Guarapuava

#RT05 – Quem será o próximo prefeito(a) de Guarapuava? Em 2019 foi possível conhecer pré-candidatos

Fique ligado na Retrospectiva do i-Política - Confira uma síntese dos principais nomes que devem disputar as eleições em 2020

Guarapuava-PR (Foto:Reprodução)

As próximas eleições vão ocorrer em menos de 10 meses, as pré-candidaturas ainda não foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral, o que acontecerá somente em 2020. No entanto, as movimentações internas entre partidos políticos e postulantes aos cargos públicos foram constantes ao longo deste ano.

Ao longo dos seus 200 anos, Guarapuava foi governada por famílias tradicionais que sempre se alternam no poder. O cenário deste ano configura-se de uma forma diferente, sem a chance de reeleição do atual prefeito, com ‘caras’ novas na disputa e, ainda, sem nomes cogitados como principais favoritos a vencer a corrida eleitoral.

João Nieckars

O advogado e economista João Nieckars (MDB) é um dos poucos que já confirmou a futura candidatura à prefeitura de Guarapuava. Nieckars disputará seu terceiro pleito, o segundo Municipal. Em 2006 o guarapuavano estreou em eleições, como candidato a prefeito, com a marca de 4,4 mil votos (4,5% do total). Já em 2018, candidatou-se a deputado federal e obteve 5,1 mil votos (0,09% do total). Recentemente, ele assumiu o diretório municipal do MDB e conta com o aval das cúpulas estadual e nacional do partido.

João aposta na renovação política para impulsionar suas propostas que tem como base o desenvolvimento da industrialização e melhor geração de renda na região, sobretudo com a criação de novos empregos. Entre as pré-candidaturas, o projeto de João Nieckars é, até agora, o mais consolidado no que se refere a alianças. O advogado conta com um grupo de apoio composto por influencias políticas regionais, formado por nomes como por exemplo, dos vereadores Guto klosowski e Professor Serjão, do ex-prefeito Antônio Araújo, do ex-vereador Geraldo Pacheco, do ex-juiz federal Marcelo Cesca, entre outros.

Vitor Hugo Burko

Um dos quatro prefeitos a assumir a prefeitura de Guarapuava (por duas vezes) em três décadas, Vitor Hugo Burko (sem partido) também já foi vereador e concorreu ao cargo de vice-governador do Paraná em 2006. O ex-prefeito chegou a perder os direitos políticos por cinco anos e em 2007 foi exonerado do cargo de presidente do IAP – Instituto Ambiental do Paraná. Burko ainda não confirmou seu nome como pré-candidato, mas já chegou a discutir possíveis projetos de gestão para cidade nas redes sociais.

Janaína Naumann

A biomédica Janaína Naumann (sem partido) pode ser uma das surpresas na corrida eleitoral de 2020. Ela é membro do Conselho Federal de Biomedicina desde 2016, exerceu o cargo de delegada do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM-1) em Guarapuava entre os anos de 2012 e 2017. Ainda em 2017, foi eleita presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região (CRBM-6), cargo que exerce até hoje. Janaína colocou o nome como pré-candidata, mas afirmou que ainda está conversando com representantes de partidos políticos para definir a sua filiação.

Rodrigo Crema

Atual vereador (segundo mandato), Rodrigo Crema (PSB) foi um dos representantes mais votados nas duas últimas eleições e pode ser um dos postulantes à prefeitura de Guarapuava. O médico cardiologista tem a possibilidade de contar com o apoio do tradicional grupo político encabeçado pela família Mattos Leão, já que possui boas relações com o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior. Crema não confirmou sua pré-candidatura, o grupo Mattos Leão também ainda não indicou estratégias de apoio ou de ‘aposta’ em determinado nome.

Dr. Antenor

O médico e ex-vereador Antenor Gomes de Lima (PT), já é bastante conhecido pelos guarapuavanos(as). Dr. Antenor disputou a prefeitura em duas oportunidades, em 2016 foi o segundo colocado na votação com 32,7 mil votos (33,93% do total). Ele também candidatou-se para deputado estadual em 2018, obtendo 22,6 mil votos (0,40% do total). Embora não confirmada, a candidatura de Antenor para 2020 é vista com grandes possiblidades no cenário político.

