Guarapuava

PDT se organiza para as eleições municipais de 2020 e dialoga com MDB

Partido conta com o retorno de Cleto Tamanini e a possível chegada de Guto Klosowski

Foto: Assessoria/Reprodução

Ainda falta mais de um ano para o próximo pleito municipal, mas, internamente, os partidos políticos começam a se preparar para o próximo ano. Em Guarapuava, o tradicional Partido Democrático Trabalhista – PDT/PR, recebeu o retorno do ex-vereador Cleto Tamanini, um nome histórico para o partido na região. Tamanini havia se desligado da sigla por não concordar com a entrada de Osmar Dias. “Estou retornando ao PDT, de volta aos ideais que sempre acreditei e agora na função de coordenador regional da Fundação Brizola Alberto Pasqualini. Eu fiquei desapontado com a chegada do Dias ao partido, ao meu ver foi um retrocesso para o Paraná. Agora temos um grupo com pessoas mais jovens e também nomes mais históricos”, explicou o ex-vereador.

Cleto afirmou que para 2020 o PDT idealiza candidaturas próprias, mas composições com outros partidos podem ocorrer. “Parcerias podem acontecer, mas com partidos que apresentem um programa assemelhado ao nosso. No meu ponto de vista, não da para misturar água com vinho. Partidos como o MDB, por exemplo, tem uma linha de pensamento que se aproximam de nossos ideais”, afirmou.

Chegada de Guto?

Neste mês, o iPolítica informou que o vereador Guto Klosowski, atualmente integrante do Partido Humanista da Solidariedade – PHS, está “na mira” do PDT – Clique aqui e confira. Em novo contato, Guto reforçou o interesse em ingressar na sigla brizolista. “Nesta semana ocorreu a incorporação do PHS ao Podemos. Em Guarapuava eu sou oposição ao grupo atual do Executivo, estou saindo do PHS que terá o domínio, na região, do grupo do prefeito. Recebi propostas para ingressar em alguns partidos, entre eles o PDT. Já fui até Curitiba, conversei algumas vezes com o presidente estadual, André Menegotto, que reforçou o convite para que eu faça parte desse projeto. Eu me interesso pela oportunidade, pelo histórico da sigla, pelas bandeiras, questões trabalhistas, entre outros ideais. Eu ainda não decidi se vou me filiar ao PDT, mas estou mantendo diálogos próximos”, esclareceu.

Os possíveis candidatos as eleições de 2020 podem migrar de partido em março do próximo ano. No caso de Klosowski, a mudança pode ocorrer em qualquer momento, até a data limite da legislação, devido a recente fusão do PHS com o Podemos. O vereador estima que deve tomar a decisão de mudança até o final deste ano.

Guto Klosowski ressaltou que pretende tentar a reeleição ao Legislativo no próximo pleito, mas que é possível concorrer nas eleições majoritárias. “Se lá na frente for necessário, coloco meu nome à disposição para concorrer a majoritária, se caso for viável para conseguirmos obter êxito em nossos projetos”, finalizou.

MDB

João Arruda e João Nieckars. Foto: Arquivo Pessoal

O Movimento Democrático Brasileiro – MDB/PR é outra sigla que está reestruturada na região. Com o apoio do presidente estadual do partido, João Arruda, o advogado João Nieckars reitera o plano de ser pré-candidato para 2020. Os emedebistas também já sinalizaram diálogos com o PDT. Nieckars comentou sobre a renovação do MDB e da possível parceria.

“Já nas eleições de 2018 o MDB/PR e o PDT/PR estiveram juntos. Estamos afinando a parceria também em Guarapuava, desde a presidência do Prof. Paulo Syritiuk que conduziu o PDT local a uma posição de independência e de destaque. Com o retorno do Cleto Tamanini e a chegada do excelente vereador e meu caro amigo, Guto Klosowski, ao PDT, as siglas (MDB e PDT) estão, mais do que nunca, próximas e em sintonizado diálogo para, quiçá, comporem nas próximas eleições”, destacou.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Bolsonaro deixa dívida de R$ 500 bilhões para consumidor pagar na energia elétrica

Brasil

Bolsonaro deixa dívida de R$ 500 bilhões para consumidor pagar na energia elétrica

08/12/2022 – 17:49:25 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação A conta dos consumidores de...

Pendurados: Ex-vereadores ocupam cargos na gestão Góes

Guarapuava

Pendurados: Ex-vereadores ocupam cargos na gestão Góes

08/12/2022 – 15:32:10 Redação O número de ex-vereadores que ocupam cargos em comissão dentro da Prefeitura de...

Participação de jovens de 16 e 17 anos nas eleições cresceu 52% entre 2018 e 2022

Brasil

Participação de jovens de 16 e 17 anos nas eleições cresceu 52% entre 2018 e 2022

08/12/2022 – 14:05:53 Com informações de TSE e revisão de redação Após o excelente resultado...

PL de Prof.ª Bia pede informações públicas de fácil entendimento para população

Guarapuava

PL de Prof.ª Bia pede informações públicas de fácil entendimento para população

08/12/2022 – 11:37:31 Redação Procurar informações no site ou nas redes sociais da Prefeitura Municipal nem...

Sob intenso debate, PEC da Transição é aprovada no Senado

Brasil

Sob intenso debate, PEC da Transição é aprovada no Senado

08/12/2022 – 07:28:05 Com informações de Agência Senado e revisão de redação O Plenário do Senado aprovou...

SETRAN alerta sobre bloqueio em algumas ruas devido à apresentação do Coral dos Anjos

Guarapuava

SETRAN alerta sobre bloqueio em algumas ruas devido à apresentação do Coral dos Anjos

07/12/2022 – 19:06:46 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação Nesta...