Search
Close this search box.

Sesa afirma que não existe erro em lançamento de informações sobre casos de coronavírus no boletim oficial do Estado

Os dados são preliminares e sujeitos à alteração

Imagem: Pixabay

31/03/2020 – 10:39:19

Redação

A Secretaria de Saúde de Guarapuava divulga, diariamente, um boletim oficial onde expõe casos do novo coronavírus – suspeitos, descartados e confirmados – contabilizados no município.

Os números, entretanto, diferem daqueles apresentados pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) em seu boletim oficial.

O Estado contabilizou, na publicação de ontem (30), oito casos suspeitos, 59 testados e descartados e um positivo para o vírus.

Em Guarapuava as informações do boletim oficial, apresentado na noite de ontem (30), somam 90 casos suspeitos, 26 descartados e um confirmado.

Em nota enviada ao iPolítica nesta manhã, a Sesa reforçou que, “anteriormente considerava-se todas as notificações de síndrome gripal como possíveis relacionados ao coronavírus”, porém, desde a última sexta-feira (27), “o Paraná adotou uma nova metodologia que consiste em um sistema ligado ao Laboratório Central do Estado para contabilidade de dados de todas as notificações que foram recolhidas amostras a fim de precisar os números o mais próximo possível da realidade de suspeitos no Estado”.

Segundo a Secretaria, “as informações dos boletins [do Estado] representam os casos suspeitos de COVID-19 que tiveram amostras coletadas e processadas pelo Lacen/PR e laboratórios privados habilitados no Paraná”, descartando, dessa forma, a possibilidade de erro no lançamento de informações oficiais.

O boletim oficial do Estado pode ser conferido aqui.

*A redação procurou a Prefeitura Municipal para comentar a divergência no número de casos divulgados, entretanto não tem recebido nenhum retorno sobre questões envolvendo o coronavírus no município.

Leia Também