Guarapuava

Professor Pablo é removido da Secretaria de Educação e assume mandato como vereador

Secretário de Educação do município desde que foi eleito vereador, Professor Pablo regressa ao Poder Legislativo um dia antes da eleição que irá definir o próximo presidente da Câmara Municipal

Foto: Divulgação/Secom Prefeitura de Guarapuava

21/11/2022 – 18:43:17

Redação

Nesta segunda-feira (21), durante a sessão da Câmara Municipal, o vereador Professor Pablo (PODE) assumiu sua cadeira no Poder Legislativo após passar os últimos dois anos no comando da Secretaria de Educação de Guarapuava. Com isso, o vereador Elcio Melhem (PODE), que era suplente da cadeira, deixa a Casa de Leis.

Esse movimento ocorre apenas um dia antes da eleição, marcada para esta terça-feira (22), que irá definir a próxima Mesa Executiva e o presidente da Câmara Municipal, posto que vem sendo ocupado por João Napoleão (PODE) há mais de quatro anos. Fontes internas, tanto da Prefeitura Municipal quanto do Poder Legislativo, informaram que a remoção de Professor Pablo foi uma articulação justamente para que ele participasse da eleição.

Com a ruptura da Bancada do Prefeito – o que resultou na formação da Bancada Independente – a eleição para a Mesa Executiva da Câmara Municipal deverá contar com três grupos concorrendo entre si, uma vez que o Poder Legislativo ainda tem a Bancada de Oposição. Segundo fontes internas, estão confirmados como candidatos à presidência os vereadores Marcio Carneiro (CDN) e Pedro Moraes (Republicanos), além de existir a possibilidade de uma candidatura por parte das vereadoras Cris Wainer (PT), Prof.ª Bia (MDB) e Professora Terezinha (PT). Já o atual presidente, João Napoleão, não deverá tentar a reeleição.

Mesa Executiva

A Mesa Executiva do Poder Legislativo Municipal é fundamental para o bom funcionamento da Câmara de Vereadores. A ela compete as funções executiva e disciplinadora de todos os trabalhos legislativos e administrativos da Casa de Leis.

Em Guarapuava, além do Presidente, ela é composta pelo 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário e 3º Secretário.

Participam da votação, que irá eleger os membros que irão compor a Mesa Executiva, todos os vereadores da Câmara Municipal, ela é feita de forma nominal e considera a maioria absoluta de votos.

O Presidente da Casa de Leis é eleito primeiro, em voto separado dos demais membros da Mesa e qualquer vereador eleito pode se candidatar ao cargo. No caso de nenhum candidato obter maioria absoluta, será realizada uma nova votação, na qual será eleito o mais votado, ou, no caso de empate, o mais idoso.

O mandato da Mesa Executiva tem a duração de dois anos, sendo permitida a reeleição de seus membros para todos os cargos, ou seja, um mandato pode ter a mesma composição durante quatro anos ou renovar seus membros depois de dois anos.

Os vereadores eleitos para a Mesa podem perder o cargo caso haja mudança do partido pelo qual foi eleito. Eles também podem ser destituídos, pelo voto de dois terços dos membros Câmara Municipal, se faltarem muitas sessões, forem omissos ou ineficientes no desempenho de suas atribuições.

 



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

Brasil

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

30/11/2022 – 17:59:01 Com informações de Agência PT e revisão de redação A Coordenadora de Articulação...

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

Brasil

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

30/11/2022 – 14:59:15 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O Senado aprovou nesta...

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

Guarapuava

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

30/11/2022 – 12:17:13 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A prefeitura de...

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

Guarapuava

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

30/11/2022 – 11:04:51 Redação A LOA (Lei Orçamentária Anual), lei que estabelece como será empregado o...

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

Guarapuava

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

30/11/2022 – 08:54:01 Redação O MPPR (Ministério Público do Paraná), em ofício enviado à Câmara Municipal...

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

Paraná

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

29/11/2022 – 18:24:13 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Um deslizamento de terra na...