Foto: Divulgação/Secom Prefeitura de Guarapuava
08/07/2020 – 14:43:30
Redação
O recesso marca o fim do Primeiro Período Legislativo Ordinário da Câmara Municipal, ocorrido no último dia 30, e dá início à suspensão das atividades parlamentares até a primeira segunda-feira do mês de agosto.
Entretanto, em Guarapuava, os vereadores iniciaram o recesso parlamentar sem votar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o que, tecnicamente, não é permitido pelo Regimento Interno da Casa de Leis.
Segundo o §4° do Art. 30 do Regimento, “o período Legislativo Ordinário não será interrompido sem a aprovação do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias”. Ou seja, o entendimento é de que as sessões ordinárias da Câmara Municipal deveriam ter continuado até a votação da LDO, independentemente do final do Primeiro Período Legislativo.
De acordo com o presidente da Casa, João Napoleão (PODEMOS), serão convocadas sessões extraordinárias durante todo o mês de julho. Dessa maneira, a LDO pode ser votada ainda neste mês pelos vereadores.
“Nós iremos continuar aqui no plantão o mês de julho inteiro. O mês de julho todo nós iremos fazer, de uma forma legal, [sessão] extraordinária. Não ordinária porque encerramos o período conforme manda o nosso Regimento Interno”, afirmou o vereador durante a última sessão do período.