Guarapuava

Professora Terezinha (PT) solicita à Vigilância Sanitária que seja feita a verificação da higienização dos veículos e equipamentos utilizados pelos trabalhadores da SURG

Ministério Público do Trabalho e Procuradoria Regional do Trabalho determinaram providências mínimas a serem adotadas por trabalhadores de coleta de lixo e limpeza urbana

Foto: Divulgação/Assessoria parlamentar

15/04/2020 – 10:07:00

Redação com informações do SINDIURBANO-PR

A questão também está sendo acompanhada pelo SINDIURBANO-PR (Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Estado do Paraná) que enviou à SURG (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) a notificação emitida pelo MPT em conjunto com a Procuradoria Regional do Trabalho.

O documento traz uma série de orientações para as empresas que prestam serviços de limpeza pública e de coleta de lixo no país.

Entre as providências mínimas orientadas está desenvolver um plano de contenção ou prevenção de doenças infecciosas como o coronavírus e outras doenças. Este plano deve incluir o fornecimento de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) adequados para cada atividade conforme a legislação.

Esses equipamentos devem estar em boas condições de uso e de higienização, além de serem entregues no início de cada jornada de trabalho. O texto cita como exemplos de EPI a vestimenta de segurança, luvas de proteção, botinas de segurança, chapéu, touca árabe, óculos de segurança, protetor facial, protetor auricular e respirador.

Ainda em relação ao EPI’s, o documento diz que a empresa deve higienizar os equipamentos, “proibindo que o trabalhador os leve para a sua residência após o término da jornada de trabalho, haja vista a possibilidade de contaminação individual e de toda a família com o coronavírus”. Ou seja, a SURG deve lavar uniformes e EPIs de seus empregados durante o período de pandemia.

Além disso, é necessário disponibilizar chuveiros suficientes para os servidores tomarem banho, além de pia e álcool em gel para higienizar as mãos. Os vestiários devem ser limpos e organizados, evitando a aglomeração de pessoas.

Além disso, as empresas que fazem transporte de trabalhadores, como é o caso da SURG, devem garantir a higiene desses veículos.

Manutenção dos caminhões

No início deste ano, a vereadora Professora Terezinha (PT) já havia chamado atenção para a questão da condição – e manutenção – dos veículos que realizam a coleta de lixo em Guarapuava.

Atualmente, neste momento de pandemia causada pelo coronavírus, a vereadora solicitou à Vigilância Sanitária que seja feita a fiscalização e orientação de como deve ser realizada a higienização dos caminhões e equipamentos utilizados pelos trabalhadores que atuam na coleta de lixo e limpeza das ruas.

Segundo a vereadora, a solicitação surgiu a partir de “inúmeras reclamações recebidas dos trabalhadores da SURG sobre as péssimas condições de higiene dos veículos e equipamentos” utilizados diariamente.

Comunidade deve colaborar

Seguindo a orientação do MPT e da Procuradoria, a SURG ainda deve desenvolver formas de conscientizar a população sobre a forma mais segura de descartar seus resíduos.

São duas as orientações trazidas pelo documento e que devem ser repassadas à população:

– Descartar, em saco plástico exclusivo para essa finalidade, as máscaras, luvas, lenços de papel, guardanapos, toalhas de papel utilizados por pessoas em isolamento ou seus cuidadores;

– Acondicionar o saco contendo o material descrito no item acima em outro saco plástico limpo, resistente e descartável, de modo que os resíduos fiquem acondicionados em sacos duplos, ambos bem fechados/vedados, que deve ser descartado juntamente com o restante do lixo doméstico;

– Os materiais usados por pessoas portadoras do vírus devem ser descartados no lixo preferencialmente após 24 horas depois que forem devidamente colocados em dois sacos e fechados. O objetivo é reduzir a possibilidade de permanência de material infectado viável nos resíduos e reduzir a chance de contaminação do pessoal responsável pela sua coleta e transporte.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Transição vê indícios de crime eleitoral de Bolsonaro por uso ilegal do CadÚnico

Brasil

Transição vê indícios de crime eleitoral de Bolsonaro por uso ilegal do CadÚnico

02/12/2022 – 13:16:16 Com informações de Agência PT e revisão de redação O Grupo de Trabalho de...

MPPR denuncia autores de assalto a transportadora em Guarapuava

Guarapuava

MPPR denuncia autores de assalto a transportadora em Guarapuava

02/12/2022 – 13:11:16 Com informações de MPPR e revisão de redação O MPPR (Ministério Público do Paraná),...

Dança das cadeiras: Celso Góes faz alteração no primeiro escalão do governo

Guarapuava

Dança das cadeiras: Celso Góes faz alteração no primeiro escalão do governo

02/12/2022 – 13:08:16 Blog do Observador O Prefeito de Guarapuava, Celso Góes (Cidadania) resolveu fechar o mês...

João Napoleão deixa legado com oito anos na presidência da Câmara Municipal

Guarapuava

João Napoleão deixa legado com oito anos na presidência da Câmara Municipal

02/12/2022 – 11:42:04 Redação No fim deste mês, o presidente da Câmara Municipal, João Napoleão (PODE) se...

Afastado e denunciado pelo MPPR, Sidão Oreiko continua na folha de pagamento da Câmara Municipal

Guarapuava

Afastado e denunciado pelo MPPR, Sidão Oreiko continua na folha de pagamento da Câmara Municipal

02/12/2022 – 08:38:38 Redação Mesmo estando afastado de suas atividades na Câmara Municipal desde o início de...

Transição diz que 50% das obras de saneamento estão paradas

Brasil

Transição diz que 50% das obras de saneamento estão paradas

01/12/2022 – 18:39:19 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O senador Randolfe Rodrigues...