Guarapuava

Prof.ª Bia realiza sessão simulada com estudantes na Câmara Municipal

Atividade ocorreu nesta manhã e contou com a participação de alunos e alunas do Colégio Estadual Cristo Rei

Foto: Divulgação/Assessoria

19/11/2021 – 13:48:45

Redação

Na manhã desta sexta-feira (19), estudantes do sexto ano do Colégio Estadual Cristo Rei participaram de uma sessão ordinária simulada no plenário da Câmara de Vereadores de Guarapuava. A ideia de aproximar os futuros eleitores do processo político partiu da vereadora Prof.ª Bia (MDB) e recebeu o apoio da vereadora Bruna Spitzner (PODE) e do presidente João Napoleão (PODE).

“Ainda há uma certa distância entre a população e os Poderes do Estado, não somente em Guarapuava, mas por todo o país. Essa experiência é fundamental para despertar desde cedo nas crianças o interesse pela boa política, pelo compromisso com a cidadania, com a ética. É uma formação para eles e um aprendizado para mim também”, afirmou Prof.ª Bia.

Acompanhados do professor Henry Pedroso, os estudantes ouviram sobre os deveres dos vereadores e vereadoras, a composição da Câmara Municipal e aprenderam sobre o funcionamento das sessões ordinárias do Poder Legislativo.

“Eu acredito que é importante não apenas para eles [alunos], mas também para nós professores, que muitas vezes temos dúvidas sobre como funciona o Poder Legislativo, o que faz o vereador no município, o que ele debate, o que ele decide. Eu acho importante também que o aluno venha a entender o rito, todos os momentos da sessão, desde a abertura dos trabalhos, das falas na liderança de bancada, no grande expediente, a ordem do dia; eu acho que isso remete a uma certa ordem, disciplina, além do fomento à discussão democrática. São inúmeros os ganhos dos alunos, cito o gosto pela política, pela prática da cidadania, de expor suas ideias, de participar das decisões políticas do município. Eu vejo essa experiência como um meio de formarmos futuras lideranças”, explicou o professor.

Para colocar em prática toda a informação, Prof.ª Bia propôs uma sessão simulada. Diferente da composição atual da Câmara Municipal, a vereadora sugeriu que houvessem mais “vereadoras” que “vereadores”, destacando que as mulheres devem ocupar espaços na política.

“Como foi a primeira vez que eles realizaram esse tipo de atividade, eles reagiram com bastante surpresa. O mais importante é mostrar o quanto a representatividade importa e o quanto ela tem força quando as pessoas entendem isso. Estamos falando de representações para as mulheres na mesma proporção da representação masculina em todo o país, em todos os níveis de poder. É importante para mostrar, principalmente às meninas, que o espaço existe, que pode e deve ser ocupado por elas. Mas também é importante para os meninos, para que não se tornem adultos imersos em um universo completamente machista e misógino”, enfatizou Prof.ª Bia.

Foto: Divulgação/Assessoria

A mesa executiva da sessão simulada foi ocupada inteiramente por meninas, que fizeram os papeis de presidente, vice-presidente e secretárias. O restante dos alunos e alunas ocuparam as cadeiras destinadas aos vereadores e puderam discutir projetos de lei.

“Eu não sabia exatamente o que faz um vereador, só sabia meio por cima, vi algumas vezes. [A sessão] achei muito legal, foi muito interessante, os projetos que a gente discutiu aqui, eu me diverti bastante”, disse a estudante Kauane Vitória.

Em sua segunda ação que tem como objetivo aproximar estudantes do município da Câmara Municipal, Prof.ª Bia explicou que pretende expandir essas atividades ao longo do mandato. “Temos alguns projetos já em fase de elaboração com parceiros importantes. A meta, como professora, é sempre abordar as coisas práticas da vida e a própria formação pelo viés educacional. O objetivo é trazer as crianças para mais perto da política, despertar a consciência coletiva, o senso de responsabilidade com a coisa pública e também ampliar a participação feminina na política”, explicou a vereadora.

Foto: Divulgação/Assessoria

Para o professor Henry, a aproximação de estudantes com a política através de ações práticas como esta é um caminho para o desenvolvimento de eleitores mais conscientes, que irão compreender a importância da democracia e da participação popular no município. “Eu acredito a partir do momento que você entende o que faz o vereador e como legisla em favor do município, você poderá avaliar melhor qual é o candidato mais preparado, com perfil e você pode se auto avaliar para saber se você possui o perfil para ser uma liderança no município”, destacou o professor.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Prof.ª Bia acompanha distribuição de kits de higiene para mulheres do Residencial 2000

Guarapuava

Prof.ª Bia acompanha distribuição de kits de higiene para mulheres do Residencial 2000

03/12/2021 – 16:58:53 Redação Nesta sexta-feira (03), a vereadora Prof.ª Bia (MDB) acompanhou o Movimento de...

Cris Wainer realiza plenária para apresentar balanço do primeiro ano de mandato

Guarapuava

Cris Wainer realiza plenária para apresentar balanço do primeiro ano de mandato

03/12/2021 – 16:45:03 Redação A vereadora Cris Wainer (PT), irá realizar a primeira plenária de seu mandato...

PT realiza Plenária Regional em Guarapuava nesta sexta-feira (03)

Guarapuava

PT realiza Plenária Regional em Guarapuava nesta sexta-feira (03)

03/12/2021 – 13:52:03 Redação Nesta sexta-feira (03), a partir das 20h, o PT (Partido dos Trabalhadores) irá...

Publicado decreto que regulamenta o Auxílio Gás

Brasil

Publicado decreto que regulamenta o Auxílio Gás

03/12/2021 – 11:10:16 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O decreto que regulamenta...

Senado aprova Auxílio Brasil, programa social que substitui o Bolsa Família

Brasil

Senado aprova Auxílio Brasil, programa social que substitui o Bolsa Família

03/12/2021 – 08:44:12 Com informações de Agência Senado e revisão de redação Em votação simbólica, o...

Na Alep, CCJ aprova admissibilidade da PEC do espanhol

Paraná

Na Alep, CCJ aprova admissibilidade da PEC do espanhol

02/12/2021 – 18:30:09 Com informações de Dircom Alep e revisão de redação A CCJ (Comissão de Constituição...