22/09/2021 – 09:00:33
Redação
Na sessão desta terça-feira (21), os vereadores e vereadoras aprovaram, por unanimidade, o Requerimento 141/2021, que faz uma Moção de Apelo ao Secretário Estadual de Educação, Renato Feder, para que sejam mantidos os cursos profissionalizantes sequenciais nos colégios estaduais de Guarapuava.
“É inaceitável essa ação que o nosso Secretário de Educação está querendo fazer. Com uma canetada ele quer extinguir esses cursos. Estamos em um momento pandêmico, o mercado de trabalho necessita desses alunos lá formados e não sei de onde ele tirou a exclusão desses cursos”, disse o vereador Nego Silvio (PODEMOS), que levou o tema até a Comissão de Educação da Casa de Leis.
Em Guarapuava, os cursos profissionalizantes são ofertados há anos pelos Colégios Estaduais Francisco Carneiro Martins, Ana Vanda Bassara e Cristo Rei. Em sua justificativa, o requerimento explica que “pelo cenário pandêmico provocado pelo novo Coronavírus, houve diminuição na demanda dos cursos a partir de 2020”, entretanto o texto reforça que o cenário “é atípico no mundo inteiro e, portanto, não deve ser utilizado como fator determinante para o fechamento de turmas”.
Os vereadores e vereadoras que apresentaram o requerimento, Prof.ª Bia (MDB), Cris Wainer (PT) e Pedro Moraes (PRB), que formam a Comissão de Educação, ressaltaram que o fechamento dos cursos sequenciais acarretará um retrocesso social e profissional no município.
“A educação é para todos. Nós é que temos que ir atrás dos nossos alunos, dos nossos jovens e garantir acesso à educação pública e de qualidade”, enfatizou a vereadora Cris Wainer.
Atualmente, Guarapuava conta com mais de dez modalidades de cursos profissionalizantes, oferecidos de forma gratuita, espalhados pelos colégios estaduais do município. São ofertados dois tipos de capacitação: cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursados juntamente com o ensino regular, com duração de quatro anos e cursos técnicos subsequentes, destinados aqueles que já são formados no ensino médio, com duração de um a dois anos.