20/06/2024 – 15:13:21
Redação
Na próxima semana os vereadores e vereadoras de Guarapuava deverão votar o Projeto de Lei (PL) 28/2024, que estabelece as diretrizes orçamentárias do município para o exercício de 2025. Pensando em garantir que parte do orçamento seja direcionado ao atendimento de grupos prioritários de Guarapuava, a vereadora Prof.ª Bia (PV) apresentou uma emenda que busca ampliar o atendimento a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, visando uma inclusão mais abrangente e uma melhoria na qualidade de vida dessas pessoas.
“Sempre recebemos solicitações de idosos e pessoas com deficiência sobre a mobilidade na cidade e a reclamação é válida. Além disso, recebemos reclamações de muitos cuidadores de idosos que nos relataram a dificuldade em parques e praças. Em alguns parques, por exemplo, há uma dificuldade enorme de passeio com idosos devido ao piso destruído, o que cria empecilhos para bengalas, andadores, cadeiras rodas”, explicou a vereadora.
Segundo a proposta, a ampliação do atendimento envolve a implementação de uma infraestrutura abrangente que inclua escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), espaços de convivência, serviços de saúde, mobilidade e acessibilidade no meio urbano. A vereadora destacou que a acessibilidade ainda é um ponto crítico em Guarapuava, especialmente nas áreas periféricas, onde a população mais vulnerável reside.
“Muitos lugares não possuem acessibilidade alguma e na maioria dos casos não é nem responsabilidade da prefeitura, mas sim dos proprietários, como é o caso das calçadas particulares, por exemplo. A legislação municipal determina um padrão de construção que não é seguido e aí também falta fiscalização por parte do órgão responsável. Neste sentido, apresentamos essa proposta ao Poder Executivo, para que dentro das suas competências, possa repensar a política de mobilidade urbana, principalmente para atender aos idosos e as pessoas com deficiência e também iremos apresentar uma proposta de modificação da Lei, do Código de Posturas, para tentar preencher essa lacuna também”, declarou a vereadora Prof.ª Bia.
Acessibilidade e inclusão
A proposta de emenda surge em um contexto em que a necessidade de políticas públicas inclusivas é cada vez mais evidente. A vereadora argumenta que, apesar dos avanços, ainda há um longo caminho a percorrer para que Guarapuava se torne uma cidade plenamente inclusiva.
“Aquilo que cabe ao Município vem sendo executado, mas há sempre espaço para melhorar. Hoje nós ainda temos um problema, principalmente no centro, que dificulta a mobilidade de pessoas com deficiência, por exemplo. Então é necessário olhar para esses problemas estruturais – problemas que não surgiram agora, então não estamos aqui para criticar a atual gestão, mas justamente para fazer apontamentos que podem contribuir e, felizmente, digo que tenho tido uma abertura junto ao Poder Executivo sempre que recebo essas solicitações e as apresento ao prefeito”, disse Prof.ª Bia.
Aplicação de recursos
A emenda modificativa prevê que os recursos orçamentários sejam direcionados de forma prioritária para a construção e manutenção de infraestrutura que favoreça esses quatro grupos prioritários no município. Além disso, a proposta enfatiza a importância de iniciativas que promovam a mobilidade e a acessibilidade, especialmente para as pessoas com deficiência.
“Nosso objetivo é garantir que o orçamento de 2025 contemple de forma eficaz as necessidades de quem mais precisa. A aprovação dessa emenda será um grande passo para tornar Guarapuava uma cidade mais justa e inclusiva”, concluiu a vereadora.