Guarapuava

Projetos do Departamento de Enfermagem da Unicentro recebem Moção de Congratulações

As entregas foram feitas na sessão desta terça-feira (05) às professoras coordenadoras: Dra. Maria Regiane Trincaus e Carine Teles Sangaleti Miyahada

Foto: Divulgação/Ascom Câmara Municipal

07/10/2021 – 15:35:23

Com informações de Ascom Câmara Municipal e revisão de redação

A Câmara de Vereadores de Guarapuava concedeu Moções de Aplausos e Congratulações a dois importantes projetos de extensão do Departamento de Enfermagem da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste). Os Requerimentos para outorgar as homenagens são de autoria da vereadora Professora Terezinha (PT).

“É um gesto simbólico mas que está dentro das atribuições da Câmara Municipal prestar essa honraria às pessoas ou entidades que prestam um serviço relevante para sociedade. Estes dois projetos de extensão da nossa Unicentro, tanto o de Órtese e Prótese quanto o Ambulatório de Feridas Crônicas, são dois projetos de relevância muito grande, porque fazem atendimento na área da saúde, pelo SUS, portanto gratuitamente. Ao parabenizar esses dois projetos nós estamos também parabenizando a universidade pública que tanta contribuição traz para vida das pessoas, para o desenvolvimento da sociedade e principalmente neste momento, em que a educação pública como um todo vem sofrendo tanto ataque por parte do Governo Federal e Estadual”, destacou Professora Terezinha

As entregas foram feitas na sessão desta terça-feira (05) às professoras coordenadoras: Dra. Maria Regiane Trincaus, do Projeto Órtese e Prótese, e Carine Teles Sangaleti Miyahada, da Assistência básica e avançada de feridas crônicas. Na oportunidade, as profissionais explanaram sobre os serviços prestados e destacaram a contribuição na melhoria da qualidade de vida dos pacientes atendidos.

POP

O POP (Projeto Órtese e Prótese) fornece acesso à pessoa portadora de deficiência física à assistência à saúde com atendimento interdisciplinar, entre médico, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, de forma a contemplar a integralidade da assistência na busca pela reabilitação clínico–funcional dos pacientes.

Funciona no campus Cedeteg há 18 anos e já realizou 136.340 atendimentos multiprofissionais aos 8.851 pacientes cadastrados. Também já prestou assistência, foi referência em reabilitação física e /ou forneceu meios auxiliares de locomoção para 80 municípios do Estado do Paraná.

Feridas Crônicas

Já o projeto de Assistência Básica e Avançada de Feridas Crônicas iniciou seus trabalhos no ano de 2009 e já prestou 22.241 atendimentos a mais de 800 pessoas, tendo tratado feridas de 3 meses a 57 anos sem fechar.

Registra um percentual de alta por cura de 80% e realiza pesquisa para elucidar casos em que o tratamento não foi efetivo. Atende de segunda a sexta-feira, 12 meses por ano.

A coordenadora, professora Carine Teles Sangaleti Miyahada, destaca a importância da assistência uma vez que feridas crônicas são um problema complexo de saúde pública, reduzem a qualidade de vida dos pacientes, aumentam os custos pessoais e para o sistema de saúde e aumentam as chances de morte, amputações e comorbidades.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Mais 554,5 mil vacinas contra a Covid-19 chegam ao Paraná; maioria é para dose de reforço

Paraná

Mais 554,5 mil vacinas contra a Covid-19 chegam ao Paraná; maioria é para dose de reforço

22/10/2021 – 18:13:55 Com informações de AEN e revisão de redação A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde)...

Com votação marcada para terça, relatório da CPI ainda pode receber alterações

Brasil

Com votação marcada para terça, relatório da CPI ainda pode receber alterações

22/10/2021 – 15:11:29 Com informações de Agência Senado e revisão de redação Prevista para 26 de outubro, a...

“O tempo deu razão a Lula”, afirma editorial do espanhol El País

Brasil

“O tempo deu razão a Lula”, afirma editorial do espanhol El País

22/10/2021 – 11:12:39 Com informações de PT na Câmara e revisão de redação Em editorial publicado nesta...

Senadores voltam a defender derrubada do veto à distribuição de absorventes

Brasil

Senadores voltam a defender derrubada do veto à distribuição de absorventes

22/10/2021 – 08:26:19 Com informações de Agência Senado e revisão de redação A líder da Bancada Feminina,...

Guarapuava vacina adolescentes sem comorbidades nesta sexta-feira (22)

Guarapuava

Guarapuava vacina adolescentes sem comorbidades nesta sexta-feira (22)

22/10/2021 – 08:14:08 Redação Desde às 8h desta sexta-feira (22), a Campanha Guarapuava Imunizada está...

Preço dos combustíveis: governadores pedem o fim da dolarização

Brasil

Preço dos combustíveis: governadores pedem o fim da dolarização

21/10/2021 – 16:43:45 Com informações de PT na Câmara e revisão de redação Nesta quinta-feira (21), o...