Guarapuava

#Tbt #03 – Desdizer

O Projeto de Lei nº 52/2019 teve aprovação unânime na Câmara em setembro deste ano. No mês seguinte o Legislativo contrariou a própria decisão e aprovou o veto do prefeito ao mesmo PL

 

O plenário teve a presença de profissionais da categoria nas duas votações do PL (Foto: Divulgação/ Assessoria Parlamentar)

O terceiro #tbt do iPolítica recorda o Projeto de Lei nº 52/2019, aprovado pela Câmara, vetado pelo Executivo Municipal e que teve o veto confirmado pelo próprio Legislativo. O PL teve o intuito de conceder o incentivo financeiro adicional aos Agentes Comunitários de Saúde (ASC) e de Combate à Endemias (ACE).

A proposta é de autoria da Comissão de Saúde da Câmara, formada pelos vereadores (as), Pedro Moraes (PRB), Professora Terezinha (PT)  e Maria Jose (PSDB). O recurso que seria concedido tem origem de uma parcela repassada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para os Agentes, mas Guarapuava ainda não está com a regulamentação necessária para que esse direito seja estabelecido.

Votação ao PL

O projeto foi votado nos dias 9 e 10 de setembro de 2019 e aprovado de forma unânime pelos 21 vereadores nas duas votações. O plenário teve a presença de profissionais da categoria.

Durante as discussões, o vereador Elcio Melhem, Líder do prefeito na Câmara, votou a favor, mas alertou que a administração só executaria a proposta se tivesse condições. “Mais uma vez confirmo meu voto favorável a esse projeto, juntamente com os vereadores que representam a base do Executivo. Também nos comprometemos a sensibilizar a Administração Municipal, no sentido de executar o presente Projeto de Lei. Se trata de um projeto autorizativo, isso significa que o prefeito executará se for conveniente e se estiver dentro das condições financeiras”, afirmou na ocasião.

Veto

De acordo com a decisão do prefeito Cesar Silvestri Filho, o projeto foi vetado por possuir vícios de iniciativa. Segundo o texto de justificativa, o PL viola o “Princípio da Separação dos Poderes”, e está em desacordo com a portaria nº 201/2019, que fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação dos ACS. O Executivo afirmou também que a mesma portaria não menciona em seu texto os ACE.

Na sessão ordinária de 7 de outubro, a maioria dos vereadores aprovou o veto nº 2/2019. Relembre como votou cada parlamentar*.

A favor do veto: Celso Costa (CDN); Danilo Dominico (PSD); Dognei (PDT); Elcio Melhem (PP); Germano Alves (PR); João Napoleão (PROS); Marcelinho (DEM); Marcio Carneiro (CDN); Pedro Moraes (PRB); Samuca (CDN); Valdemar Calixtro (PDT); Valdemar dos Santos (DEM).

Contra o veto: Guto Klosowski (PHS); Luiz Juraski (PRB); Maria José (PSDB); Nelson Riclitski – Dedo (PSB); Professora Terezinha (PT); Rodrigo Crema (PSB); Valdomiro Batista (PRB).

Ausentes: Gilson da Ambulância (PSD); Sergio Niemes (PT).

*O partido político de cada parlamentar corresponde a filiação na época da votação do veto, em 7 de outubro de 2019

Clique aqui e acesse o Projeto de Lei nº 52/2019 na íntegra



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Senadores celebram novo Mais Médicos com mais incentivos

Brasil

Senadores celebram novo Mais Médicos com mais incentivos

Com informações de Agência PT e revisão de redação 20/03/2023 –    O relançamento do programa Mais...

Caixa começa a pagar Bolsa Família com adicional de R$ 150

Brasil

Caixa começa a pagar Bolsa Família com adicional de R$ 150

20/03/2023 – 11:14:29 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação A Caixa Econômica Federal...

Cris Wainer e Professora Terezinha levam demandas guarapuavanas para Brasília

Guarapuava

Cris Wainer e Professora Terezinha levam demandas guarapuavanas para Brasília

20/03/2023 – 07:05:31 Redação Na última semana, as vereadoras Cris Wainer (PT) e Professora Terezinha (PT)...

Governo retomará compras de alimentos da agricultura familiar

Brasil

Governo retomará compras de alimentos da agricultura familiar

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 17/03/2023 – 19:52:38   O governo federal...

MP do salário mínimo é prorrogada por 60 dias

Brasil

MP do salário mínimo é prorrogada por 60 dias

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 17/03/2023 – 17:01:12   A Medida Provisória...

Termina hoje prazo para pré-selecionados do Fies finalizarem inscrição

Geral

Termina hoje prazo para pré-selecionados do Fies finalizarem inscrição

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 17/03/2023 – 14:55:15   Os candidatos...