Guarapuava

#RT05 – Quem será o próximo prefeito(a) de Guarapuava? Em 2019 foi possível conhecer pré-candidatos

Fique ligado na Retrospectiva do i-Política - Confira uma síntese dos principais nomes que devem disputar as eleições em 2020

Guarapuava-PR (Foto:Reprodução)

As próximas eleições vão ocorrer em menos de 10 meses, as pré-candidaturas ainda não foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral, o que acontecerá somente em 2020. No entanto, as movimentações internas entre partidos políticos e postulantes aos cargos públicos foram constantes ao longo deste ano.

Ao longo dos seus 200 anos, Guarapuava foi governada por famílias tradicionais que sempre se alternam no poder. O cenário deste ano configura-se de uma forma diferente, sem a chance de reeleição do atual prefeito, com ‘caras’ novas na disputa e, ainda, sem nomes cogitados como principais favoritos a vencer a corrida eleitoral.

João Nieckars

O advogado e economista João Nieckars (MDB) é um dos poucos que já confirmou a futura candidatura à prefeitura de Guarapuava. Nieckars disputará seu terceiro pleito, o segundo Municipal. Em 2006 o guarapuavano estreou em eleições, como candidato a prefeito, com a marca de 4,4 mil votos (4,5% do total). Já em 2018, candidatou-se a deputado federal e obteve 5,1 mil votos (0,09% do total). Recentemente, ele assumiu o diretório municipal do MDB e conta com o aval das cúpulas estadual e nacional do partido.

João aposta na renovação política para impulsionar suas propostas que tem como base o desenvolvimento da industrialização e melhor geração de renda na região, sobretudo com a criação de novos empregos. Entre as pré-candidaturas, o projeto de João Nieckars é, até agora, o mais consolidado no que se refere a alianças. O advogado conta com um grupo de apoio composto por influencias políticas regionais, formado por nomes como por exemplo, dos vereadores Guto klosowski e Professor Serjão, do ex-prefeito Antônio Araújo, do ex-vereador Geraldo Pacheco, do ex-juiz federal Marcelo Cesca, entre outros.

Vitor Hugo Burko

Um dos quatro prefeitos a assumir a prefeitura de Guarapuava (por duas vezes) em três décadas, Vitor Hugo Burko (sem partido) também já foi vereador e concorreu ao cargo de vice-governador do Paraná em 2006. O ex-prefeito chegou a perder os direitos políticos por cinco anos e em 2007 foi exonerado do cargo de presidente do IAP – Instituto Ambiental do Paraná. Burko ainda não confirmou seu nome como pré-candidato, mas já chegou a discutir possíveis projetos de gestão para cidade nas redes sociais.

Janaína Naumann

A biomédica Janaína Naumann (sem partido) pode ser uma das surpresas na corrida eleitoral de 2020. Ela é membro do Conselho Federal de Biomedicina desde 2016, exerceu o cargo de delegada do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM-1) em Guarapuava entre os anos de 2012 e 2017. Ainda em 2017, foi eleita presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região (CRBM-6), cargo que exerce até hoje. Janaína colocou o nome como pré-candidata, mas afirmou que ainda está conversando com representantes de partidos políticos para definir a sua filiação.

Rodrigo Crema

Atual vereador (segundo mandato), Rodrigo Crema (PSB) foi um dos representantes mais votados nas duas últimas eleições e pode ser um dos postulantes à prefeitura de Guarapuava. O médico cardiologista tem a possibilidade de contar com o apoio do tradicional grupo político encabeçado pela família Mattos Leão, já que possui boas relações com o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior. Crema não confirmou sua pré-candidatura, o grupo Mattos Leão também ainda não indicou estratégias de apoio ou de ‘aposta’ em determinado nome.

Dr. Antenor

O médico e ex-vereador Antenor Gomes de Lima (PT), já é bastante conhecido pelos guarapuavanos(as). Dr. Antenor disputou a prefeitura em duas oportunidades, em 2016 foi o segundo colocado na votação com 32,7 mil votos (33,93% do total). Ele também candidatou-se para deputado estadual em 2018, obtendo 22,6 mil votos (0,40% do total). Embora não confirmada, a candidatura de Antenor para 2020 é vista com grandes possiblidades no cenário político.

