entre os reeleitos, tendo somado 1.567 votos. Em suas próprias palavras, Moraes diz que “ser um agente de transformação” é seu maior objetivo na política.

Com a saúde como sua principal bandeira de atuação, o futuro presidente da Câmara de Guarapuava participou, como voluntário, do conselho gestor para a construção do Hospital do Câncer de Guarapuava, que teve ampla participação do Poder Legislativo através da mobilização de recursos. Porém, é justamente na saúde que Pedro Moraes terá um de seus grandes desafios como articulador entre as demandas do povo e a cobrança ao Poder Executivo, uma vez que a saúde pública vem sendo uma reclamação constante dos guarapuavanos.

Para isso, o vereador deverá utilizar a expertise que acumulou durante seis anos (2017 a 2022) na posição de presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social do Poder Legislativo. Tendo participado, durante este período, das tratativas para a construção do Hospital do Câncer, dos esforços para viabilizar recursos durante a pandemia de Covid-19 e da cobrança pelo pleno funcionamento do Hospital Regional do município.

Independência e apoio

Apesar de já ter integrado a Bancada de Apoio ao prefeito – durante a gestão Silvestri e parte da gestão Góes – Pedro Moraes foi um dos vereadores que deixou esta bancada para integrar uma nova proposta no Poder Legislativo, a Bancada Independente. Porém, também acabou deixando esta última por posicionamentos pessoais e agora não integra nenhum dos blocos da Casa de Leis.

Mesmo nesta posição, o vereador acabou recebendo o apoio de onze colegas para a eleição à presidência, sendo o mais notório deles o da Bancada Feminina – formado pelas vereadoras Bruna Spitzner (PODE), Cris Wainer (PT), Prof.ª Bia (MDB) e Professora Terezinha (PT) – que foi decisivo na obtenção da maioria absoluta dos votos.

Além desses votos, Moraes conseguiu articular o apoio dos vereadores João Napoleão (PODE), Marcelinho (União), Gilson da Ambulância (SD), Vardinho (Cidadania), Dognei (PDT), Pablo Almeida (PODE) e Rodrigo Crema (União), uma composição diversa, que abarca tanto partidos progressistas, quanto aqueles mais conservadores. Neste sentido, a tramitação de propostas e aprovação de propostas deve ser mais fluída.

Flertando com o progressismo, mesma linha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Moraes poderá angariar aliados importantes no Congresso Nacional, através das parcerias com os deputados federais paranaenses que tem ligações com a bancada petista na Casa de Leis. E na Assembleia Legislativa do Paraná, que terá Dr. Antenor como seu representante de esquerda guarapuavano.

Projetos aprovados

Entre seus principais projetos que viraram lei, Pedro Moraes foi o autor da iniciativa que disponibiliza, no site oficial da Prefeitura Municipal, a relação de medicamentos de distribuição gratuita que compõem os estoques da Secretaria Municipal de Saúde. Também da proposta que instituiu a arrecadação solidária de cartelas vazias de medicamentos para a aquisição de cadeiras de rodas e equipamentos similares para o município. Neste ano, o vereador também teve aprovado um projeto que pede a instalação de abrigos de parada de ônibus para os usuários do transporte coletivo do município, além da possibilidade de exploração publicitária dos abrigos.

Desafios

Para o próximo biênio, o novo presidente da Câmara Municipal de Guarapuava terá o desafio de aproximar o Poder Legislativo da população, principalmente no que diz respeito à transparência de seus atos.

Outro ponto será recuperar a confiança dos guarapuavanos em um parlamento que, historicamente, é recheado de polêmicas, que constantemente, levam o MPPR (Ministério Público do Paraná) e suas forças policiais com regularidade às dependências do Poder Legislativo de Guarapuava.

Pedro Moraes também terá o desafio de mostrar que a Câmara Municipal será mais independente do Poder Executivo, agindo como legisladora e, principalmente, fiscalizadora das atividades da Administração Pública.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Congresso abre ano legislativo com discursos em defesa da democracia

Brasil

Congresso abre ano legislativo com discursos em defesa da democracia

02/02/2023 – 18:42:24 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O Congresso Nacional iniciou...

CIS 5ªRS abre processo seletivo para a contratação de novos estagiários

Guarapuava

CIS 5ªRS abre processo seletivo para a contratação de novos estagiários

02/02/2023 – 15:59:51 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação Até o próximo...

STF restabelece prisão do ex-deputado federal Daniel Silveira

Brasil

STF restabelece prisão do ex-deputado federal Daniel Silveira

02/02/2023 – 13:31:26 Com informações de STF e revisão de redação O ministro Alexandre de Moraes, do STF...

Arthur Lira é reeleito para presidência da Câmara dos Deputados

Brasil

Arthur Lira é reeleito para presidência da Câmara dos Deputados

02/02/2023 – 11:22:08 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Em uma votação recorde, o...

Dr. Antenor estreia mandato de deputado com lugar na Mesa Diretora da Alep

Paraná

Dr. Antenor estreia mandato de deputado com lugar na Mesa Diretora da Alep

02/02/2023 – 08:33:05 Redação Na tarde desta quarta-feira (1°), o guarapuavano Dr. Antenor (PT), eleito...

Rodrigo Pacheco vence eleição e continuará no comando do Senado

Brasil

Rodrigo Pacheco vence eleição e continuará no comando do Senado

01/02/2023 – 19:14:43 Com informações de Agência Senado e revisão de redação O senador Rodrigo Pacheco...