11/08/2024 – 10:06:40
Redação
Eu morro e não vejo tudo
Com está frase o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, Valtair Siqueira Albertti, começou um vídeo que circulou nas redes criticando o Deputado Federal Estacho. Valtair entrou na disputa do título de “Miss/Mr Direitão de Guarapuava”. No currículo de Valtair temos feitos notáveis como diploma de ensino médio fraudado e expedido pelo antigo Colégio Catequista, exoneração de cargo público por ser ficha suja, pedido judicial de devolução de diárias usadas irregularmente quando era vereador e até, pasmem, “empréstimos” de dinheiro que o ex-político fez da Câmara no caso “Irmãos dos Vales”, esquema ilegal descoberto pelo MP.
O inimigo (dos coronéis) é o PT
E falando em frases de impacto, o ex-prefeito, aspirante de coronel e atual coordenador da campanha de Celso Góes à reeleição, Cesar Silvestri, frisou na convenção do Cidadania que o inimigo deles é o PT. De fato, se o PT ganhar, os mais de 250 cargos comissionados que os coronéis sustentam na prefeitura serão exonerados. Sem falar no pente fino que sofrerão todas as contratações feitas pela dupla Celso e Cesar, inclusive a da iluminação pública, uma licitação multi milionário feita guéla abaixo por Silvestri. Para o coronelismo de Guarapuava o maior inimigo é o PT.
Antonio Araújo: o super vice
O sonho de todo político é ser um Antoninho! Experiente, simpático, ficha limpíssima, instruído, cuidadoso, culto (…) O vice escolhido pelo Dr Antenor foi ovacionado na convenção da Coligação Uma Só Guarapuava. Depois do anúncio, vieram sinalizações de apoio da classe médica e empresarial da cidade que ficaram animadíssimas com o ingresso do Dr Antonio na chapa do outro doutor. A dupla da saúde tem uma sintonia que vai do amor pela profissão, passa por um afinamento musical – cantaram juntos Belchior na convenção – e chega até o senso sólido de responsabilidade por Guarapuava. É bonito de ver políticos que não precisam da política para viver se doando – sim, ainda existem esses!
O aventureiro desafiador
Os coronéis locais bem que tentaram, mas seus ataques contra Denilson Baitala (PL), o novo rosto da direita, soam mais como desespero do que estratégia. Chamar sua candidatura de “aventureira” e subestimá-lo em Guarapuava é uma tática manjada, que revela o medo de perder o controle. Mas Baitala não está sozinho nessa jornada. Com o peso de Ratinho Júnior e Bolsonaro ao seu lado, ele já garantiu seu registro no TSE e está pronto para encarar o que restou da velha guarda. As ameaças veladas de Cesar Silvestri e Celso Góes não passam de gritos de uma era em declínio. Baitala chegou para enfrentar, e os coronéis, que se cuidem.
E a sua casa, está em ordem?
Celso Góes e Cesar Silvestri mais uma vez recorrem à velha tática do medo, usando o PT como espantalho para assustar os guarapuavanos. Sem ousar mencionar o nome de Dr. Antenor, eles preferem alimentar o ódio contra o Partido dos Trabalhadores, que hoje governa o Brasil. Os ataques são previsíveis e batidos: alegam que o PT vai lotar a prefeitura de forasteiros, trazer o MST, e por aí vai. Mas e aquela viagem para um resort de luxo bancada com dinheiro público? E as contas do CISGAP reprovadas pelo TCE-PR na gestão de Silvestri Filho? E as diversas investigações do MPPR sobre contratos duvidosos nas administrações de Celso Góes e Cesar Silvestri? Parece que quem tem usufruído das benesses públicas por tanto tempo está mesmo apavorado com a possibilidade de perder o controle. E, na falta de argumentos, o jeito é tentar manter os guarapuavanos sob um medo infundado, enquanto os verdadeiros saqueadores continuam dentro da casa.