Search
Close this search box.

Prefeitura anuncia que voos comerciais começam em novembro; Anac não confirma o prazo

A Agência Nacional de Aviação Civil informou que ainda não é possível estimar um prazo para a conclusão do trâmite de liberação do aeroporto

Foto: Secom

A Prefeitura de Guarapuava anunciou uma data para que o Aeroporto Tancredo Thomas de Farias inicie as ofertas de voos pela Companhia Aérea Azul. No entanto, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), afirmou que, até o momento, não há processo em andamento para viabilizar as operações comerciais na cidade.

Nesta quarta-feira (14), a Companhia Aérea Azul realizou uma vistoria no aeroporto e estipulou que os voos começam no dia 6 de novembro. A Azul informou que Guarapuava terá uma rota para Campinas, em São Paulo, onde os passageiros poderão fazer conexão com outras cidades do Brasil. Os transportes devem acontecer três vezes por semana, de acordo com a companhia.

O Aeroporto de Guarapuava iniciou as obras, de adequação, em março de 2017. A previsão era de que as operações tivessem início ainda no mesmo ano. No último dia 6, a redação do iPolítica entrou em contato com a Anac, responsável pela homologação e liberação do terminal aeroportuário. Na ocasião, a Agência explicou que para viabilizar os voos comerciais, é necessário que o operador do aeródromo (infraestrutura destinada à aterragem, à decolagem e à movimentação de aeronaves) do aeroporto obtenha a Certificação Operacional de Aeroportos. Já no dia 8, em novo contato, sobre o tempo de duração desse procedimento, a Anac avisou que não é possível indicar um prazo de conclusão, pois o operador precisará cumprir com os requisitos previstos no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 139.

Na tarde quinta-feira (15), por meio de nota, a Anac confirmou que que ainda não há processo em andamento para viabilizar as operações e que não é possível estimar prazo para a conclusão de todo o trâmite.

Clique [para ampliar] as imagens abaixo e veja as notas enviadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)

Leia Também