Vereadores aprovam criação da “Câmara Jovem de Guarapuava”

O projeto prevê a participação de 21 representantes eleitos dentro das escolas do município e o mandato terá a duração de dois períodos legislativos, ou seja, um ano civil

Foto: Divulgação/Ascom Câmara Municipal

27/06/2022 – 18:52:37

Redação

As vereadoras e vereadores de Guarapuava aprovaram, nesta segunda-feira (27), o Substitutivo Global 15/2022, que institui o Programa Câmara Jovem no município. A proposta é simples: 21 estudantes, de escolas públicas do município, irão acompanhar e exercer as funções do Legislativo Municipal durante um ano. Eles poderão, inclusive, apresentar propostas legislativas no plenário.

“O que nós queremos com esse projeto é o envolvimento dos nossos estudantes com o pleno exercício da cidadania e da participação política ativa na cidade, uma vez que busca estimular os estudantes a compreenderem o papel dos três poderes, especialmente o Legislativo, com suas atribuições e como as suas ações impactam a sociedade”, explicou a vereadora Prof.ª Bia (MDB), autora do projeto, que é co-assinado pelos vereadores Bruna Spitzner (PODE) e Pedro Moraes (Republicanos).

Segundo Prof.ª Bia, o projeto “nasceu de conversas com diretores e diretoras das escolas, que por mais de uma vez sugeriram um projeto dessa natureza”. Ela também informou que, em conversa com o Secretário de Educação Pablo Almeida, a Secretaria de Educação já tinha em mente um projeto semelhante, então eles resolveram unificar a proposta.

“[Porque] o projeto também visa uma formação educativa, uma vez que tem como pauta conceitos como a função do legislador, a importância da técnica legislativa para elaboração de projetos de lei e a importância efetiva de uma proposta e do seu cumprimento no dia a dia. Além disso, um dos alicerces é o desenvolvimento de habilidades como a liderança, bem como do compromisso com a ética, a transparência e o bom uso dos recursos públicos”, defendeu Prof.ª Bia.

Estrutura

Poderão participar do programa estudantes de escolas públicas de Guarapuava, que tenham entre 12 e 16 anos e estejam regularmente matriculados. Cada escola deverá eleger seu próprio representante e cada um dos eleitos será apadrinhado por um dos 21 vereadores e vereadoras do município. Os alunos participantes também devem ter a “ficha limpa” na escola.

É importante ressaltar que a participação no programa não implica em nenhum tipo de filiação partidária dos estudantes.

Leia Também