Sesa afirma que Secretaria Municipal de Saúde foi informada sobre negativa de óbito, contrariando declarações de secretário da saúde

Secretaria de Estado da Saúde foi categórica e afirmou que o caso não está em investigação e que na data de hoje (12) irá enviar um novo ofício para o município reafirmando o resultado da investigação do caso, ou seja, a negativação deste óbito para coronavírus

Imagem: Divulgação/Facebook

12/05/2020 – 15:37:18

Redação

As informações oferecidas pelo secretário de saúde de Guarapuava, Celso Goes, na última segunda-feira (11) não condizem com a realidade dos fatos de acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

Questionada pelo iPolítica sobre as declarações do secretário, realizadas em uma live no Facebook, de que o caso estaria em investigação para confirmação do óbito, a Sesa afirmou que “o Lacen/PR enviou um ofício com estas informações no dia 27/04 para a Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava”.

Dessa maneira, desde o dia 27 de abril a Secretaria de Saúde do município já sabia que o caso divulgado como óbito havia testado negativo para o coronavírus. Descartando, dessa maneira, uma possível investigação ainda em curso por parte da Sesa.

O órgão ainda reforçou que “conforme já informado, o óbito foi descartado para Covid-19 após a investigação laboratorial e epidemiológica junto à Regional de Saúde. Foram feitos dois testes (PCR- padrão ouro/Lacen), em tempo oportuno, que deram negativo para Covid-19”.

A Sesa, inclusive, afirmou que “na data de hoje (12) [a Sesa] irá enviar um novo ofício para o município reafirmando o resultado da investigação do óbito, ou seja, a negativação deste óbito para coronavírus”.

As informações repassadas ontem (11), por Celso Goes, eram de que todos os documentos e laudos necessários haviam sido encaminhados à Sesa, ao MPPR (Ministério Público do Paraná), à Polícia Federal e ao Ministério da Saúde. Afirmando que “evidentemente que já está tudo dentro do sistema, o que ocorre é que esse óbito a Sesa ainda não computou dentro do seu sistema”.

Leia Também