Petição pede a abertura do Hospital Regional em Guarapuava

Iniciativa partiu de usuários e profissionais do SUS

Foto: Divulgação/AEN

15/05/2020 – 14:48:42

Redação

O mundo tem passado por um grande período de instabilidade em decorrência da pandemia sanitária causada pela Covid-19.

A doença, que não possui vacina e nem um tratamento específico, exige leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) equipados com respiradores para que os casos mais severos da infecção sejam tratados.

Em Guarapuava, referência hospitalar na região Centro Oeste do estado, existem apenas 10 leitos de UTI equipados com respiradores para atender não apenas a comunidade guarapuavana, mas também, moradores de outros 18 municípios da região.

“A ideia surgiu a partir dos usuários e profissionais do SUS com uma preocupação. Eu trabalho no município de Goioxim e todos nós estávamos preocupados com a pandemia e como seria se houvesse aumento de casos na região pelo nosso problema com relação aos leitos de UTI. Isso era uma angústia de todos desde o início da pandemia no país”, explicou uma das organizadoras da petição, Elaine Sponciato, que é profissional de saúde.

Segundo ela, ao refletirem sobre quais medidas poderiam tomar enquanto sociedade, surgiu a ideia de uma petição online para cobrar do Poder Público a celeridade das obras na unidade de saúde.

No último dia 14 de abril, em visita a Guarapuava, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou a entrega antecipada de uma ala do Hospital Regional, exclusiva para o atendimento de pacientes com coronavírus no município e região.

Na época, o governador destacou que a conclusão do hospital estava prevista para dezembro, mas que o Governo do Estado iria adiantar a abertura da unidade em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, estabelecendo o prazo de até 45 dias para o início dos atendimentos.

Entretanto, há apenas duas semanas do fim desse prazo, ainda não há informações sobre a data exata da entrega dessa ala exclusiva.

Até o momento o documento reúne mais de 350 assinaturas e está sendo compartilhado amplamente nas redes sociais.

A petição solicita informações concretas e precisas sobre o início dos serviços na unidade e que sejam tomadas providências para sanar as dificuldades enfrentadas na área de saúde na região. Entre elas: implantação e funcionamento do Hospital Regional de Guarapuava; aumento dos leitos de UTI, equipados com respiradores nos demais hospitais; disponibilidade de EPIs aos profissionais de saúde, em número suficiente, e; intensificação de campanha de conscientização da população, no tocante aos cuidados de higiene, bem como a necessidade do isolamento social, como orientam as autoridades de Saúde local e mundial, através da OMS – Organização Mundial de Saúde.

Você pode apoiar essa petição aqui

Leia Também