Search
Close this search box.

Vereadores discutem o funcionamento de academias no município durante a pandemia

Enquanto alguns apoiam a medida, outros defendem a manutenção do isolamento social

14/04/2020 – 10:15:11

Redação

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na tarde de ontem (13), em ambiente virtual, os vereadores discutiram uma indicação proposta pelo vereador Gilson da Ambulância (SOLIDARIEDADE) que solicita a reabertura das academias em Guarapuava durante o período de pandemia.

“O pessoal das academias nos procurou e eles tem um embasamento legal para apresentar ao senhor prefeito e, ao senhor presidente da câmara, se preciso for, para que as academias possam, dentro de uma orientação da vigilância sanitária, voltar a funcionar”, explicou Gilson.

A indicação foi endossada pelo vereador Rodrigo Crema (PSL), que ressaltou o benefício de exercícios físicos para uma boa imunidade.

“Eu gostaria de lembrar do tópico importante da academia que é o de aumento de imunidade. Está mais do que provado que exercícios físicos aumentam a imunidade. E nesta pandemia quem tem mais imunidade tem menos pneumonia, e consequentemente, menos morte”, afirmou Crema.

A solicitação, entretanto, foi criticada por vereadores que defendem a manutenção do isolamento social como uma forma de achatar a curva de contágio do coronavírus.

“Sabemos da questão econômica, e isso vai afetar muito, não só Guarapuava, o país, mas o mundo como um todo. Mas nós estamos em um momento que temos que priorizar a vida, como disse o vereador [Elcio Melhem], e o que dizem as autoridades sanitárias não só do país, mas do mundo todo, que a única forma de nós contermos a curva é com o isolamento social”, pontuou a vereadora Maria José (PODEMOS).

Elcio Melhem (PODEMOS) também se mostrou contrário ao afrouxamento das medidas de isolamento social no município.

“Se nós começarmos a abrir mãos desse isolamento, como alguns pretendem, nós vamos fazer com que as aglomerações aconteçam nas ruas da nossa cidade. Isto já está devidamente provado e comprovado, que essas aglomerações têm feito com que está doença se alastre”, destacou o vereador, afirmando ainda que “devemos ser mais rígidos para que tenhamos em mente a defesa da saúde da nossa população”.

Segundo a vereadora Professora Terezinha (PT), é muito “perigoso defender isso neste momento”, e, mesmo não sendo da base aliada ao prefeito na Câmara, ela ressaltou que os vereadores devem “dar apoio [ao Executivo] para que se mantenham as medidas de controle de funcionamento do comércio para que o isolamento social seja mantido”.

Ela também destacou que “os profissionais [de educação física] não têm medido esforços para fazer suas aulas online também, orientando essas pessoas [que necessitam de acompanhamento profissional para realização de exercícios]”.

Os mesmos vereadores já haviam demonstrado, na semana passada, preocupação com a aglomeração gerada pela recente abertura tabelada do comércio no município.

Leia Também