Foto: Divulgação/Secom de Guarapuava
17/06/2020 – 18:24:04
Redação
Em live, realizada nesta quarta-feira (17), o prefeito Cesar Silvestri Filho anunciou novas medidas para evitar o descumprimento das normas de combate à Covid-19 no município.
“Muitas pessoas atribuem ao comércio o aumento no número de casos. Muitos pensam que sacrificando a atividade comercial, que fechando o comércio, por si só, resolveríamos esse problema. Mas isso não é o que nós estamos dispostos a fazer”, explicou Cesar Silvestri.
O prefeito de Guarapuava, explicou então, que iria encaminhar, hoje (17), para a Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei Complementar que tem como objetivo mudar a legislação do nosso município. A medida irá permitir a aplicação de multa no valor de R$ 5 mil para os estabelecimentos que, durante o período definido do dia 19 de junho até o dia 13 de julho, descumprirem as medidas.
“Caso o estabelecimento descumpra as medidas, primeiramente será realizada a aplicação de uma multa no valor de R$ 5 mil. Se houver a reincidência no descumprimento das normas, haverá o fechamento do estabelecimento até o fim do prazo de emergência epidemiológico decretado pelo município. Se o estabelecimento descumprir a ordem de fechamento até o fim da pandemia, a legislação dará a autorização ao Executivo Municipal para cassar definitivamente o alvará de funcionamento do local”, pontuou Cesar Silvestri.
O projeto também prevê a aplicação da mesma multa para quem for flagrado fazendo qualquer tipo de evento, mesmo dentro de domicílio, que caracterize aglomeração ou descumprimentos das normas de isolamento. Nesse caso o proprietário, ou locatário do imóvel, terá a multa aplicada em seu nome.
“Quase 80% dos casos que nós tivemos nas últimas semanas são decorrentes de contaminações que aconteceram dentro dos mesmos grupos familiares, ou seja, pessoas que tinham uma situação de contaminação dentro de um grupo, acabou se reunindo com outros membros da família e acabou disseminando para outros grupos familiares criando uma corrente de progressão geométrica”, destacou o prefeito.
Ainda, segundo ele, as novas medidas “vão tornar ainda mais rigorosa a fiscalização e ainda mais duras as punições que nós vamos aplicar aquelas pessoas que insistem em descumprir as normas por nós estabelecidas”.
Entretanto, durante a live, nada foi falado sobre a fiscalização, não explicando se a mesma será intensificada – e por quem será feita – durante este período.
Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Com informações de Agência PT e revisão de redação 20/03/2023 – O relançamento do programa Mais...
20/03/2023 – 11:14:29 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação A Caixa Econômica Federal...
20/03/2023 – 07:05:31 Redação Na última semana, as vereadoras Cris Wainer (PT) e Professora Terezinha (PT)...
Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 17/03/2023 – 19:52:38 O governo federal...
Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 17/03/2023 – 17:01:12 A Medida Provisória...
Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 17/03/2023 – 14:55:15 Os candidatos...