Guarapuava

Prof.ª Bia apresenta ao Executivo pacote de indicações de melhorias no bairro Vila Carli

Com a ajuda dos moradores, e através de um mapeamento geral do bairro, a vereadora identificou os principais problemas que podem ser resolvidos por ações do poder público. Documento será apresentado em reunião nesta sexta-feira (24)

Foto: Divulgação/Dircom Câmara Municipal

23/03/2023 – 11:11:08

Redação

Ao serem eleitos pela população, os vereadores e vereadoras se tornam responsáveis por tomar decisões que afetam diretamente a vida das pessoas de seu município. Suas principais funções dentro da Câmara Municipal são legislar – através da elaboração e aprovação de leis municipais – e fiscalizar as ações do prefeito e de sua equipe de secretários.

Porém, talvez a função mais importante de um vereador é a de representar os interesses da população da sua cidade. É seu dever, enquanto eleitos, estar em contato constante com os moradores de suas respectivas regiões, ouvir suas demandas e necessidades e buscar soluções para os problemas que afetam seus bairros e comunidades. Foi assim que a vereadora Prof.ª Bia (MDB), junto aos moradores e moradoras do bairro Vila Carli, criou um pacote de indicações de melhorias para atender diversas necessidades do local.

“O pacote conta com um mapeamento geral do Bairro Vila Carli e que surgiu a partir de demandas apresentadas pelos próprios moradores. Então uma vez apresentadas, podemos reunir todas essas questões e fazer apontamentos, isto é, indicações ao Poder Executivo com sugestões do que pode ser feito em cada área do bairro”, explicou a vereadora.

Segundo a legisladora, as principais demandas estão concentradas em torno de pavimentação, saúde, mobilidade da população e um grande problema que também afeta vários outros bairros da cidade: alagamentos constantes por falta de uma rede de galerias e de pavimentação.

“Além disso, também temos outras indicações de questões mais pontuais e de natureza mais leve. Elas surgiram do dia a dia, da alta complexidade de demandas que surgem deste bairro, principalmente pela ligação que temos com a comunidade, uma relação de muito antes do mandato”, disse Prof.ª Bia.

Deveres

A vereadora explicou que realiza visitas periódicas nos bairros do município com a intenção de fiscalizar o cumprimento da legislação municipal, além de orientar a população sobre seus direitos em relação ao que é obrigação do Poder Público.

“É importante destacar que em muitos casos a população não possui conhecimento da legislação municipal e que ela envolve não só a obrigação do poder público, mas também dos próprios contribuintes. Muitas vezes somos questionados sobre o porquê a prefeitura não limpa um determinado terreno, aí entra orientação, de informar que um determinado terreno é particular e a lei de Responsabilidade Fiscal impede a ação do Poder Público em áreas privadas”, exemplificou Prof.ª Bia.

Vereadora Prof.ª Bia em conversa com um morador do bairro Vila Carli. Foto: Luiz Felipe

Ela comentou que muitas demandas são mais simples e de fácil resolução – como a troca de uma tampa de bueiro, reforço na sinalização, um recape temporário em uma rua – e que a maioria das solicitações realizadas pelo mandato, neste sentido, têm sido solucionadas junto aos órgãos competentes.

“Principalmente pela SURG, que acredito ser o órgão da administração que nós mais procuramos com demandas; temos quase sempre um retorno positivo por parte da companhia e de seu presidente, Halmuth Brandtner. E quando não é possível temos o retorno também com a explicação do porquê não é possível e aí repassamos a informação para a população”, esclareceu Prof.ª Bia.

Já as demandas que exigem grandes intervenções, como aquela que está ocorrendo no viaduto da Avenida Cascavel (modo como é conhecida popularmente a Avenida Aragão de Mattos Leão), acabam levando mais tempo para serem atendidas, pois precisam passar por mais procedimentos burocráticos.

“É possível avançar em muitas áreas, mas o fundamental, aquilo que é imediato para a população, muitas vezes fica preso no aspecto burocrático e em outras tantas ocasiões nem chegam ao Poder Executivo. Nossa função é essa: fazer com que esses problemas cheguem ao conhecimento do prefeito e que soluções sejam propostas. E para isso, contamos também com o apoio da população”, finalizou Prof.ª Bia.

O pacote, segundo a vereadora, deverá ser entregue em agenda exclusiva com o prefeito Celso Góes na manhã de sexta-feira (24).



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Programa Potencial Feminino está com vagas abertas para cursos gratuitos de capacitação profissional

Guarapuava

Programa Potencial Feminino está com vagas abertas para cursos gratuitos de capacitação profissional

08/06/2023 – 07:41:02 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação Estão abertas...

TSE desaprova contas do PTB de 2018 e determina devolução de R$ 4,3 milhões

Brasil

TSE desaprova contas do PTB de 2018 e determina devolução de R$ 4,3 milhões

07/06/2023 – 19:14:26 Com informações de TSE e revisão de redação Na sessão desta terça-feira (06), o TSE...

Câmara aprova MP que recria Minha Casa Minha Vida

Brasil

Câmara aprova MP que recria Minha Casa Minha Vida

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação  07/06/2023 – 17:13:29   A medida provisória...

Farmácia Popular: saiba quem terá acesso gratuito a medicamentos

Brasil

Farmácia Popular: saiba quem terá acesso gratuito a medicamentos

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 07/06/2023 – 15:16:42   O governo federal...

Inflação oficial cai para 0,23% em maio e acumula 2,95% este ano

Brasil

Inflação oficial cai para 0,23% em maio e acumula 2,95% este ano

07/06/2023 – 10:49:06 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O IPCA (Índice Nacional de...

STF retoma julgamento sobre marco temporal de terras indígenas

Brasil

STF retoma julgamento sobre marco temporal de terras indígenas

07/06/2023 – 08:31:55 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O STF (Supremo Tribunal...