Search
Close this search box.

Regimento Interno indica possível votação irregular na Câmara

De acordo com o Artigo 60 – inciso II, o presidente João Carlos Gonçalves (PROS), o João Napoleão, deveria ter votado na escolha do 2º vice-presidente da Mesa Executiva

Foto: Divulgação/Câmara Municipal

Nesta quinta-feira (8), a Câmara de Vereadores de Guarapuava realizou a segunda sessão ordinária do segundo período Legislativo de 2019. O destaque foi a votação para eleger o 2º vice-presidente da Mesa Executiva, vaga renunciada pela vereadora Maria José (PSDB), que anunciou a decisão antes do recesso. Na ocasião, a vereadora justificou não concordar com a forma em que os trabalhos da Mesa estão sendo conduzidos.

Dois vereadores disputaram o cargo, Luiz Augusto Klosowski (PHS), o Guto e Samuel da Silva Pinto (CDN), o Samuca. Por nove votos contra oito, o vereador Samuca foi eleito como 2º vice-presidente. 17 parlamentares votaram, a vereadora Professora Terezinha (PT) esteve ausente. Os candidatos ao cargo e o presidente da Casa, João Carlos Gonçalves (PROS), o João Napoleão, não votaram.

A Professora Terezinha informou ao iPolítica que sua ausência aconteceu devido a um compromisso profissional, em Curitiba-PR, que havia sido agendado antes da sessão desta quinta ser marcada (fora dos dias regimentais). Ela também reiterou que isso foi comunicado oficialmente e lido na sessão.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal, na Seção IV, que trata das atribuições do presidente, especificamente no Artigo 60 – inciso II, está determinado que o ocupante da função “deve votar nos seguintes casos: a) nas eleições para Presidência e Mesa Executiva;”.

Com o voto de Napoleão, poderia ter ocorrido um empate, se o vereador optasse por votar em Guto. Nesse caso, caberia ao próprio presidente o desempate, conforme estabelece o Regimento.

A redação do Ipolítica entrou em contato com João Carlos Gonçalves, para entender porque  o processo não contou com seu posicionamento. No entanto, até o momento, não obteve resposta.

Clique aqui e confira o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Guarapuava

Saiba como votou cada vereador  

A favor de Samuel da Silva Pinto (CDN) – Samuca

Celso Costa (CDN)

Danilo Dominico (PSD)

Elcio Melhem (PP)

Luiz Juraski (PRB)

Marcelinho (DEM)

Marcio Carneiro (CDN)

Pedro Morais (PRB)

Valdemar Calixtro (PDT)

Valdemar dos Santos (DEM)

A favor de Luiz Augusto Klosowski (PHS) – Guto

Dognei (PDT)

Germano Toledo Alves (PR)

Gilson da Ambulância (PSD)

Maria José (PSDB)

Dedo (PSB)

Rodrigo Crema (PSB)

Sergio Niemes (PT)

Valdomiro Batista (PRB)

Ausente

Professora Terezinha (PT)

Ordem do dia

Além da votação para a Mesa Executiva, dos pronunciamentos de lideranças de bancada, ainda nesta quinta-feira (8), o Legislativo Municipal também discutiu e aprovou dois projetos de lei, o PL (E) 26/2019 e o PL (E) 27/2019. Outros cinco documentos também foram discutidos e aprovados, o parecer contrário 139/2019 e quatro requerimentos (85/2019, 94/2019, 95/2019 e 96/2019). Já o projeto de lei (L) 41/2019, teve a discussão e votação adiadas para 15 dias.

Clique aqui e confira a ordem do dia desta quinta-feira (8)

Leia Também