06/02/2020 – 10:36:17
Na noite de ontem (05), foi realizada a primeira reunião – organizada pela SCO – para discutir ações práticas de mobilização social para reivindicar a duplicação da BR-277 em Guarapuava, principalmente do trecho urbano da rodovia.
O resultado foi o início da formação de um comitê popular para acompanhar os processos envolvendo a duplicação da rodovia. Entretanto, no começo dessa manhã, a Sociedade Civil Organizada de Guarapuava recebeu um comunicado do secretário de Estado, Sandro Alex, que garantiu a ampliação da via no acesso secundário ao município.
“Nós estamos trabalhando com seriedade, porque é menos conversa e mais resultado, eu vou construir a duplicação de oito quilômetros do acesso secundário, o Governador [do Paraná] nos autorizou e deu recursos necessários, não é barato, é uma obra de quase R$ 100 milhões. Eu consegui, em um acordo com o Ministério Público Federal, os projetos, mas eu preciso atualizá-los e, por isso, eu vou levar alguns dias e com essa atualização eu abro edital e faço a obra. A gente sabe que é devido, é necessário e é muito importante”, afirma o secretário.
A notificação foi recebida com positividade pelos membros da SCO. “Nós recebemos essa notícia na manhã de hoje com muita alegria, o secretário informou que já está no cronograma do Estado a duplicação de oito quilômetros até a entrada secundária de Guarapuava, incluindo a trincheira da Vila Carli”, comenta o empresário Rodrigo Xavier, um dos organizadores do encontro.
O advogado e economista João Nieckars frisou a importância da união da comunidade na conquista dessa reivindicação.
“Na reunião de ontem nós alcançamos objetivos muito maiores do que aqueles que nós imaginávamos possível para este momento. Além de termos uma participação imensa, foram quase 80 pessoas na reunião, nós conseguimos já de imediato que a notícia dessa mobilização chegasse até o Governo do Estado”.