Search
Close this search box.

Secretaria Municipal de Saúde atualiza boletim sobre coronavírus e “perde” 33 casos

Dados do município também são diferentes daqueles apresentados pela Secretaria de Saúde do Estado

Foto: Divulgação/Sesa

03/04/2020 – 10:24:28

Redação

O boletim diário que detalha os casos de coronavírus em Guarapuava vem confundindo a população do município. Inicialmente, os dados apresentados mostravam-se diferentes daqueles lançados no boletim oficial do Estado.

“Nós mudamos um pouco o boletim. O nosso boletim estava causando uma certa dúvida em algumas pessoas, talvez por pouca informação, então nós resolvemos mudar em estudo junto com a Sesa [Secretaria de Estado da Saúde], um modelo que ficasse mais fácil para as pessoas interpretarem o que está acontecendo”, destacou Celso Goes em uma live realizada no Facebook na noite desta quinta-feira (02).

O informativo, que antes indicava casos suspeitos, descartados e confirmados no município, recebeu um detalhamento.

“Então o boletim de hoje está assim: confirmado com exame no Lacen [Laboratório Central do Estado do Paraná], um caso. Descartados, com exames negativos, aqueles que a gente coletou e já foi para o Lacen e já rodou o exame, são 45. Suspeitos, que são aqueles aguardando resultados, que está lá no laboratório do Lacen hoje, temos 17 casos. E aí temos os pacientes monitorados em domicílio, no isolamento domiciliar, quer dizer, aqueles pacientes que tinham síndrome gripal ou com uma suspeita de Covid-19, que não eram pacientes tão graves assim, com alguns sintomas, nós colocamos em isolamento doméstico e são monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde, desses são 63 casos”, explicou Goes.

Boletim oficial do município. Imagem: Divulgação/Secretária de Saúde de Guarapuava

A conta, entretanto, exclui 33 casos apontados como suspeitos no dia 1º de abril. Uma vez que o boletim oficial indicava 113 suspeitos, 45 descartados e um caso confirmado na data.

Boletim oficial do município. Imagem: Divulgação/Secretária de Saúde de Guarapuava

Os números também divergem daqueles apresentados pela Sesa, onde indicavam 16 casos em investigação, 69 descartes e uma confirmação na última quarta-feira (01). E três suspeitos, 85 descartados e um confirmado no boletim oficial emitido nesta quinta-feira (02).

Em nota, a Sesa informou que “o Paraná adotou uma nova metodologia que consiste em um sistema ligado ao Lacen para contabilidade de dados de todas as notificações que foram recolhidas amostras a fim de precisar os números o mais próximo possível da realidade de suspeitos no Estado”, afirmando que “as informações dos boletins representam os casos suspeitos de COVID-19 que tiveram amostras coletadas e processadas pelo Lacen e laboratórios privados habilitados no Paraná”.

Leia Também