Sessões da Câmara de Guarapuava retornam no dia 3 de fevereiro

No ano passado o Legislativo apreciou 155 projetos de lei, 70 deles foram de autoria do Poder Executivo. Os parlamentares também discutiram centenas de outras proposições, como por exemplo: requerimentos, indicações, moções, substitutivos globais e emendas

Câmara de Vereadores de Guarapuava – Foto: Divulgação

21-01-2020 – 17h

Após mais de 45 dias sem realizar sessões, os vereadores de Guarapuava voltam a se reunir para discutir matérias no dia 3 de fevereiro, ás 18h. O último encontro do Legislativo Municipal no Plenário aconteceu em 17 de dezembro de 2019. No entanto, os gabinetes e setores administrativos já estão funcionando em horário normal, de segunda a sexta, das 13h às 19h.

O vereador Luiz Augusto Klosowski (provisoriamente sem partido), o Guto, comentou sobre o retorno. “Temos uma grande expectativa com relação ao ano de 2020 e continuaremos trazendo para a Câmara os debates a respeito dos principais problemas sociais que atingem a população guarapuavana. Desde o início, procuramos fazer um mandato participativo e transparente. Além disso, por ser um ano de final de mandato, continuaremos atentos na fiscalização das obras que foram prometidas e iniciadas, mas que não foram concluídas. Obras como o PAI (Pronto Atendimento Infantil) que foi prometida e não foi nem iniciada e obras inacabadas como o ginásio da Vila Concórdia, que encontra- se parada.”.

De acordo com dados da Câmara Municipal, no ano passado o Legislativo apreciou 155 projetos de lei, 70 deles foram de autoria do Poder Executivo. Os parlamentares também discutiram centenas de outras proposições, como por exemplo: requerimentos, indicações, moções, substitutivos globais e emendas.

O vereador Sérgio André Niemes (PT), o professor Serjão, 2º secretário da mesa diretora, destacou que o Legislativo precisa ser protagonista em 2020. “Neste ano a expectativa é de que a Câmara possa ser mais atuante, investigativa, podendo cumprir sua função primordial de legislar e fiscalizar. Como estamos em ano eleitoral, espero que possamos ser referência, já que em 2019 o Poder Legislativo não exerceu o protagonismo que deveria. Acredito que será um ano produtivo e com espaço para debates de alto nível da política local”.

A Câmara ainda não informou a ordem do dia 3 de fevereiro, ou seja, quantas e quais matérias serão votadas na retomada das sessões.

IPTU

No “apagar das luzes” de 2019, na última sessão do ano, O Legislativo de Guarapuava aprovou a proposta da Prefeitura que isenta o pagamento do Imposto Territorial Predial Urbano IPTU – em loteamentos novos e condomínios fechados de lotes na cidade.

O Projeto de Lei Complementar nº 19/2019 foi aprovado em duas votações, com 13 votos favoráveis, dois contrários e seis vereadores ausentes. – Clique aqui e relembre como foi a votação

Leia Também