Search
Close this search box.

Prof.ª Bia propõe nova revitalização da Praça da Fé em Guarapuava

Vereadora solicita intervenções mais abrangentes para resolver problemas que persistem e promover a valorização do espaço, incluindo a recuperação dos espelhos d’água, reinstalação da cascata e melhoria da iluminação noturna

Foto: Divulgação/Dircom Câmara Municipal

07/06/2024 – 19:29:17

Redação

A vereadora Prof.ª Bia (PV) protocolou, nesta sexta-feira (07), uma nova indicação à Prefeitura de Guarapuava, solicitando uma revitalização abrangente da Praça da Fé. Esta não é a primeira vez que a vereadora faz um pedido semelhante. No início de seu mandato, ela já havia solicitado intervenções no local, que foram atendidas pela administração municipal.

“Esse é o segundo pedido que nós fazemos, na verdade. No início do mandato apresentamos um pedido ao então Secretário de Obras e também vice-prefeito, Samuel Ribas, solicitando a intervenção naquele espaço e a prefeitura nos atendeu. Agora, a pedido da comunidade, estamos apresentando um novo requerimento, porém com um pedido mais complexo”, explicou Prof.ª Bia.

Segundo a vereadora, a proposta atual visa abordar questões que ainda não foram resolvidas, como a recuperação dos espelhos d’água, a reinstalação da cascata e a melhoria da iluminação noturna, aspectos que têm sido alvos de reclamações por parte da população. Ela também destacou a importância da revitalização para a comunidade local.

“Lá ainda existem aqueles espelhos d’água ou um minilago, por assim dizer. As pessoas nos perguntam o que aconteceu com aquela cascata maravilhosa que existia lá; o que houve com a iluminação noturna que deixava o espaço mais bonito, entre outros detalhes. Infelizmente o vandalismo destruiu parte da estrutura. A nossa proposta é que o Poder Executivo revitalize aquele espaço para que possamos incentivar a população a frequentar e nos ajudar a cuidar da praça como um item valioso do nosso patrimônio natural”, disse Prof.ª Bia.

Além da recuperação das estruturas existentes, a vereadora sugeriu a realização de eventos no local para tornar a praça mais atrativa e utilizada pela comunidade. “Outro pedido para o Executivo é que, por meio das secretarias de meio ambiente, turismo e eventos, aquele espaço possa ser utilizado para eventos no bairro Dos Estados, garantindo ao bairro e demais habitantes do município mais uma alternativa de lazer no centro da cidade”, defendeu Prof.ª Bia.

Praça da Fé

A Praça da Fé, um espaço ecumênico dedicado à fé da população guarapuavana. Situada nas proximidades do terminal rodoviário, a praça ocupa a área de uma antiga pedreira. O projeto para a criação da praça surgiu em 1999, durante a administração do então prefeito Vitor Hugo Burko, e foi implementado no início dos anos 2000. Inicialmente, o nome seria Praça da Bíblia, mas após discussões, o nome Praça da Fé foi escolhido por sua aceitação geral. A localização atual foi escolhida devido à melhor acústica proporcionada pelo local.

A praça passou por uma revitalização em 2021, mas a recente proposta da vereadora Prof.ª Bia busca abordar problemas remanescentes e aprimorar ainda mais o espaço, transformando-o em um ponto de encontro e lazer revitalizado e seguro para toda a comunidade.

Leia Também