Guarapuava

Secretário Sandro Abdanur esclarece questões sobre o Aeroporto

Acompanhe alguns pontos, destacados pelo iPolítica, sobre a conclusão das obras do terminal aeroportuário e a operação de voos comerciais na cidade

Foto: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal

A  sessão da Câmara desta terça-feira (20),  a 6ª do 2º período Legislativo de 2019, teve a presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur, que esclareceu questões sobre Aeroporto Tancredo Thomas de Faria. A visita do Secretário aconteceu por meio de um convite, realizado pelo vereador Germano Alves (PR), em forma de requerimento, aprovado em votação única, no último dia 12 – clique aqui e saiba mais.

Abdanur respondeu dúvidas dos parlamentares, da população e da imprensa. A seguir, acompanhe alguns pontos, destacados pelo iPolítica, sobre a conclusão e o funcionamento do Aeroporto da cidade.

Ponta Grossa é uma das cidades que iniciou as obras de seu Aeroporto antes que Guarapuava e já está em operação. Por que o Aeroporto Tancredo Thomas Faria ainda não opera voos comerciais?

– O prazo estimado para o inicio dos voos comerciais é 6 de novembro, conforme já anunciado. A decisão foi de ampliar as obras do Aeroporto e isso demandou um período maior de tempo, em comparação com outras cidades. O processo de adequação do Aeroporto de Guarapuava visa atender uma demanda necessária de voos e da forma mais estruturada possível. Ponta Grossa estava voando de forma precária, agora terá que gastar 30 milhões de reais para readequação, investimentos que não serão necessários em nosso município, futuramente, e que custaram menos aos cofres públicos.

Qual o investimento total do Aeroporto de Guarapuava?

– Aproximadamente 10 milhões de reais, não temos um número preciso porque as obras ainda não terminaram. Desse total, a Prefeitura investiu cerca de 5 milhões de reais em infraestrutura, o restante dos recursos são de outras esferas públicas e da colaboração de empresários da região. O caminhão contra incêndio, por exemplo, teve o custo de um milhão e seiscentos mil reais, viabilizado pelo Governo Federal, através da SAC [Secretaria de Aviação Civil].

De que forma são feitas as doações de empresários e quanto representa o valor total dessas colaborações?

– As doações são amparadas na Lei 2594/2016, que permite a destinação de investimentos públicos e privados ao Aeroporto de Guarapuava. A Lei não permite o repasse de dinheiro, ela autoriza a realização de obras, prestação de serviços e doação de equipamentos voltados ao Aeroporto Tancredo Thomas de Faria. Todas as doações, já recebidas de centenas de empresários, possuem registro com a nota fiscal e termo do que foi disponibilizado. Ainda não temos uma prestação de contas precisa porque as obras não foram concluídas.

Clique aqui e acesse a Lei 2594/2016

O aterro sanitário, localizado próximo ao Aeroporto de Guarapuava, é uma restrição para realização dos voos?

– O aterro sanitário não é um empecilho para o funcionamento do Aeroporto, o inconveniente são as aves que voam sobre ele. No entanto, o Aeroporto de Guarapuava está homologado e já funciona para voos executivos há anos.

Como está o processo das desapropriações na área do terminal aeroportuário?

– Algumas áreas, que precisaram ser desapropriadas, geraram ações judiciais. Nós tínhamos acordado com alguns proprietários de hangares, mas em determinado momento, não foi possível realizar de forma amigável. Tivemos que aguardar um certo período para a conclusão dessas ações na justiça. Com relação as famílias que habitavam nas casas próximas, já foram realocadas em novas moradias.

Por que ainda não foi protocolado o processo de liberação na Anac?

– Primeiro é necessário realizar o protocolo no DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) – subordinado ao Comando da Aeronáutica – estamos definindo a data para que o departamento faça a vistoria sobre os obstáculos na área, no caso, após a remoção dos hangares. Depois da vistoria do DECEA, o protocolo de liberação da Anac será feito.

O que falta para a conclusão das obras do Aeroporto?

– Alguns ajustes de pintura na pista, em que irão circular as aeronaves, precisam ser feitos. Os hangares desapropriados estão em fase de demolição e a terraplanagem dessas áreas está sendo ajustada. Também será necessário ‘cercar’ o Aeroporto. No momento, estamos trabalhando na finalização desses detalhes.

 

 



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

João Nieckars explica MP que garante empréstimo consignado com Auxílio Brasil

Guarapuava

João Nieckars explica MP que garante empréstimo consignado com Auxílio Brasil

08/08/2022 – 10:43:50 Redação Na última quinta-feira (04), foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) a...

Sete candidaturas presidenciais estão registradas no TSE

Brasil

Sete candidaturas presidenciais estão registradas no TSE

08/08/2022 – 07:35:03 Redação Falta pouco mais de uma semana para o início da campanha eleitoral de 2022 e,...

Jonilson Pires é substituído por Chayane Andrade no comando da Secretaria Municipal de Saúde

Guarapuava

Jonilson Pires é substituído por Chayane Andrade no comando da Secretaria Municipal de Saúde

08/08/2022 – 07:06:32 Redação Na última sexta-feira (05), o médico Jonilson Pires foi substituído pela...

Assembleia vota a redação final da proposta que cria a Bancada Feminina na Casa

Paraná

Assembleia vota a redação final da proposta que cria a Bancada Feminina na Casa

05/08/2022 – 17:59:47 Com informações de Dircom Alep e revisão de redação Os deputados votam na sessão...

Prefeituras farão cadastro para o auxílio taxista

Brasil

Prefeituras farão cadastro para o auxílio taxista

05/08/2022 – 14:09:00 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Tem início hoje (05) e vai...

PL que propõe cobrança de água e luz por consumo real é aprovado na Comissão de Obras Públicas

Paraná

PL que propõe cobrança de água e luz por consumo real é aprovado na Comissão de Obras Públicas

05/08/2022 – 14:02:13 Com informações de assessoria parlamentar e revisão de redação O projeto de lei...