Guarapuava

SPPM promove ações em alusão aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

O intuito destas ações é conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher, além de divulgar os mecanismos legais para coibir a violência de gênero

Imagem: Divulgação/Secom Prefeitura Municipal de Guarapuava

23/11/2022 – 13:07:21

Com informações de Secom Prefeitura Municipal de Guarapuava e revisão de redação

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. 

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, aproximar as mulheres dos serviços especializados é fundamental para que se rompa o ciclo de violência na sociedade. 

“Este ano, o nosso foco é fortalecer a Rede de Enfrentamento à violência contra as mulheres, que é muito articulada em Guarapuava. São diversas ações de mobilização e ativismo que aproximam as mulheres dos serviços especializados e espalham a informação de que há saída para o ciclo da violência doméstica”, destacou a secretária.

A Campanha teve início em 1991, quando mulheres de diferentes Países, reunidas pelo CWGL (Centro de Liderança Global de Mulheres), iniciaram um trabalho com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

Durante esse período, a prefeitura de Guarapuava, por meio da SPPM (Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres), irá realizar ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e divulgar os mecanismos legais para coibir a violência de gênero. Além disso, a Secretaria procura ainda, avaliar os avanços e retrocessos nas políticas públicas, as ações de enfrentamento à violência e a eficácia da Lei Maria da Penha.

Confira a programação

25/11 – 09h – Abertura dos 16 Dias – Blitz para entrega dos folders da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestri, próximo à Havan.

25/11 – 14h – Círculo de diálogo com as mulheres participantes do programa Vida Digna, sobre o tema Violência contra a Mulher – Projetos de Extensão Universitária: “Esperançar” Junto aos(às) Catadores(as) de Materiais Recicláveis de Guarapuava- PR e Projeto Frente de Prevenção à Violência Doméstica ou Familiar contra as Mulheres – UNICENTRO. 

27/11 – 13h – Dia D na UBS Concórdia – Grupo Informação Salva Vidas.

29/11 – 10h – Lançamento do Programa “A Voz Delas” – Faculdade Campo Real. 

29/11 – 14h – Encerramento anual do Projeto Maria da Penha nas Escolas, com as crianças da Escola Municipal Professora Luiza Pawlina do Amaral, no cinema da UNICENTRO – Projeto de Extensão Universitária Florescer. 

29/11 – 19h – Prevenção e Enfrentamento ao Assédio contra Mulheres na Universidade – Projeto Frente de Prevenção à Violência Doméstica ou Familiar contra as Mulheres – UNICENTRO. 

29/11 – 19h – Formatura do Programa de Aceleração de Lideranças. 

01/12 – 13h – Círculo de diálogo com alunas adolescentes do Colégio Mahatma Gandhi – Procuradoria da Mulher.

01/12 – 13h – Círculo de diálogo com alunos adolescentes do Colégio Mahatma Gandhi – Faculdade Campo Real.

01/12 – 13h30 – Círculo de diálogo com pais dos(as) alunos(as) da Escola Municipal Professora Luiza Pawlina do Amaral, participantes do Projeto Maria da Penha nas Escolas – Faculdade Campo Real.

02/12 – 08h e 16h – Círculo de diálogo com pais dos(as) alunos(as) da Escola Municipal Professora Silvanira Acyoli Lins Penha, participantes do Projeto Maria da Penha nas Escolas – Faculdade Campo Real.

05/12 – 8h – Círculo de diálogo com pais dos(as) alunos(as) da Escola Municipal Maria de Jesus Taques, participantes do Projeto Maria da Penha nas Escolas – Faculdade Campo Real.

06/12 – 13h30 – Círculo de diálogo com pais dos(as) alunos(as) da Escola Municipal Hildegard Burjan, participantes do Projeto Maria da Penha nas Escolas – Faculdade Campo Real. 

06/12 – 13h30 e 19h – Palestra sobre “Percepções e Perspectiva Culturais no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar”

06/12 – 14h – Círculo com meninos – CREAS e Faculdade Campo Real.

07/12 – 14h – Oficina com a temática “Divisão Sexual do Trabalho e Reciclagem”, com as famílias participantes do Programa Vida Digna – Projeto de Extensão Universitária “Esperançar” Junto aos(às) Catadores(as) de Materiais Recicláveis de Guarapuava- PR – UNICENTRO. 

08/12 – 08h e 13h30 – Círculo de diálogo com pais dos(as) alunos(as) da Escola Municipal Irene Guimarães Pupo, participantes do Projeto Maria da Penha nas Escolas – Faculdade Campo Real.

Além disso, durante os 16 dias será realizado pelo Patrulha Maria da Penha em salões de beleza de Guarapuava, um “Quizz” de perguntas e respostas para identificar comportamentos existentes em relações tóxicas.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

Brasil

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

30/11/2022 – 17:59:01 Com informações de Agência PT e revisão de redação A Coordenadora de Articulação...

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

Brasil

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

30/11/2022 – 14:59:15 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O Senado aprovou nesta...

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

Guarapuava

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

30/11/2022 – 12:17:13 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A prefeitura de...

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

Guarapuava

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

30/11/2022 – 11:04:51 Redação A LOA (Lei Orçamentária Anual), lei que estabelece como será empregado o...

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

Guarapuava

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

30/11/2022 – 08:54:01 Redação O MPPR (Ministério Público do Paraná), em ofício enviado à Câmara Municipal...

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

Paraná

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

29/11/2022 – 18:24:13 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Um deslizamento de terra na...