Guarapuava

Vereadores aprovam criação da Secretaria Municipal de Cultura em Guarapuava

Orçamento para nova pasta será remanejado da Secretaria Municipal de Educação, que já era responsável pela cultura no município

Foto: Divulgação/Secom Prefeitura de Guarapuava

10/05/2022 – 11:42:15

Redação

Guarapuava terá uma secretaria municipal exclusiva para a Cultura, foi o que aprovaram, em primeira discussão e votação, os vereadores e vereadoras, na sessão desta segunda-feira (09), ao serem favoráveis ao PL 26/2022, que desmembra a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e cria a pasta na Prefeitura Municipal.

“Guarapuava tem mais de 200 anos e somente agora nós estamos oficialmente criando uma Secretaria [de Cultura] […] sem cultura nós temos atraso, e não temos só um atraso cultural, intelectual, é o atraso social e uma sociedade. A cultura nos lapida como ser humano, nos leva acesso a outras formas de compreender, e transformar, a nossa realidade. É um dia histórico porque nós estamos, oficialmente, destinando recursos. A cultura não é só para desenvolver o talento dos artistas, mas para levar a cultura à população, para que a população possa assistir teatro, dança, enfim todas as manifestações culturais”, explicou a vereadora Professora Terezinha.

De acordo com o PL, a Secretaria Municipal de Cultura terá um orçamento de R$ 3.450,000 milhões para este ano. Os recursos serão remanejados do orçamento da Secretaria Municipal de Educação, que já era a responsável por administrar a cultura no município.

“Como vereadora de oposição já visitava a Secretaria, em construção no início do então mandato dessa gestão, falando da importância desse debate da Secretaria de Cultura. Nós não temos contrariedade. Naquele momento, inclusive, alertamos que não era possível, entendendo também que, naquele momento, além da criação [da secretaria] estavam-se criando cargos comissionados dentro da estrutura da prefeitura. Por isso, naquele momento lá, também levantamos essas questões. Mas agora, de maneira coerente, com o orçamento desvinculado da própria Secretaria, garantindo o espaço de todos os departamentos e divisões ali colocados, garantindo que a cultura não é só um espaço de um artista, ou de outro, mas são das várias manifestações culturais”, disse a vereadora Cris Wainer (PT).

A SECULT, como será nomeada, terá como secretária municipal a artista Rita Felchak, que já estava a frente da diretoria de cultura na Secretaria de Educação. Além de promover o fomento à cultura e artistas, a nova pasta também deverá desenvolver projetos junto às escolas municipais.

“A criação dessa Secretaria é uma pauta que nós defendemos desde o início do nosso mandato. É preciso democratizar o acesso à cultura e à arte, por isso sou favorável a uma Secretaria específica para esse fim. Entendemos que a necessidade, e a existência, de uma Secretaria que possa se responsabilizar diretamente pelo fomento às culturas existentes em nossa cidade, ampliando os projetos, e incluindo todos e todas no debate que deve ser construído”, declarou a vereadora Prof.ª Bia (MDB).

O PL foi aprovado por unanimidade entre os vereadores e vereadoras e deve passar por uma segunda discussão e votação antes de seguir para sanção do prefeito municipal.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

Brasil

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

30/11/2022 – 17:59:01 Com informações de Agência PT e revisão de redação A Coordenadora de Articulação...

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

Brasil

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

30/11/2022 – 14:59:15 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O Senado aprovou nesta...

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

Guarapuava

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

30/11/2022 – 12:17:13 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A prefeitura de...

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

Guarapuava

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

30/11/2022 – 11:04:51 Redação A LOA (Lei Orçamentária Anual), lei que estabelece como será empregado o...

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

Guarapuava

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

30/11/2022 – 08:54:01 Redação O MPPR (Ministério Público do Paraná), em ofício enviado à Câmara Municipal...

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

Paraná

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

29/11/2022 – 18:24:13 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Um deslizamento de terra na...