Search
Close this search box.

Curtinhas iPolítica

Está na hora do resuminho ácido da semana política que se passou. Puxa a cadeira a vem ler o que está acontecendo nos bastidores das eleições 2024

Arte: Jonathan Bemol

19/08/2024 – 10:53:22

Redação

Na corda bamba do Legislativo

Pedro Moraes chegou a ser cotado como vice do Dr. Antenor e agora parece ter entrado no inferno astral político. Colou em Celso Góes numa campanha nada entusiasmada, que não dá o mínimo sinal de ser vitoriosa e, por conta da má escolha, perdeu dois terços do apoio dos seus pares vereadores e atualmente conta com 0% de suporte da bancada feminina na Câmara. A reeleição de Moraes como presidente do Legislativo, que já era duvidosa, agora está mais para impossível e isso já anima a bancada de oposição que tende a crescer nestas eleições. Será que, finalmente, teremos uma Presidenta da Câmara?

Quem vai encher o bolso?

Preparem-se, porque os nossos futuros vereadores, que serão empossados no ano que vem, já vão começar a carreira política ganhando um belo presente: um salário de R$ 15 mil. E quem são os gênios por trás dessa generosidade com o próprio bolso? Nada menos que Celso Costa, Cezinha da Maluza, Cristóvão da Cruz, Dognei, Elcio Melhem, Gilson da Ambulância, Marcelinho, Marcio Carneiro, Nego Silvio, Paulo Lima, Pedro Moraes, Prof.° Saulo, Vardinho e Wilson Anciuti. Então, é bom pensar duas vezes antes de apertar o “confirma” na urna, porque o seu voto pode custar bem caro.

Carlis em campanha

O Carli velho, ex-prefeito que todo mundo conhece, agora arrasta o Carli novo – que ninguém conhece – pelos bairros e distritos da cidade, como quem leva pela mão uma criança perdida. Nos últimos dias, a dupla resolveu bater perna no Guairacá e Xarquinho, e até que foram bem recebidos. Mas sejamos sinceros: o calor do povo não é exatamente por amor ao candidato ou por saber quem ele é. Na verdade, parece que o pessoal está sentindo uma nostalgia dos tempos de Carli, o que, convenhamos, faz sentido diante da desastrosa gestão do prefeito atual, Góes. Só tem um detalhe que ninguém deveria esquecer: Carli velho ajudou a colocar Góes lá e, surpresa, Carli novo é o vice de Góes! E agora, como fica essa história?

Deu a louca no Ambulância

O PSB fechou aliança com o PT e, oficialmente, está apoiando a candidatura do Dr. Antenor. Mas, todavia, entretanto, contudo, parece que o vereador Gilson da Ambulância decidiu que as regras do partido não se aplicam a ele. Em vez de seguir o combinado, o figurão resolveu fazer campanha para outro candidato, ignorando completamente a coligação. E a fofoca já corre solta: alguns psbistas estão indignados com essa traição descarada e já estão se organizando para denunciar a infidelidade partidária em grande estilo na capital. Alguém avisa o Gilson que ele não é dono da sirene?

Festa dos doutores

Sabadão tem lançamento de campanha da dupla Dr. Antenor e Dr. Antonio e, pelo que corre na rádio peão-eleição, o evento vai ser grande! A lista de convidados confirmados está cada vez maior e conta com figuras de peso dos partidos coligados e federados: Zeca, Gleise, Tadeu, Ênio, Aliel, Requiãozinho, Luciana, Goura, Arilson, são algumas das excelências que devem comparecer ao evento. Agora, pasmem, se diz por aí que Geraldo Alckmin, o vice-Lula, está no aquecimento para Guarapuava. Aguenta coração!

Corre, mamãe, pega o cofrinho!

Parece que Cesar Silvestri Filho vai precisar mexer na herança da família para financiar a campanha de Celso Góes, o mesmo que ele fez questão de isolar politicamente. O que se ouve por aí é que os investidores tradicionais não estão muito interessados na campanha de reeleição do atual prefeito. Já o Cidadania está praticamente quebrado, sem muito dinheiro do Fundo Eleitoral Partidário e sem uma coligação decente para salvar a pele de Góes. E agora, será que a família Silvestri vai bancar o isolamento que empurrou Góes para o abismo?

Leia Também