Search
Close this search box.

WinterShow sobre rodas

Na dinâmica de máquinas os motores soaram forte e o público apreciou o melhor do maquinário agrícola de última geração

8/11/2019

Por Ygor Dores

Foto: Ygor Dores

Dos dias 15 à 17 de outubro de 2019, a Cooperativa Agrária e a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), realizaram no distrito de Entre Rios – Colônia Vitória, a 16º edição do Winter Show, a maior feira de cereais de inverno do Brasil. As temáticas deste ano abordaram a inovação, destacando a relação entre o campo e o processo de modernização tecnológica. No total foram mais de setenta empresas que garantiram seus espaços na feira. Além de exposições e palestras, o Winter Show contou com eventos especiais na sua programação. Um destes foi a dinâmica de máquinas, ocorrida na tarde do segundo dia, e que trouxe o melhor do maquinário agrícola presente no mercado. Ao todo foram apresentadas sete máquinas para o desenvolver das mais variadas atividades referentes ao campo.

Foto: Ygor Dores

Foi com o trator Steiger 420 articulável, que os representantes da americana CASE fizeram sua demonstração na dinâmica de máquinas do WinterShow 2019. O monstro de quatro metros de altura impressionou pelo tamanho mas também pelo desempenho. A máquina além da altura, possui 7,5 metros de comprimento e 4,4 metros de largura. O motor tem potência máxima de 411 cavalos, seis cilindros e 24 válvulas, contando com um tanque de combustível de capacidade para 829 litros. Com relação à transmissão, é do tipo automática FullPowerShift 16×2. Os pneus são duplos 710/70R42. O peso dessa combinação entre grande porte e alta potência é de 17.581 kg admitindo um máximo de 19.051 kg.

Foto: Ygor Dores

O trator T230 CVT juntamente da plantadeira Momentum 24, representaram a marca finlandesa Valtra. O T230, possui motor eletrônico AGCO Power de 6 cilindros e 230 cavalos. A Transmissão Continuamente Variável (CVT), é exclusiva da marca, e possibilita performances variadas de acordo com cada serviço, reduzindo consideravelmente probabilidade da ocorrência de problemas motores. A plantadeira Momentum por sua vez, operou em 24 linhas de plantio, um total de 10,8 metros de extensão. O destaque foi para a caixa central, que comporta 5.130 litros, equivalente a 3.900 kg de semente, uma das maiores da categoria. A Momentum também possui chassi dobrável de 3,6 metros de largura quando fechada, podendo diminuir para até 3,2 metros, facilitando o transporte em rodovias. o tempo para abertura ou fechamento do chassi é de noventa segundos.

Foto: Ygor Dores

As máquinas representantes da KUHN foram a pulverizadora Boxer 2000 e o distribuidor Accura 1600, acoplado à Boxer. Quanto à pulverizadora, conta com um tanque que comporta dois mil litros de químicos e barras para a distribuição que variam entre 21 e 25 metros, possibilitando uma vazão pulverizadora de 175 a 190 litros por minuto. A cabine é ergonômica, o que possibilita maior conforto e segurança ao condutor. O motor é de 126 cavalos e o chassi reforçado, contando com uma suspensão do tipo pneumática. Já o distribuidor Accura de fertilizantes e adubos, em trabalho conjunto com a Boxer, permite otimizar a distribuição no mesmo rastro da pulverização, o que evita outras máquinas e consecutivos amassamentos da lavoura. O distribuidor tem capacidade de 1600 litros, largura útil de trabalho de 36 metros e taxa máxima de aplicação de 1200 kg por hectare.

Foto: Ygor Dores

Por fim, as máquinas pequenas também tiveram seu espaço na dinâmica.  Em primeiro plano está a pá carregadeira GIANT D337T, com motor Kubota 3 cilindros e 33 cavalos. Embora compacta, consegue erguer até 1650 kg numa altura de 2,825 metros. Atrás está o MERLO TF 33.7, que tem como funcionalidade empilhar bags de semente, adubo, abastecer plantadeiras, entre outros serviços com maior agilidade e eficiência do que empilhadeiras comuns. A máquina consegue elevar cargas até 6,7 metros de altura, suportando 3,3 toneladas. O motor é de 75 cavalos e o peso 6500 kg.

Leia Também