Guarapuava

Professora Terezinha (PT) pede informações sobre concessão e fiscalização do transporte público em Guarapuava

Vereadora protocolou um requerimento solicitando as informações ao Executivo Municipal. O documento ainda precisa passar por leitura e votação no Legislativo para ser encaminhado ao prefeito

Foto: peroladooeste.com.br

26/05/2020 – 11:15:20

Redação

A Pérola do Oeste, única empresa de transporte coletivo a operar em Guarapuava, afirmou, na semana passada, que existe a possibilidade de paralisação das atividades de transporte público caso o município não ofereça subsídio para amenizar o desequilíbrio econômico causado pela pandemia de Covid-19 no país.

Em nota, publicada no site da empresa, a Pérola explica que vem protocolando pedidos de subsídio junto ao Executivo Municipal desde o final de março. Ainda, de acordo com a publicação, “a operação já estava acontecendo em desequilíbrio econômico, sem reajuste da tarifa”.

Segundo a empresa de transporte coletivo, a epidemia do coronavírus “ocasionou uma queda média de 85% no número de passageiros transportados no mês de abril”, afirmando que “já acumulamos compromissos de valores a serem pagos que superam o valor de R$ 1,6 milhões”.

Entretanto, a população vem questionando se realmente existe a necessidade de um subsídio municipal para uma empresa privada que não oferece transporte gratuito.

Pensando nesta questão, a vereadora Professora Terezinha (PT), protocolou um requerimento onde solicita ao Poder Executivo informações referentes à concessão e fiscalização do transporte coletivo em Guarapuava.

Leia também: Guarapuavano protocola requerimento solicitando informações detalhadas sobre concessão e fiscalização do transporte coletivo no município

O requerimento, que ainda precisa passar por uma votação na Câmara Municipal para ser enviado ao Executivo, solicita a cópia dos seguintes documentos: contrato de concessão entre a Administração Pública e a empresa Transportes Coletivos Pérola do Oeste Ltda; todos os anexos e aditivos do referido contrato; planilhas explicativas de receitas e despesas da empresa Transportes Coletivos Pérola do Oeste Ltda, com comparativo entre 2019 e 2020; tabela constando o quadro de funcionários da empresa de 2019 e 2020, até o atual período; planilha constando a quantidade de ônibus em circulação e número de linhas, com comparativo entre 2019 e 2020; planilhas mensais de fiscalização da Prefeitura junto à empresa, do ano de 2019 e comparativo com 2020; valores gastos pela Administração Municipal com aquisição de vales-transportes, no ano de 2019 e comparativo com 2020; número de giros das catracas dos terminais e dos ônibus de 2019 e comparativo com 2020; comparativo acerca dos valores gastos com combustíveis no ano de 2019 e 2020; informação sobre quando houve a renovação da frota de ônibus, constando quantidade de ônibus novos, com comparativo entre 2019 e 2020.

O requerimento também solicita que a Administração Pública Municipal informe se houve pedidos de ajuda financeira por parte da Pérola do Oeste. Caso a resposta seja positiva, o documento também demanda as cópias dessas solicitações.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Transição vê indícios de crime eleitoral de Bolsonaro por uso ilegal do CadÚnico

Brasil

Transição vê indícios de crime eleitoral de Bolsonaro por uso ilegal do CadÚnico

02/12/2022 – 13:16:16 Com informações de Agência PT e revisão de redação O Grupo de Trabalho de...

MPPR denuncia autores de assalto a transportadora em Guarapuava

Guarapuava

MPPR denuncia autores de assalto a transportadora em Guarapuava

02/12/2022 – 13:11:16 Com informações de MPPR e revisão de redação O MPPR (Ministério Público do Paraná),...

Dança das cadeiras: Celso Góes faz alteração no primeiro escalão do governo

Guarapuava

Dança das cadeiras: Celso Góes faz alteração no primeiro escalão do governo

02/12/2022 – 13:08:16 Blog do Observador O Prefeito de Guarapuava, Celso Góes (Cidadania) resolveu fechar o mês...

João Napoleão deixa legado com oito anos na presidência da Câmara Municipal

Guarapuava

João Napoleão deixa legado com oito anos na presidência da Câmara Municipal

02/12/2022 – 11:42:04 Redação No fim deste mês, o presidente da Câmara Municipal, João Napoleão (PODE) se...

Afastado e denunciado pelo MPPR, Sidão Oreiko continua na folha de pagamento da Câmara Municipal

Guarapuava

Afastado e denunciado pelo MPPR, Sidão Oreiko continua na folha de pagamento da Câmara Municipal

02/12/2022 – 08:38:38 Redação Mesmo estando afastado de suas atividades na Câmara Municipal desde o início de...

Transição diz que 50% das obras de saneamento estão paradas

Brasil

Transição diz que 50% das obras de saneamento estão paradas

01/12/2022 – 18:39:19 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O senador Randolfe Rodrigues...