Search
Close this search box.

Representantes da sociedade participaram de encontro com a deputada estadual Luciana Rafaghin em Guarapuava

O encontro teve como objetivo a coordenação de esforços e das ações em diversas áreas nos próximos meses e debater a implementação e continuidade de políticas públicas sociais inclusivas e de valorização da classe trabalhadora do Estado

Foto: Divulgação/Assessoria

20/10/2021 – 14:05:39

Com informações de assessoria e revisão de redação

Na tarde desta terça-feira (19), a deputada estadual Luciana Rafaghin (PT) de uma roda de conversa, em Guarapuava, com diversas lideranças locais. Estavam presentes o Secretário de Formação do SINTCOM-PR, Alexsander Menezes, as lideranças do PT de Guarapuava e representantes da APP-Sindicato.

O encontro teve como objetivo a coordenação de esforços e das ações em diversas áreas nos próximos meses e debater a implementação e continuidade de políticas públicas sociais inclusivas e de valorização da classe trabalhadora do Estado, bem como medidas para a redução da defasagem escolar após quase dois anos de pandemia.

Para a vereadora Cris Wainer (PT), encontros como este possibilitam o diálogo honesto e objetivo entre sociedade e representantes dos Poderes Legislativos. “Vivemos um momento de crise política, sanitária e social, precisamos construir um projeto de sociedade não só para disputar eleições, mas atender as necessidades da população que enfrenta a fome, o desemprego e a violência. Sem a escuta da sociedade, não conseguimos avançar na solução destes problemas”, declarou a vereadora.

Sua colega de bancada, Professora Terezinha (PT), destacou que “foi uma honra receber a companheira deputada Luciana Rafaghin, e a conversa abordou sobre vários temas que e afetam a vida da população, dentre eles, os desmontes das políticas públicas que o governo federal vem fazendo. A situação de miséria que devido à falta dessas políticas, aumentam a cada dia”.

A vereadora finalizou alertando sobre a necessidade de “fazer todo esforço para nas eleições do próximo ano para elegermos um projeto de governo que retome o compromisso político com a população que mais precisa de políticas públicas” e destacou que temas como “a importância de investimento na agricultura familiar e em programas que defendam a as mulheres, dando oportunidade de escolaridade, formação profissional e combate à violência” e reforçou que “nosso compromisso mútuo de nossos mandatos trabalharmos juntas pela população de Guarapuava”.

Durante o encontro, o Secretário de Formação do Sindicato dos Correios, Alexsander Menezes, alertou a parlamentar sobre os problemas decorrentes do desmonte das estruturas na empresa pelo sucateamento de seus recursos, em especial dos recursos humanos que “impossibilitam a prestação dos serviços postais em centenas de pequenos municípios paranaenses onde muitas unidades têm funcionado em dias alternados, horários reduzidos de atendimento e sem distribuição domiciliária.”

“A precarização desses serviços é prejudicial não só a população, mas também aos microempreendedores, pequenas, médias e grandes empresas nessas cidades, que dependem desse suporte logístico com preços acessíveis para manterem suas atividades”, destacou o secretário.

Menezes também chamou a atenção para a situação das famílias dos apenados que utilizam os serviços dos correios para enviarem materiais de higiene e alimentos para seus parentes, segundo Alexsander “essas famílias, na maioria mulheres que são responsáveis pelo sustento de suas residências e de filhos menores são obrigadas a arcarem com a modalidade mais cara dos serviços postais”, uma penalização que se estende para as crianças, aumentando seu sofrimento.

Ao final do encontro a Deputada Luciana Rafaghin se comprometeu a levar para a Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) os problemas apontados e as sugestões apresentadas para junto com a bancada do PT, e demais bancadas progressistas, buscarem soluções, alternativas e construírem projetos para que essas situações deixem de fazer parte da rotina da população do estado.

Leia Também