01/07/2022 – 19:56:38
Com informações de Ascom Câmara Municipal e revisão de redação
Como parte do trabalho de intermediar negociações pela redução da tarifa do transporte coletivo em Guarapuava, as vereadoras e vereadores do município participaram de uma apresentação por parte da empresa Grand Hill Consultoria sobre a composição e o cálculo técnico utilizados para definir a tarifa real repassada ao usuário. O objetivo é identificar os principais problemas relacionados à operação do sistema do transporte público no município e apontar soluções.
“De um lado nós temos a empresa, que alega que está com problemas financeiros – muitos deles causados pela pandemia de Covid, o que fez com que o caixa da empresa tivesse uma queda brusca, trazendo alguns prejuízos. De outro, nós temos os trabalhadores, que no seu pleno direito constitucional, paralisaram as atividades em razão do atraso do pagamento da data base, que é um direito dos trabalhadores”, explicou Prof.ª Bia (MDB), que é a relatora da Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara Municipal.
O Legislativo intermedia, também, conversas entre a empresa e os funcionários para ajudar a encontrar um ponto comum sobre os salários.
“A comissão está buscando ouvir as partes para tentar chegar a um ponto em comum para que a população não fique sem o transporte, mas para que os trabalhadores também tenham o seu direito respeitado e cumprido conforme determina a lei”, disse a vereadora.
Ela também defendeu a gratuidade no transporte coletivo do município e indicou que está estudando modelos que já existem em outras cidades. “Nós temos um transporte hoje em que o usuário é quem paga todo o custo do sistema e a nossa luta é para que o trabalhador tenha acesso livre, afinal, a carga tributária que pagamos no Brasil já é bem alta, logo o transporte gratuito não é um favor do poder público para os cidadãos, mas um dever. No fim das contas, nada é de graça, tudo vem dos impostos que pagamos. Então também estamos estudando esses modelos para apresentar no momento certo essa discussão da gratuidade”, pontuou Prof.ª Bia.
Participaram da reunião as vereadoras e vereadores da Comissão de Assuntos Relevantes, Pedro Moraes (Republicanos), Prof.ª Bia (MDB), Cris Wainer (PT), Joel Barbosa (SD) e Paulo Lima (PODE), demais vereadores que estão colaborando, representantes da empresa Pérola do Oeste, da Grand Hill Consultoria e o Secretário de Trânsito e Transportes de Guarapuava, Adalberto Campos.
“No momento audiências de conciliação entre a empresa e os trabalhadores estão em andamento. Por parte da comissão, os trabalhos já estão adentrando na fase de análise de todos os dados que colhemos até o momento, como custos da empresa e cálculos tarifários atualizados, quilometragem feita na cidade, número de carros (ônibus). Após essa análise, vamos adentrar na fase final, onde a Comissão irá fazer as recomendações que achar pertinente e apresentar o relatório aos demais pares da Casa”, finalizou Prof.ª Bia.