Gustavo Taniguchi, diretor da Urbtec. (Foto: Alexandre Pessoa)
Com informações da Secom
O Plano de Mobilidade Urbana foi finalizado e entregue à equipe da Setran (Secretaria de Trânsito e Transportes) nesta quinta-feira (31), no auditório da Secretaria. Após oito meses de desenvolvimento pela Urbtec, juntamente com o poder público e a sociedade civil organizada, o Plano completo foi apresentado e seguirá agora para a Câmara de Vereadores para aprovação.
As propostas apresentadas envolvem diversos modais em graus de prioridade: pedestres, ciclistas, transporte coletivo e automóveis. Todas, elaboradas a partir de estudos e análises técnicas, além de audiências públicas e oficinas com participação popular. “Temos que conectar as características locais com o que as pessoas querem para o município. O plano ficou bom porque teve a interação de toda a cidade. As chances de êxito são maiores quando se tem uma integração de ideias”, afirmou o diretor da Urbtec, Gustavo Taniguchi.
Entre as principais considerações, o Plano identifica melhorias nos deslocamentos entre os terminais e as universidades, além de reestruturações no sistema viário, como intersecções, alargamento de vias urbanas, implantações de semáforos e rotatórias, por exemplo. As ações têm projeção para curto, médio e longo prazo.