Celso Goes

Um nome de confiança na gestão Silvestri Filho, Celso Goes (PRB) é atual Secretário de Saúde do Município. Durante os últimos sete anos, Goes já assumiu cargos como Secretário Municipal de Esportes e Secretário Municipal Executivo. Questionado, Celso considera que 2019 foi cedo para tratar do assunto. Ele já chegou a concorreu à prefeitura em 2008, na época filiado ao PT, obteve 5,5 mil votos (6,12% do total) – 4º lugar.

Valdomiro Batista (Jabur do Motocross)

O atual vereador Valdomiro Batista (PRB), conhecido também como Jabur do Motocross, está no seu segundo mandato pelo Legislativo Municipal. O líder do PRB na Câmara, antes aliado, hoje faz oposição ao prefeito. Na tribuna do plenário, o vereador costuma insistir que a administração municipal precisa de mudança. Ele deve contar com a experiência como parlamentar para formatar propostas de campanha.

Samuel Ribas

Após conduzir a prefeitura de Guarapuava por três mandatos, o grupo do ex-prefeito Fernando Ribas Carli não conseguiu mais emplacar um nome que conquistasse a confiança da população. Os filhos do ex-prefeito e ex-chefe da Casa Civil foram deputados estaduais e provavelmente deveriam ser postulantes aos cargos públicos do Município em 2020. Porém, Bernardo Carli faleceu em um acidente aéreo, em 2018 e seu irmão, Fernando Carli Filho, cumpre pena em regime semiaberto por causar um acidente que vitimou duas pessoas em 2009.

Com a candidatura de Fernando Carli descartada, o grupo deve apostar em Samuel Ribas (PSDB), sobrinho do ex-prefeito, mas que nunca concorreu em eleições.

Itacir Vezzaro

O atual vice-prefeito de Guarapuava, Itacir Vezzaro (PDT), é também responsável pela Secretaria Municipal de Viação Obras e Serviços e pela Secretaria Municipal de Turismo. Vezzaro já ocupou o cargo de Secretário de Agricultura do Município, no primeiro mandato da gestão Silvestri Filho.

O atual prefeito não sinalizou, até o momento, um possível sucessor ou o apoio a algum grupo ou candidato. O vice-prefeito também não confirma se irá concorrer ao próximo pleito. No entanto, a cotação do nome de Itacir é bastante comentada nos ‘bastidores’.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Mais 554,5 mil vacinas contra a Covid-19 chegam ao Paraná; maioria é para dose de reforço

Paraná

Mais 554,5 mil vacinas contra a Covid-19 chegam ao Paraná; maioria é para dose de reforço

22/10/2021 – 18:13:55 Com informações de AEN e revisão de redação A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde)...

Com votação marcada para terça, relatório da CPI ainda pode receber alterações

Brasil

Com votação marcada para terça, relatório da CPI ainda pode receber alterações

22/10/2021 – 15:11:29 Com informações de Agência Senado e revisão de redação Prevista para 26 de outubro, a...

“O tempo deu razão a Lula”, afirma editorial do espanhol El País

Brasil

“O tempo deu razão a Lula”, afirma editorial do espanhol El País

22/10/2021 – 11:12:39 Com informações de PT na Câmara e revisão de redação Em editorial publicado nesta...

Senadores voltam a defender derrubada do veto à distribuição de absorventes

Brasil

Senadores voltam a defender derrubada do veto à distribuição de absorventes

22/10/2021 – 08:26:19 Com informações de Agência Senado e revisão de redação A líder da Bancada Feminina,...

Guarapuava vacina adolescentes sem comorbidades nesta sexta-feira (22)

Guarapuava

Guarapuava vacina adolescentes sem comorbidades nesta sexta-feira (22)

22/10/2021 – 08:14:08 Redação Desde às 8h desta sexta-feira (22), a Campanha Guarapuava Imunizada está...

Preço dos combustíveis: governadores pedem o fim da dolarização

Brasil

Preço dos combustíveis: governadores pedem o fim da dolarização

21/10/2021 – 16:43:45 Com informações de PT na Câmara e revisão de redação Nesta quinta-feira (21), o...