10/08/2022 – 08:47:22
Redação
Após ter sua pré-candidatura ao Governo do Paraná barrada pelo Podemos – partido do qual era presidente estadual – o ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, foi descartado duplamente pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), primeiro em sua tentativa de ser candidato ao governo e, depois, ao senado.
“Nossa decisão foi tomada há tempos, antes do César [Silvestri] ir para o PSDB. Sempre fomos claros que apoiaríamos a reeleição do atual governador, até a Cristina [Silvestri] fez parte e aprovou [essa decisão]”, declarou Rubens Bueno, deputado federal e presidente do Cidadania no Paraná, à Agência Estado.
Apesar de ser removido da corrida pelo Governo do Paraná, a convenção estadual do PSDB havia assegurado a indicação do ex-prefeito para concorrer ao cargo de senador. Essa decisão, no entanto, foi anulada pelo presidente nacional da sigla, Bruno de Araújo Cavalcanti, através de uma resolução.
O documento indica que a Federação PSDB/Cidadania no Paraná irá celebrar “coligação majoritária para o Senado Federal com o Podemos, tendo como candidato o senador Álvaro Dias”. A resolução também informa que serão adotadas “todas as medidas administrativas, legais e judiciais para cumprir a decisão do Colegiado Nacional da Federação PSDB Cidadania”.
Ex-prefeito recorreu
Diante da resolução imposta pela Executiva Nacional do partido, Cesar Silvestri Filho recorreu ao TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral) para tentar assegurar sua candidatura ao senado pelo PSDB.