Foto: Assessoria parlamentar
07/12/2022 – 13:51:07
Redação
Nas próximas semanas as candidatas e candidatos eleitos nas Eleições Gerais 2022 serão diplomados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no caso do presidente, e pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), que ficam responsáveis por diplomar governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo.
Conquistando um número expressivo de 11.571 votos no Paraná para o cargo de deputada federal, a vereadora guarapuavana Professora Terezinha (PT) não se elegeu, mas ficou como suplente da vaga conquistada pelo Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal e também será diplomada pelo TRE-PR (Tribunal Regional do Paraná) no próximo dia 19 de dezembro, em Curitiba.
“Eu recebi a notificação do TRE para a minha diplomação como deputada federal com muita alegria. É uma notícia que nos dá uma perspectiva de ânimo na nossa posição política, porque sendo diplomada como terceira suplente a gente tem verdadeiramente a condição de até assumir o cargo como deputada federal”, disse Professora Terezinha.
A suplência de deputados e deputadas funciona de uma maneira simples. Para os cargos eleitos pelo sistema proporcional, como na Câmara e nas Assembleias Estaduais e Distrital, a regra é que os suplentes serão os candidatos mais bem votados do partido, ou da coligação, logo depois daqueles que foram eleitos. Ou seja, após o candidato eleito, Professora Terezinha foi uma das mais bem votadas do partido e fica na reserva caso o eleito não seja capaz de assumir o cargo ou deixe sua cadeira por algum motivo. Essa chamada pode ocorrer até o fim da legislatura 2023/2026.
“Nós sabemos que agora está sendo montado toda a equipe do governo Lula e se algum dos nossos deputados aqui do estado assumirem algum Ministério, ou algum cargo no Governo Federal, pode haver a vacância do cargo, e já sendo diplomada eu posso assumir”, explicou a vereadora.
Fazendo história na política de Guarapuava, Professora Terezinha é a primeira mulher a ser diplomada, mesmo na condição de suplente, para a Câmara Federal. Ela também é a única vereadora da história do Poder Legislativo guarapuavano que conquista esse cargo político.
“Me deixa muito animada, muito feliz, porque entendo que este resultado é devido ao meu trabalho na Câmara, a minha postura como mulher, como professora, como vereadora do PT, que mostra o jeito petista de atuar, de ser parlamentar”, celebrou Professora Terezinha.
Sempre atuando em defesa das mulheres, a vereadora indicou que essas conquistas também reforçam a luta feminina pela inserção e permanência em espaços políticos.
“Também mostra a força das mulheres que sabem desempenhar o papel político quando ocupam um cargo eletivo, sabendo que nós ali representamos não a nossa vontade própria somente, mas a vontade e o sonho de todas aquelas mulheres que acreditam no nosso trabalho e que depositaram um voto, também, como candidata a deputada federal aqui pelo nosso município e região então é um momento histórico para a política de Guarapuava para a vida das mulheres no mundo da política”, disse Professora Terezinha.
Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
02/02/2023 – 11:22:08 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Em uma votação recorde, o...
02/02/2023 – 08:33:05 Redação Na tarde desta quarta-feira (1°), o guarapuavano Dr. Antenor (PT), eleito...
01/02/2023 – 19:14:43 Com informações de Agência Senado e revisão de redação O senador Rodrigo Pacheco...
01/02/2023 – 16:21:27 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O hospital de campanha que a...
01/02/2023 – 13:40:49 Com informações de AEN e revisão de redação A Unicentro, através da Pró-Reitoria de...
01/02/2023 – 11:14:00 Redação Na tarde desta quarta-feira (1°), Dr. Antenor (PT) toma posse de sua cadeira na...