Guarapuava

Professora Terezinha será diplomada como suplente de deputada federal

Com uma votação expressiva, vereadora é suplente de uma das cadeiras eleitas pelo Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal

Foto: Assessoria parlamentar

07/12/2022 – 13:51:07

Redação

Nas próximas semanas as candidatas e candidatos eleitos nas Eleições Gerais 2022 serão diplomados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no caso do presidente, e pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), que ficam responsáveis por diplomar governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo.

Conquistando um número expressivo de 11.571 votos no Paraná para o cargo de deputada federal, a vereadora guarapuavana Professora Terezinha (PT) não se elegeu, mas ficou como suplente da vaga conquistada pelo Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal e também será diplomada pelo TRE-PR (Tribunal Regional do Paraná) no próximo dia 19 de dezembro, em Curitiba.

“Eu recebi a notificação do TRE para a minha diplomação como deputada federal com muita alegria. É uma notícia que nos dá uma perspectiva de ânimo na nossa posição política, porque sendo diplomada como terceira suplente a gente tem verdadeiramente a condição de até assumir o cargo como deputada federal”, disse Professora Terezinha.

A suplência de deputados e deputadas funciona de uma maneira simples. Para os cargos eleitos pelo sistema proporcional, como na Câmara e nas Assembleias Estaduais e Distrital, a regra é que os suplentes serão os candidatos mais bem votados do partido, ou da coligação, logo depois daqueles que foram eleitos. Ou seja, após o candidato eleito, Professora Terezinha foi uma das mais bem votadas do partido e fica na reserva caso o eleito não seja capaz de assumir o cargo ou deixe sua cadeira por algum motivo. Essa chamada pode ocorrer até o fim da legislatura 2023/2026.

“Nós sabemos que agora está sendo montado toda a equipe do governo Lula e se algum dos nossos deputados aqui do estado assumirem algum Ministério, ou algum cargo no Governo Federal, pode haver a vacância do cargo, e já sendo diplomada eu posso assumir”, explicou a vereadora.

Fazendo história na política de Guarapuava, Professora Terezinha é a primeira mulher a ser diplomada, mesmo na condição de suplente, para a Câmara Federal. Ela também é a única vereadora da história do Poder Legislativo guarapuavano que conquista esse cargo político.

“Me deixa muito animada, muito feliz, porque entendo que este resultado é devido ao meu trabalho na Câmara, a minha postura como mulher, como professora, como vereadora do PT, que mostra o jeito petista de atuar, de ser parlamentar”, celebrou Professora Terezinha.

Sempre atuando em defesa das mulheres, a vereadora indicou que essas conquistas também reforçam a luta feminina pela inserção e permanência em espaços políticos.

“Também mostra a força das mulheres que sabem desempenhar o papel político quando ocupam um cargo eletivo, sabendo que nós ali representamos não a nossa vontade própria somente, mas a vontade e o sonho de todas aquelas mulheres que acreditam no nosso trabalho e que depositaram um voto, também, como candidata a deputada federal aqui pelo nosso município e região então é um momento histórico para a política de Guarapuava para a vida das mulheres no mundo da política”, disse Professora Terezinha.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Arthur Lira é reeleito para presidência da Câmara dos Deputados

Brasil

Arthur Lira é reeleito para presidência da Câmara dos Deputados

02/02/2023 – 11:22:08 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Em uma votação recorde, o...

Dr. Antenor estreia mandato de deputado com lugar na Mesa Diretora da Alep

Paraná

Dr. Antenor estreia mandato de deputado com lugar na Mesa Diretora da Alep

02/02/2023 – 08:33:05 Redação Na tarde desta quarta-feira (1°), o guarapuavano Dr. Antenor (PT), eleito...

Rodrigo Pacheco vence eleição e continuará no comando do Senado

Brasil

Rodrigo Pacheco vence eleição e continuará no comando do Senado

01/02/2023 – 19:14:43 Com informações de Agência Senado e revisão de redação O senador Rodrigo Pacheco...

Hospital de campanha já fez mais de 300 atendimentos aos yanomami

Brasil

Hospital de campanha já fez mais de 300 atendimentos aos yanomami

01/02/2023 – 16:21:27 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O hospital de campanha que a...

Processo de matrícula dos aprovados no Vestibular da Unicentro começa nesta quinta

Guarapuava

Processo de matrícula dos aprovados no Vestibular da Unicentro começa nesta quinta

01/02/2023 – 13:40:49 Com informações de AEN e revisão de redação A Unicentro, através da Pró-Reitoria de...

Dr. Antenor toma posse como deputado estadual nesta quarta-feira (1°)

Guarapuava

Dr. Antenor toma posse como deputado estadual nesta quarta-feira (1°)

01/02/2023 – 11:14:00 Redação Na tarde desta quarta-feira (1°), Dr. Antenor (PT) toma posse de sua cadeira na...