Guarapuava

#tbt #01 – Centro de Especialidades, inaugurado em dezembro de 2018, ainda não funciona

Relembre a inauguração da unidade que está inativa há quase um ano

Você sabe o que significa throwback thursday ou #tbt ? Trata-se de um termo que pode ser traduzido, do inglês para o português, como quinta-feira do retorno ou quinta-feira do regresso. “A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais com o hashtag [a combinação do símbolo gráfico # com uma palavra ou frase] para marcar fotos que se refiram ao passado”, destaca Adriano Padilha, Mestre em Comunicação, Arte e Cultura (Universidade do Minho), na publicação em que explica o que é o #tbt, no portal Significados, um repositório online de significados, conceitos e definições sobre variados assuntos.

O comunicador esclarece também que a proposta do hashtag #tbt é a que o internauta publique fotos de um passado recente ou distante, às quintas-feiras. A ideia teria começado na rede social Twitter em 2012, e hoje é utilizada em outras plataformas.

#tbt do iPolítica

Com base nessa atual tendência de interação por meio das ferramentas virtuais, o Ipolítica irá relembrar, sempre nas quintas-feiras, casos que envolvem os agentes públicos e que sejam de interesse da sociedade.

Dessa forma, serão recordadas situações preocupantes para a população, assim como avanços conquistados. É importante destacar que o grupo i-Política não torce contra qualquer administração pública e ou partido político. O trabalho jornalístico do site consiste em informar e buscar esclarecer questões sociais de uma forma democrática.

#01 – Centro de Especialidades

Centro de Especialidades de Guarapuava, inauguração em dezembro de 2018 (Foto: Divulgação)

No primeiro #tbt do iPolítica, a lembrança é sobre a inauguração do Centro de Especialidades de Guarapuava, que foi inaugurado em dezembro do ano passado, mas ainda não funciona. Um empasse de gestão impede o início dos atendimentos na unidade.

O local teve o investimento estadual de R$ 13 milhões, envolvendo a compra de equipamentos. A estrutura, de 3.112 metros quadrados de área, possui mais de 20 consultórios médicos.

O Centro de Especialidades de Guarapuava foi inaugurado em 9 de dezembro de 2018. Portanto, a unidade está inativa há quase um ano. Entre os presentes na inauguração, estiveram a ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, representantes da Sesa-PR, deputados estaduais, prefeitos e vereadores.

No último dia 2 de outubro, uma reunião em Curitiba possibilitou a reformulação do acordo para o funcionamento do Centro. Segundo a Prefeitura de Guarapuava, a Sesa (Secretaria de Saúde do Estado) aceitou a proposta apresentada por secretários de saúde e prefeitos dos municípios da região, referente a efetivação do consórcio de gestão.

De acordo com informações divulgadas pela administração municipal, a Sesa e os municípios acordaram que o Estado irá se retirar do Consórcio, mas firma o compromisso de fazer o repasse de R$ 550 mil ao mês, de forma a aportar recursos fundamentais para também assegurar o funcionamento efetivo do Centro. A condução do Centro de Especialidades e demais despesas serão rateadas entre os 20 municípios da região. O novo acordo deve permitir a realização de 12 mil consultas/mês.

Enquanto o contrato não é firmado e executado, pacientes precisam se deslocar, diariamente, para outras cidades do Paraná em busca de tratamento médico. Ainda não estão definidas quantas e quais especialidades serão disponibilizadas na unidade. Além de Guarapuava, o Centro deve atender, aproximadamente, 450 mil habitantes entre os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.

No dia 11 de novembro, o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, deve participar de uma assembleia, em Guarapuava, às 14h, na sala de reuniões do Centro, para deliberação da saída do Estado do Consórcio. A previsão é que, a partir da reformulação do acordo e criação de um novo estatuto, o Centro de Especialidades inicie as atividades no primeiro trimestre de 2020.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Governo Estadual propõe privatização de três hospitais públicos

Paraná

Governo Estadual propõe privatização de três hospitais públicos

28/11/2022 – 13:04:01 Com informações de assessoria e revisão de redação Os hospitais públicos do Paraná...

Tragédia em Aracruz: Senadores prestam solidariedade, exigem apuração e alertam para liberação de armas

Brasil

Tragédia em Aracruz: Senadores prestam solidariedade, exigem apuração e alertam para liberação de armas

28/11/2022 – 08:44:44 Com informações de Agência PT e revisão de redação Atentados nesta sexta-feira (25)...

Marcelo Castro quer votação da PEC da Transição até 10 de dezembro

Brasil

Marcelo Castro quer votação da PEC da Transição até 10 de dezembro

28/11/2022 – 08:18:30 Com informações de Agência Senado e revisão de redação Relator do Orçamento de 2023,...

Haddad diz que reforma tributária é prioridade do próximo governo

Brasil

Haddad diz que reforma tributária é prioridade do próximo governo

25/11/2022 – 18:35:46 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O ex-prefeito de São Paulo,...

Mesários têm até terça-feira (29) para justificar ausência no 2° turno

Paraná

Mesários têm até terça-feira (29) para justificar ausência no 2° turno

25/11/2022 – 16:14:28 Com informações de TRE-PR e revisão de redação Mesárias e mesários que não...

Diretor-geral da PRF vira réu por improbidade administrativa

Brasil

Diretor-geral da PRF vira réu por improbidade administrativa

25/11/2022 – 14:20:15 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O diretor-geral da PRF...