Celso Goes

Um nome de confiança na gestão Silvestri Filho, Celso Goes (PRB) é atual Secretário de Saúde do Município. Durante os últimos sete anos, Goes já assumiu cargos como Secretário Municipal de Esportes e Secretário Municipal Executivo. Questionado, Celso considera que 2019 foi cedo para tratar do assunto. Ele já chegou a concorreu à prefeitura em 2008, na época filiado ao PT, obteve 5,5 mil votos (6,12% do total) – 4º lugar.

Valdomiro Batista (Jabur do Motocross)

O atual vereador Valdomiro Batista (PRB), conhecido também como Jabur do Motocross, está no seu segundo mandato pelo Legislativo Municipal. O líder do PRB na Câmara, antes aliado, hoje faz oposição ao prefeito. Na tribuna do plenário, o vereador costuma insistir que a administração municipal precisa de mudança. Ele deve contar com a experiência como parlamentar para formatar propostas de campanha.

Samuel Ribas

Após conduzir a prefeitura de Guarapuava por três mandatos, o grupo do ex-prefeito Fernando Ribas Carli não conseguiu mais emplacar um nome que conquistasse a confiança da população. Os filhos do ex-prefeito e ex-chefe da Casa Civil foram deputados estaduais e provavelmente deveriam ser postulantes aos cargos públicos do Município em 2020. Porém, Bernardo Carli faleceu em um acidente aéreo, em 2018 e seu irmão, Fernando Carli Filho, cumpre pena em regime semiaberto por causar um acidente que vitimou duas pessoas em 2009.

Com a candidatura de Fernando Carli descartada, o grupo deve apostar em Samuel Ribas (PSDB), sobrinho do ex-prefeito, mas que nunca concorreu em eleições.

Itacir Vezzaro

O atual vice-prefeito de Guarapuava, Itacir Vezzaro (PDT), é também responsável pela Secretaria Municipal de Viação Obras e Serviços e pela Secretaria Municipal de Turismo. Vezzaro já ocupou o cargo de Secretário de Agricultura do Município, no primeiro mandato da gestão Silvestri Filho.

O atual prefeito não sinalizou, até o momento, um possível sucessor ou o apoio a algum grupo ou candidato. O vice-prefeito também não confirma se irá concorrer ao próximo pleito. No entanto, a cotação do nome de Itacir é bastante comentada nos ‘bastidores’.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Com atitude e coragem Professora Terezinha pretende levar sua luta política para Brasília

Guarapuava

Com atitude e coragem Professora Terezinha pretende levar sua luta política para Brasília

28/09/2022 – 11:17:56 Redação “Quando uma mulher entra para a política, muda a mulher, mas quando muitas...

Requião quer devolver ao Paraná o melhor ensino público do país

Brasil

Requião quer devolver ao Paraná o melhor ensino público do país

28/09/2022 – 10:11:24 Com informações de assessoria e revisão de redação A campanha do candidato do PT e do...

TSE mantém proibição de imagens de viagens em campanha de Bolsonaro à reeleição

Brasil

TSE mantém proibição de imagens de viagens em campanha de Bolsonaro à reeleição

28/09/2022 – 10:08:22 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O TSE (Tribunal Superior...

Requião Filho fala sobre isenção de impostos

Paraná

Requião Filho fala sobre isenção de impostos

27/09/2022 – 06:45:08 Com informações de assessoria parlamentar e revisão de redação O deputado estadual e...

“Vamos eleger Lula no 1º turno em paz e sem ódio”, diz Zeca Dirceu

Paraná

“Vamos eleger Lula no 1º turno em paz e sem ódio”, diz Zeca Dirceu

27/09/2022 – 17:27:17 Com informações de assessoria parlamentar e revisão de redação O deputado federal Zeca...

Juca Tigre, Degolado, o baile das feias e as histórias que o povo conta

Guarapuava

Juca Tigre, Degolado, o baile das feias e as histórias que o povo conta

27/09/2022 – 11:37:27 Luiz Felipe Em 1889 o Brasil trocava a sua forma de governança e Estado, saía o imperador...