Search
Close this search box.

Sessão Solene celebra os 170 anos da Câmara de Vereadores de Guarapuava

Legisladores presentes, ex-vereadores e autoridades destacaram a história e evolução do Poder Legislativo guarapuavano durante o evento

Foto: Divulgação/Dircom Câmara Municipal

07/12/2023 – 08:51:35

Redação

Em uma sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (06), a Câmara de Vereadores de Guarapuava celebrou os 170 anos de existência do Poder Legislativo local. O evento reuniu atuais legisladores, ex-vereadores, deputados estaduais e federais, representantes dos poderes Judiciário e Executivo, além de líderes comunitários.

Na abertura do evento, o vereador Elcio Melhem, que completa 40 anos consecutivos no Poder Legislativo, fez uma retrospectiva da história da Câmara Municipal, relembrando que as primeiras reuniões ocorriam nas residências dos camaristas, como eram chamados na época, devido à falta de um espaço próprio. Melhem destacou a evolução do Legislativo, que teve como sede provisória a Prefeitura e a Cadeia Pública de Guarapuava.

A trajetória da Câmara Municipal se consolidou em 1853, quando foi efetivada a primeira reunião no prédio público destinado ao legislativo, localizado no Centro de Guarapuava, na Rua Direita, hoje Rua XV de Novembro. Na época, o térreo abrigava a Cadeia, enquanto o segundo pavimento era compartilhado pela Prefeitura e pela Câmara, simbolizando a separação entre legisladores e aqueles que desrespeitavam as leis.

“No dia 9 de abril de 1853, resultante de uma portaria editada no dia 17 de agosto de 1852 pelo Governo Provincial, que determinava e autorizava a realização de eleições para a Câmara Municipal da Vila de Guarapuava e que deveriam ser eleitos sete vereadores. Essa Casa, no último dia 9 de abril, completou 170 anos [..] Mas quero deixar registrado nesta Casa os sete vereadores que compuseram a primeira Câmara Municipal da Vila de Guarapuava: Manoel Marcondes de Sá, Antônio de Sá Camargo, Joaquim José de Lacerda, Francisco José dos Santos, Ermenegildo Alves de Araújo, Pedro de Siqueira Corte e Francisco Ferreira da Rocha Loures”, disse Melhem.

Após diversas mudanças ao longo dos anos, em 1977, a sede da Câmara foi transferida para o segundo andar do Edifício Nossa Senhora de Belém. A inauguração da atual sede própria ocorreu em 21 de junho de 2000, marcando um marco significativo após 147 anos de história. Elcio Melhem, vereador desde 1983, testemunhou essa transformação e continua a desempenhar seu papel no atual local de atuação.

Mulheres

Com a presença de ex-vereadoras que já passaram pelo Legislativo é nítido que, apesar dos 170 anos, a Câmara Municipal pouco evoluiu no quesito equidade representativa. Hoje, são apenas quatro mulheres em meio a outros 17 vereadores e esse é o maior número de mandatos femininos a ocupar a Casa de Leis simultaneamente.

E a história das mulheres na Câmara de Guarapuava também é recente. Apesar de na década de 50 já existirem mulheres candidatas, somente em 1976 as vozes femininas passaram a ser ouvidas no Legislativo com a eleição de Carmem Silveira Izidoro pelo então PMDB.

Depois disso, demorou mais de uma década até que novas mulheres fossem eleitas, foram elas Marli Rosa (PDT) e Nelci Rodrigues (PDT) que ocuparam cadeiras entre os anos de 1993 à 1996. O mandato 1997/2000 manteve o mesmo número de mulheres do mandato anterior, com Almira Rosa Eidan Angeluci (PDT) e Maria Magdalena Nerone (PSDB) ocupando os lugares deixados pelas vereadoras anteriores. As duas cadeiras foram mantidas no mandato seguinte, de 2001 a 2004, com Maria José (PTB) sendo eleita pela primeira vez e Maria Magdalena Nerone alcançando a reeleição.

Já entre 2005 e 2008, Maria José (PSDB) foi reeleita e permaneceu como a única vereadora mulher naquele mandato. No mandato 2009/2012 Guarapuava contou com três representantes femininas, o maior número até aquele momento, sendo elas Almira Rosa Eidan Angeluci (PDT), Eva Schran de Lima (PHS) e a reeleita Maria José (PSDB).

Entre 2013 e 2016 a representação diminui para duas, novamente, com a reeleição de Maria José (PSDB) e a eleição de Nerci Aparecida Guiné (PHS). A legislatura 2017/2020 manteve o mesmo número de duas mulheres na Câmara, sendo elas Maria José (PODE) e Professora Terezinha (PT). Já na última eleição, quatro mulheres foram eleitas, Bruna Spitzner (PODE), Cris Wainer (PT), Prof.ª Bia (MDB) e Professora Terezinha com a reeleição, batendo recorde de ocupação nos últimos 170 anos.

Futuro

A sessão solene não apenas comemorou o aniversário da Câmara de Vereadores de Guarapuava, mas também ressaltou a importância histórica e a evolução constante do Poder Legislativo no município através da fala de outras autoridades presentes.

“A Câmara Municipal também contribui de outras formas para o desenvolvimento da nossa cidade […] um grande exemplo disso é o Hospital do Câncer de Guarapuava, uma obra para salvar vida, onde as discussões começaram aqui neste Plenário […] muitas outras discussões começaram aqui e ganharam corpo para se concretizar na realidade do guarapuavano. A autorização para o curso de medicina da Unicentro, foi assinada aqui, nesta Tribuna […] foi realizada aqui a primeira audiência pública pedindo o Hospital Regional, em 2013”, atestou o presidente do Legislativo, Pedro Moraes (Republicanos).

O evento foi encerrado com a promessa de promover o desenvolvimento e bem-estar da comunidade guarapuavana nos próximos anos.

Leia Também