Foto: Amanda Crissi
05/02/2020 – 15:13:10
Em janeiro deste ano o Governo Federal anunciou a adequação do piso salarial para profissionais do magistério público da educação básica. Porém, em Guarapuava, o Decreto Municipal Nº 7714/2020 estipula que o reajuste seja concedido apenas para quem está em início de carreira.
“Estamos em processo de negociação com a administração sobre o piso nacional do magistério, onde pela primeira vez depois de 10 anos, a Prefeitura Municipal não está repassando para toda a carreira, só está repassando para quem está recebendo abaixo do piso e isso está gerando um transtorno na nossa tabela salarial”, explica Cristiane Wainer, presidente do Sisppmug (Sindicato dos Servidores Públicos e Profissionais de Guarapuava).
Para discutir a questão, e procurar encaminhamentos para garantir a adequação salarial, o assunto foi colocado em pauta na assembleia realizada nesta última terça-feira (04) pelo Sindicato. O encontro, que é realizado todo início de ano, tem como foco as reivindicações dos servidores municipais.
“A nossa argumentação com a Prefeitura Municipal é que o nosso plano de cargos e salários da educação prevê uma diferença salarial entre quem inicia e quem vai construindo a sua carreira ao longo do tempo. E, da maneira que foi aplicado, está gerando todo um desgaste – e desmonte – na nossa tabela, e esse é o nosso argumento: que a nossa Lei Municipal teria previsão para que essa adequação tivesse que ser aplicada para toda a categoria”, pontua Cristiane.
A proposta enviada pelo Executivo foi descartada e, agora, será enviada uma contraproposta, considerando os limites de orçamento do município. Entretanto, a possibilidade de uma paralisação da categoria não é desconsiderada.
“O procedimento de greve é quando se esgotam as negociações, ou quando não há entendimento entre as partes, aí a gente encaminha para essa possibilidade. Nós vamos apresentar essa contraproposta e se as coisas não fluírem não está descartada uma possível paralisação”, finaliza a presidente do Sindicato.
Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
15/08/2022 – 09:02:27 Redação A Prefeitura de Guarapuava está com uma licitação aberta para contratar uma...
15/08/2022 – 09:02:06 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A Secretaria...
15/08/2022 – 06:39:06 Redação Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para que partidos políticos,...
12/08/2022 – 14:15:01 Com informações de PT no Senado e revisão de redação Por todo o país, o povo foi às...
12/08/2022 – 14:05:38 Com informações de Agência Senado e revisão de redação O mês de agosto marca o...
12/08/2022 – 13:02:55 Com informações de TSE e revisão de redação Até as 12h desta quinta-feira (12), o TSE...