OPINIÃO

A disruptura política está cobrando um preço alto

Foto: Freepik

21/05/2021 – 12:57:31

Prof. Serjão

Aquele discurso que parecia tão inovador, aos poucos foi perdendo o fôlego, ao pregar uma “nova cultura apolítica”, Jair encontrou milhões de asseclas pelo país adentro, porém o jeitão matungo, a oratória sofrível, a falta de traquejo e a insensibilidade, aos poucos foram deixando um vácuo sem precedentes na história do Brasil.

Inicialmente, outros tantos milhões de brasileiros acreditaram que, ao negar a essência do processo democrático, que é a própria democracia, estaríamos inaugurando um novo limiar de prosperidade, crescimento econômico e liberdade.

Mal sabiam eles que, na verdade, o mamulengo, era apenas aquele “louco”, capaz de falar ao vento, tudo aquilo que os exploradores, há algumas décadas, tinham vontade, porém, lhes faltava coragem.

Outro fator determinante, é o de saber lidar com a administração pública e suas peculiaridades. Não é uma coisa simples. É complexa, estruturada e alicerçada sobre o estado democrático de direito. Não se fecha a corte suprema com um jipe e dois soldados, isso é bravata barata. (me perdoem o pobre trocadilho)

Há que se ter astúcia, capacidade de diálogo e de articulação, as forças vivas da sociedade são pujantes, enrijecidas e dinâmicas, embora nos pareça contraditório.

A desregulamentação, em tantas áreas, especialmente a ambiental e econômica, mas também a social e política, tornou o país caótico e ácido, gerou uma polarização tóxica, transformou os campos ideológicos em torcida de futebol, “nós contra eles”, enquanto isso, milhões de brasileiros padecem de fome, sem emprego e sem vacina.

É preciso mais, ir além, sair da inércia, e construir um caminho que nos agregue, de mão dadas, respeitando as diferenças, mas caminhando juntos, na mesma direção.


LEIA TAMBÉM

O caminho da reconstrução – Um alerta urgente

24/09/2021 – 19:03:39 Alexsander Menezes Há alguns anos tive a oportunidade de ler a obra Alemanha 1945 – do autor...

Paraná não cobrará R$ 17 bi em impostos em 2022

Assista esta coluna 23/09/2021 – 14:44:36 João Nieckars Veja lá algo bem interessante de que eu tenho certeza que muitos...

Teatro canhestro e a estratégia de protagonismo internacional de Bolsonaro

22/09/2021 – 17:12:33 Alexsander Menezes A sucessão de acontecimentos vexaminosos que marcaram a participação da...

Vendo o bonde passar…

Assista esta coluna 16/09/2021 – 14:11:07 João Nieckars Já ouviu muito essa expressão, não é? Pois então, para...