Search
Close this search box.

TRE-PR promove audiência pública em Guarapuava

No evento, autoridades e áreas técnicas apresentaram informações sobre planejamento das Eleições 2022 e segurança da votação eletrônica e responderam dúvidas da população

Foto: Divulgação/TRE-PR

06/10/2021 – 07:30:00

Com informações de TRE-PR e revisão de redação

O presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), desembargador Tito Campos de Paula, participou de uma audiência pública no Fórum Eleitoral de Guarapuava na noite desta terça-feira (05). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral do Paraná no YouTube.

O presidente do TRE-PR falou sobre a contribuição da Justiça Eleitoral para a sociedade e fez um relato sobre a consolidação do processo democrático do país. “Não basta ser um estado de Direito se não houver democracia, cujo fundamento principal é a soberania”, disse sobre o poder que emana do povo por meio do voto.

O desembargador Tito Campos convidou o eleitorado de Guarapuava que não esteja quite com a Justiça Eleitoral a regularizar a sua situação, bem como os jovens a realizarem o alistamento, para votar nas próximas eleições.

O diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach, ressaltou que o TRE-PR não mede esforços para atender aos anseios da população. “Esta iniciativa, com a participação de equipes técnicas da sede e das 43ª e 44ª zonas eleitorais de Guarapuava, é uma demonstração da preocupação da Justiça Eleitoral do Paraná em fortalecer a relação institucional com a sociedade”, disse.

Assista à audiência pública de Guarapuava na íntegra

Eleições 2022

A secretária de Planejamento de Estratégia e Eleições, Solange Maria Vieira, lembrou que o eleitorado paranaense é formado por cerca de 8 milhões de pessoas, que votam em 25,7 mil seções eleitorais, onde atuam 100 mil mesárias e mesários.

Em 2022, a eleição acontece no dia 02 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro, se houver segundo turno. Serão disputadas vagas nas Assembleias Legislativas, Câmara Federal, Senado, Governo de Estado e Presidência da República.

Acesse o PDF da apresentação do planejamento das Eleições 2022

Segurança da urna

O secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar de Deus, falou sobre a transição do voto em cédula para o voto eletrônico. No local, foram apresentadas para o público uma antiga urna de madeira, uma urna de lona, um módulo de impressão de votos usado nas Eleições 2002 e uma urna eletrônica modelo 2000.

Acesse a apresentação completa sobre a segurança da urna 

Presenças

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula; doutor Ricardo Alexandre Spessato de Alvarenga Campos, juiz da 43ª Zona Eleitoral; doutor Luiz Carlos Hallváss Filho, promotor da 43ª Zona Eleitoral; e diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach.

O hino nacional foi executado pela banda Fora da Pauta, formada por autoridades, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral do Paraná, em uma apresentação gravada.

Por medida de segurança sanitária, o público presencial foi limitado a autoridades e representantes de partidos políticos e de entidades públicas e privadas convidados. Autoridades e áreas técnicas do Tribunal responderam dúvidas do público presente e também as enviadas pelo chat da transmissão no YouTube.

Leia Também