OPINIÃO

Mais uma da Câmara

Assista esta coluna

18/11/2021 – 15:26:00

João Nieckars

Dia 16 (terça) foi votado, na Câmara, o Plano Plurianual – PPA de Guarapuava. Eu sei, você sabe, todos nós sabemos que coisa boa é difícil ter saído, considerando que estamos falando da Câmara de Vereadores de Guarapuava onde a maioria dos membros não tem uma boa noção sobre gestão e finanças pública e também uma boa vontade questionável, né?

O importante é ter informação sobre como as coisas estão funcionando na nossa cidade porque eu ainda tenho esperança de que, se os erros, as más decisões, a ignorância, o oportunismo e o fisiologismo de alguns políticos forem levados a público, quem sabe a gente consiga fazer a população entender que está mais do que na hora de reciclar alguns dos nossos vereadores.

Então vamos lá: PPA. É a lei que define as prioridades do município para os quatro anos seguintes. Nele consta o planejamento para as políticas sociais e das grandes obras públicas, ou seja, ele diz onde a Prefeitura deve gastar os recursos mais importantes para garantir o bem-estar da população nas mais diversas áreas.

Nessa PPA que foi aprovada na Câmara nós temos algumas curiosidades, por exemplo, para a Secretaria de Habitação promover planejamento urbano, regularização fundiária e, especialmente, construir casas populares, foram previstos 11 milhões para serem investidos em quatro anos, ou seja, 2,75 milhões por ano. Já para a Secretaria de Comunicação Social, que faz o marketing da prefeitura, foram previstos 10 milhões, ou seja, 2,5 milhões pagar gastar em cada um dos quatro anos.

De novo, pra você sofrer comigo e entender como a maioria dos nossos vereadores e o prefeito agem, quais são as prioridades dessa gente: 11 milhões para gastar com moradia popular para os pobres. 10 milhões para propaganda. Tem algo errado, né?

Numa tentativa de melhorar um pouco o PPA, três vereadoras apresentaram 17 emendas: a queridíssima e competente Cris Wainer, a Profª Terezinha e a minha grande amiga, orgulho dos eleitores, a Profª Bia. Vejam só, apenas essas três vereadoras estudaram o projeto do PPA que o prefeito enviou, trabalharam e produziram 17 emendas para melhorar a aplicação dos recursos. Os outros 17 vereadores da casa não apresentaram uma emendinha sequer – deveriam estar ocupados escolhendo nome de ruas e pensando em quem será o próximo cidadão honorário. Enfim…

Dentre essas 17 propostas tínhamos, por exemplo:

1- A criação do Programa Morar Bem Guarapuava para construção e distribuição de casas para famílias que residem em áreas de ocupações irregulares no município.

2- A criação do Projeto EcoCidadão para adquirir e distribuir carrinhos elétricos para os Operadores Ecológicos que trabalham na coleta de materiais recicláveis.

3- A criação do Projeto Ciclovia+ para revitalizar e ampliar 20 km as ciclovias em Guarapuava.

4- Uma outra emenda pretendia garantir o reajuste anual do salário dos servidores públicos municipais para fins de recomposição das perdas decorrentes da inflação.

5- Tinha emenda para destinar recursos para construção de quadras de esportes cobertas em escolas municipais.

6- Emenda para custear o resgate e tratamento dos animais em situação de rua e não deixar eles morrendo ou sendo sacrificados no canil municipal.

7- E tinha até emenda para destinar recursos para a Regularização Fundiária Urbana das áreas de ocupação.

Todas essas propostas e outras dez foram apresentadas pelas três vereadoras que eu mencionei e foram para votação na ter (16). Adivinha? Nenhuma passou! Nada. Zero. Os mesmos 17 vereadores que não apresentaram nenhuma emenda, rejeitaram todas as apresentadas pelas três vereadoras – e veja você que todas essas emendas eram extremamente importantes e tocavam em problemas que precisam ser resolvidos na nossa cidade.

Bom, não é novidade que este grupo político que aí está a 60 anos não tem a menor intenção de trabalhar para que Guarapuava melhore. O que eles querem mesmo são carguinhos e poder, enquanto isso a população que se lasque. Tanto é assim que, é sempre bom lembrar, foi essa mesma gente que aprovou, dois anos atrás, a isenção de IPTU para a Cidade dos Lagos por 10 anos, lembra disso?

E agora, o que você aí, o que nós vamos fazer a respeito? Eu estou cansado dessa tropa que governa para os ricos a troco de favores políticos.


por:

João Nieckars

Advogado, economista e professor de direito empresarial

Ver mais colunas

LEIA TAMBÉM

Um novo ministro ou um primeiro pastor no STF?

Assista esta coluna 02/12/2021 – 15:12:15 João Nieckars Ontem o Senado aprovou o ingresso de André Mendonça no STF – a...

Por que nos apaixonamos e por que ficamos tão abobados?

29/11/2021 – 09:56:04 Luiz Felipe Uma resposta simples e direta: ninguém sabe porquê nos apaixonamos. A ciência nos dá...

Desigualdade social: vamos por isso em cifras

Assista esta coluna 25/11/2021 – 16:10:41 João Nieckars Eu já começo te dizendo que se você tem 10 milhões de reais,...

Interferência no ENEM, revisionismo, amor na bandeira e outras drogas

22/11/2021 – 07:44:45 Luiz Felipe Ontem (21) foi dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Pouco mais de...