Professora Terezinha (PT) pede informações sobre concessão e fiscalização do transporte público em Guarapuava

Vereadora protocolou um requerimento solicitando as informações ao Executivo Municipal. O documento ainda precisa passar por leitura e votação no Legislativo para ser encaminhado ao prefeito

Foto: peroladooeste.com.br

26/05/2020 – 11:15:20

Redação

A Pérola do Oeste, única empresa de transporte coletivo a operar em Guarapuava, afirmou, na semana passada, que existe a possibilidade de paralisação das atividades de transporte público caso o município não ofereça subsídio para amenizar o desequilíbrio econômico causado pela pandemia de Covid-19 no país.

Em nota, publicada no site da empresa, a Pérola explica que vem protocolando pedidos de subsídio junto ao Executivo Municipal desde o final de março. Ainda, de acordo com a publicação, “a operação já estava acontecendo em desequilíbrio econômico, sem reajuste da tarifa”.

Segundo a empresa de transporte coletivo, a epidemia do coronavírus “ocasionou uma queda média de 85% no número de passageiros transportados no mês de abril”, afirmando que “já acumulamos compromissos de valores a serem pagos que superam o valor de R$ 1,6 milhões”.

Entretanto, a população vem questionando se realmente existe a necessidade de um subsídio municipal para uma empresa privada que não oferece transporte gratuito.

Pensando nesta questão, a vereadora Professora Terezinha (PT), protocolou um requerimento onde solicita ao Poder Executivo informações referentes à concessão e fiscalização do transporte coletivo em Guarapuava.

Leia também: Guarapuavano protocola requerimento solicitando informações detalhadas sobre concessão e fiscalização do transporte coletivo no município

O requerimento, que ainda precisa passar por uma votação na Câmara Municipal para ser enviado ao Executivo, solicita a cópia dos seguintes documentos: contrato de concessão entre a Administração Pública e a empresa Transportes Coletivos Pérola do Oeste Ltda; todos os anexos e aditivos do referido contrato; planilhas explicativas de receitas e despesas da empresa Transportes Coletivos Pérola do Oeste Ltda, com comparativo entre 2019 e 2020; tabela constando o quadro de funcionários da empresa de 2019 e 2020, até o atual período; planilha constando a quantidade de ônibus em circulação e número de linhas, com comparativo entre 2019 e 2020; planilhas mensais de fiscalização da Prefeitura junto à empresa, do ano de 2019 e comparativo com 2020; valores gastos pela Administração Municipal com aquisição de vales-transportes, no ano de 2019 e comparativo com 2020; número de giros das catracas dos terminais e dos ônibus de 2019 e comparativo com 2020; comparativo acerca dos valores gastos com combustíveis no ano de 2019 e 2020; informação sobre quando houve a renovação da frota de ônibus, constando quantidade de ônibus novos, com comparativo entre 2019 e 2020.

O requerimento também solicita que a Administração Pública Municipal informe se houve pedidos de ajuda financeira por parte da Pérola do Oeste. Caso a resposta seja positiva, o documento também demanda as cópias dessas solicitações.

Leia Também