Search
Close this search box.

TCE-PR alerta: Celso Góes atinge limite de gastos com pessoal e deixa Guarapuava em risco fiscal

A advertência do Tribunal de Contas do Estado ocorre a poucos meses do final do mandato do atual prefeito

Foto: Divulgação/Secom Prefeitura de Guarapuava

31/10/2024 – 07:37:14

Redação

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná enviou um alerta à Prefeitura de Guarapuava, informando que os gastos com o pagamento de funcionários da administração municipal estão muito próximos do limite máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A advertência ocorre a poucos meses do final do mandato de Celso Góes (CDN), que perdeu a eleição deste ano e deverá passar o cargo para seu sucessor, Denilson Baitala (PL), em 1º de janeiro.

O alerta aponta que os gastos com pessoal do Poder Executivo de Guarapuava alcançaram 48,6% da Receita Corrente Líquida (RCL) — o valor total que a prefeitura arrecada. Esse percentual representa 90% do limite legal de 54%, o que significa que o município está próximo de ultrapassar o teto permitido pela lei. O Tribunal de Contas destaca que a administração deve revisar e controlar as despesas com pessoal para garantir a saúde financeira do município e evitar penalidades.

Caso os gastos ultrapassem esse limite, a prefeitura pode enfrentar restrições, como a proibição de novas contratações e possíveis dificuldades para obter repasses de recursos do Estado ou da União, o que tornaria o início do mandato de Baitala turbulento.

 

Leia Também