Guarapuava

Sistema de saúde sobrecarregado evidencia falta de Unidades Básicas de Saúde em Guarapuava

População está usando as redes sociais para criticar a situação da saúde pública no município e reclama da longa espera para atendimento em UPAs e UBSs

Foto: Reprodução/Facebook

02/05/2022 – 11:39:12

Redação

Nas últimas semanas, a população de Guarapuava está usando as redes sociais para denunciar a situação da saúde pública no município. Falta de médicos, longas horas de espera para atendimento e carência de atendimento especializado para crianças são as principais reclamações da comunidade.

Imagem: Reprodução/Facebook

Não é difícil encontrar postagens como essas em grupos do Facebook ou de Whatsapp, meio que a população está recorrendo para evidenciar problemas nos serviços públicos do município e cobrar soluções dos poderes responsáveis pela administração municipal.

“Algumas pessoas me relataram que o maior problema era, na verdade, a ausência de médico nas UBSs, por isso elas haviam procurado a Unidade de Emergência. Muitos deles têm consciência de que a demora ocorre em virtude do atendimento prioritário que é dado aos casos de emergência, outros, porém, acabam não entendo e ameaçando os funcionários”, explicou a vereadora Prof.ª Bia (MDB), que foi até as Unidades de Saúde de Guarapuava para compreender a sobrecarga no sistema.

Atualmente, o município conta com 30 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) – os antigos ESF (Estratégia Saúde da Família) ou PFS (Programa da Saúde da Família) – que são localizadas em bairros e três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que ficam no Batel, Primavera e Trianon.

“É uma situação bastante complexa. Nós temos UBSs que deveriam atender 4 mil pessoas no bairro e atendem 13 mil, como é o caso da UBS Vila Bela, por exemplo. Quando essas unidades foram implantadas na década de 1990, nós tínhamos mais unidades do que temos hoje. Para dar conta de toda a população, em todos os bairros, precisaríamos de pelo menos mais 10 unidades de saúde. O bairro Dos Estados, por exemplo, não possui uma unidade de saúde, os moradores procuram a UPA Vila Bela, que fica bem distante do bairro e do Centro, por exemplo”, informou Prof.ª Bia.

A vereadora explicou que as visitas às unidades já estavam agendadas e que o gabinete recebeu um alto volume de demandas sobre esse assunto nas últimas semanas. Entre as reclamações constantes estava também a ausência de médicos nas unidades. “Quando um profissional sai de férias, por exemplo, o relato dos moradores é que ninguém cobre esse médico”, disse a vereadora.

Atendimento para crianças

Entre os problemas relatados no sistema de saúde público do município, mães e pais apontam que faltam especialistas em pediatria para tratar de crianças. Na última semana, famílias chegaram a organizar um abaixo-assinado pedindo que fossem disponibilizados pediatras nas UPAs e UBSs, além da criação de um PAI (Pronto Atendimento Infantil) no município.

“Durante as visitas também ouvimos a reclamação recorrente sobre a ausência de pediatras nas unidades. Como estamos em uma época em que a cidade começa a ficar com o tempo mais instável em virtude do inverno, as crianças acabam sendo as primeiras a sofrer com isso e a ausência de pediatras na UBS levam os pais para as portas das UPAS”, explicou Prof.ª Bia.

Mesmo com a diminuição de casos de Covid-19, o sistema de saúde de Guarapuava segue com problemas de lotação e demora no atendimento, o que pode ser intensificado durante o inverno, onde há a proliferação de doenças relacionadas a esse período do ano.

Para Prof.ª Bia, “a principal saída seria a ampliação do atendimento com a atenção primária, no bairro, sem fazer as pessoas se deslocarem três ou quatro quilômetros para encontrar um médico no plantão da emergência” além de “investir em especialistas para cuidar da saúde das crianças”.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Jair Bolsonaro registra candidatura à reeleição no TSE

Brasil

Jair Bolsonaro registra candidatura à reeleição no TSE

10/08/2022 – 19:08:24 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O presidente Jair Bolsonaro...

Lula e Requião farão comício em Curitiba no dia 27 de agosto

Paraná

Lula e Requião farão comício em Curitiba no dia 27 de agosto

10/08/2022 – 14:40:58 Redação Luiz Inácio Lula da Silva e Roberto Requião, candidatos a presidente e...

PSDB Nacional descarta Cesar Silvestri e declara apoio à reeleição de Álvaro Dias

Guarapuava

PSDB Nacional descarta Cesar Silvestri e declara apoio à reeleição de Álvaro Dias

10/08/2022 – 08:47:22 Redação Após ter sua pré-candidatura ao Governo do Paraná barrada pelo Podemos –...

PL proíbe nomeação de parentes de membros do TCE em cargos em comissão no Estado

Paraná

PL proíbe nomeação de parentes de membros do TCE em cargos em comissão no Estado

10/08/2022 – 08:46:16 Com informações de Dircom Alep e revisão de redação Foi protocolado na Alep...

Brasil arrecada e Bolsonaro corta: para onde vai o dinheiro?

Brasil

Brasil arrecada e Bolsonaro corta: para onde vai o dinheiro?

10/08/2022 – 08:04:20 Por Zeca Dirceu Mês a mês a arrecadação brasileira vem batendo recordes. Só em junho,...

TCU condena Dallagnol e Janot a devolverem gastos indevidos

Brasil

TCU condena Dallagnol e Janot a devolverem gastos indevidos

10/08/2022 – 07:11:30 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O TCU (Tribunal de Contas da...