Guarapuava

Sessões da Câmara de Guarapuava retornam no dia 3 de fevereiro

No ano passado o Legislativo apreciou 155 projetos de lei, 70 deles foram de autoria do Poder Executivo. Os parlamentares também discutiram centenas de outras proposições, como por exemplo: requerimentos, indicações, moções, substitutivos globais e emendas

Câmara de Vereadores de Guarapuava – Foto: Divulgação

21-01-2020 – 17h

Após mais de 45 dias sem realizar sessões, os vereadores de Guarapuava voltam a se reunir para discutir matérias no dia 3 de fevereiro, ás 18h. O último encontro do Legislativo Municipal no Plenário aconteceu em 17 de dezembro de 2019. No entanto, os gabinetes e setores administrativos já estão funcionando em horário normal, de segunda a sexta, das 13h às 19h.

O vereador Luiz Augusto Klosowski (provisoriamente sem partido), o Guto, comentou sobre o retorno. “Temos uma grande expectativa com relação ao ano de 2020 e continuaremos trazendo para a Câmara os debates a respeito dos principais problemas sociais que atingem a população guarapuavana. Desde o início, procuramos fazer um mandato participativo e transparente. Além disso, por ser um ano de final de mandato, continuaremos atentos na fiscalização das obras que foram prometidas e iniciadas, mas que não foram concluídas. Obras como o PAI (Pronto Atendimento Infantil) que foi prometida e não foi nem iniciada e obras inacabadas como o ginásio da Vila Concórdia, que encontra- se parada.”.

De acordo com dados da Câmara Municipal, no ano passado o Legislativo apreciou 155 projetos de lei, 70 deles foram de autoria do Poder Executivo. Os parlamentares também discutiram centenas de outras proposições, como por exemplo: requerimentos, indicações, moções, substitutivos globais e emendas.

O vereador Sérgio André Niemes (PT), o professor Serjão, 2º secretário da mesa diretora, destacou que o Legislativo precisa ser protagonista em 2020. “Neste ano a expectativa é de que a Câmara possa ser mais atuante, investigativa, podendo cumprir sua função primordial de legislar e fiscalizar. Como estamos em ano eleitoral, espero que possamos ser referência, já que em 2019 o Poder Legislativo não exerceu o protagonismo que deveria. Acredito que será um ano produtivo e com espaço para debates de alto nível da política local”.

A Câmara ainda não informou a ordem do dia 3 de fevereiro, ou seja, quantas e quais matérias serão votadas na retomada das sessões.

IPTU

No “apagar das luzes” de 2019, na última sessão do ano, O Legislativo de Guarapuava aprovou a proposta da Prefeitura que isenta o pagamento do Imposto Territorial Predial Urbano IPTU – em loteamentos novos e condomínios fechados de lotes na cidade.

O Projeto de Lei Complementar nº 19/2019 foi aprovado em duas votações, com 13 votos favoráveis, dois contrários e seis vereadores ausentes. – Clique aqui e relembre como foi a votação



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

Brasil

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

30/11/2022 – 17:59:01 Com informações de Agência PT e revisão de redação A Coordenadora de Articulação...

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

Brasil

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

30/11/2022 – 14:59:15 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O Senado aprovou nesta...

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

Guarapuava

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

30/11/2022 – 12:17:13 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A prefeitura de...

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

Guarapuava

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

30/11/2022 – 11:04:51 Redação A LOA (Lei Orçamentária Anual), lei que estabelece como será empregado o...

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

Guarapuava

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

30/11/2022 – 08:54:01 Redação O MPPR (Ministério Público do Paraná), em ofício enviado à Câmara Municipal...

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

Paraná

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

29/11/2022 – 18:24:13 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Um deslizamento de terra na...