Search
Close this search box.

Vereadora Professora Terezinha propõe doação do Poder Legislativo para ajudar vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

As enchentes, descritas como a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, já causaram a morte de pelo menos 147 pessoas e afetaram mais de 2,1 milhões de habitantes

Foto: Divulgação/Dircom Câmara Municipal

15/05/2024 – 10:09:07

Redação

Na sessão desta terça-feira (14) na Câmara Municipal, a vereadora Professora Terezinha (PT) sugeriu que o Poder Legislativo de Guarapuava faça uma doação simbólica de recursos para ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

“Eu gostaria de trazer uma sugestão para nós, como Poder Legislativo de Guarapuava, [para fazer uma doação de recursos] tendo em vista tudo que está ocorrendo no Rio Grande do Sul. Mesmo que não tenhamos parentes lá, muitas pessoas têm conhecidos, amigos, ou mesmo que não tivesse, o horror que está sendo os alagamentos que ocorrem lá não tem como não mexer com a nossa humanidade”, declarou a vereadora Terezinha, ressaltando a necessidade do gesto de solidariedade.

As enchentes, descritas como a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, já causaram a morte de pelo menos 147 pessoas e afetaram mais de 2,1 milhões de habitantes. Mais de 400 municípios gaúchos enfrentaram chuvas intensas e contínuas, que resultaram em bairros inteiros submersos. No último boletim divulgado pela Defesa Civil, foram registrados 145 mortos e 132 desaparecidos, além de mais de 81 mil pessoas abrigadas em todo o Estado.

“A gente poderia escolher um município e, dentro dos recursos da Câmara, daquilo que não venha prejudicar outros projetos, pensar em um valor. Nem que seja como um gesto simbólico, mas que a gente pudesse fazer um encaminhamento de uma doação de recursos”, sugeriu a vereadora.

Professora Terezinha também enfatizou a necessidade de atenção especial às populações vulneráveis. “Ontem eu ainda vi um apelo muito grande nesse sentido, porque se fala bastante das crianças, das mulheres, mas tem muitas pessoas idosas que precisam de cuidados especiais e que, às vezes, por conta de nós vivermos num país que não tem a tradição da política pública para as pessoas idosas, acabam ficando com menos atendimento do que necessitariam”, disse a vereadora.

A sugestão foi bem recebida pelo presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes (MDB), que destacou a pertinência da proposta. “É importante que o Poder Legislativo, como um todo, possa também estar desempenhando e fazendo um movimento de solidariedade ao que está acontecendo com os nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Vamos discutir juntos e vamos encontrar uma forma de estar ajudando. É muito pertinente a sua sugestão”, disse o vereador.

A Câmara de Vereadores de Guarapuava deve agora discutir a melhor forma de implementar essa proposta e contribuir para amenizar o sofrimento das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Leia Também