Paraná

Assembleia aprova Dia e Semana Estadual de Conscientização sobre o TDAH

Proposta tem como objetivo informar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

A matéria assinada pelo deputado Luiz Carlos Martins (PP) quer alertar a sociedade e aos órgãos estaduais de Saúde sobre as consequências do transtorno. Foto: Orlando Kissner/Alep

Dircom Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou durante duas sessões ordinárias realizadas na última terça-feira (22) o projeto de lei nº 208/2019, que institui o Dia Estadual e a Semana Estadual de Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a ser realizado no dia 19 de setembro e na semana em que esse dia recair. A proposição é do deputado Luiz Carlos Martins (PP) e foi aprovada em primeira e segunda discussões. O objetivo da matéria é informar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce de TDAH, bem como traçar estratégias e possibilidades de tratamento.

De acordo com a justificativa, a proposta serve como alerta à sociedade e aos órgãos estaduais de Saúde sobre as consequências do transtorno, buscando propagar informações e conhecimento sobre o tema. O TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas que aparece na infância. Entre seus sintomas estão a desatenção, inquietude e impulsividade.

O projeto foi aprovado em duas discussões em razão da sessão ordinária desta quarta-feira (23) ter sido antecipada devido ao processo de interiorização da Assembleia, que ocorre nos dias 23 e 24 em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. Os deputados vão participar da Feira Paraná, realizada simultaneamente à 41ª edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi).

Outras discussões – O projeto de lei 726/2019, do Poder Executivo, que institui o Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo foi analisado em segunda discussão e recebeu emendas da Liderança do Governo, retornando à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). De acordo com a proposta, o programa vai ofertar aos estudantes secundaristas dos colégios estaduais formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras que ofereçam curso equivalente ao ensino médio no Brasil.

Os parlamentares aprovaram a redação final do projeto de lei 681/2017, do deputado Marcio Pacheco (PDT), que concede a isenção de tarifa no transporte coletivo intermunicipal aos autistas em tratamento fora do seu domicílio. Segundo o autor, o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é realizado através de acompanhamento de médico neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo, sendo que em muitos municípios do interior do Estado não possuem clínicas especializadas, obrigando assim pacientes a se deslocarem para centros maiores que possuem as especialidades.

Também foi aprovada a redação final do projeto de lei nº 379/2019, de autoria do deputado Galo (PODE). A proposta altera a lei nº 16.105, de 18 de maio de 2009, que institui a semana de orientação sobre a gravidez na adolescência. Ambas os textos seguem agora para sanção, ou veto, do Poder Executivo.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Eleições 2022: hoje (08) é o último dia para mesários recusarem nomeação

Brasil

Eleições 2022: hoje (08) é o último dia para mesários recusarem nomeação

08/08/2022 – 13:56:40 Com informações de TSE e revisão de redação Esta segunda-feira (08) é o último dia...

João Nieckars explica MP que garante empréstimo consignado com Auxílio Brasil

Guarapuava

João Nieckars explica MP que garante empréstimo consignado com Auxílio Brasil

08/08/2022 – 10:43:50 Redação Na última quinta-feira (04), foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) a...

Sete candidaturas presidenciais estão registradas no TSE

Brasil

Sete candidaturas presidenciais estão registradas no TSE

08/08/2022 – 07:35:03 Redação Falta pouco mais de uma semana para o início da campanha eleitoral de 2022 e,...

Jonilson Pires é substituído por Chayane Andrade no comando da Secretaria Municipal de Saúde

Guarapuava

Jonilson Pires é substituído por Chayane Andrade no comando da Secretaria Municipal de Saúde

08/08/2022 – 07:06:32 Redação Na última sexta-feira (05), o médico Jonilson Pires foi substituído pela...

Assembleia vota a redação final da proposta que cria a Bancada Feminina na Casa

Paraná

Assembleia vota a redação final da proposta que cria a Bancada Feminina na Casa

05/08/2022 – 17:59:47 Com informações de Dircom Alep e revisão de redação Os deputados votam na sessão...

Prefeituras farão cadastro para o auxílio taxista

Brasil

Prefeituras farão cadastro para o auxílio taxista

05/08/2022 – 14:09:00 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Tem início hoje (05) e vai...